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Land Rover Discovery: a lenda renasce com (muitas) melhorias

SUV de luxo muda visual, fica mais potente e ganha novos equipamentos com preços a partir de R$ 363.000

23/11/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Agora em sua quinta geração, o Land Rover Discovery mantém o porte avantajado, o luxo e a tecnologia a bordo e a aptidão para o fora de estrada, mas com um desenho mais moderno e elegante. As famosas linhas quadradas dessa lenda deram lugar a um estilo mais harmonioso como visto, por exemplo, no Evoque e no Discovery Sport. E além de perder o numeral 4 do nome - antes era batizado de Discovery 4 -, ele ficou mais potente e ganhou opções a gasolina. 

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São três versões disponíveis (SE, HSE e HSE Luxury), todas à venda com motorização a diesel e, sob encomenda, com propulsor a gasolina. Movido a diesel, o novo Discovery cobra entre R$ 363.000 e R$ 429.000, enquanto com gasolina varia entre R$ 358.000 e R$ 424.000. Há ainda a série especial de lançamento, a First Edition, vendida por R$ 465.000 a diesel - o modelo avaliado pelo iCarros - e R$ 460.000 a gasolina. Essa série teve apenas 55 unidades disponíveis no país, todas já vendidas. 

Motorização e desempenho

Avaliamos o Discovery com motor 3.0 V6 turbodiesel, que é capaz de render 258 cv de potência e 61,1 kgfm de torque - na geração anterior eram 256 cv. O torque máximo entregue a partir de 1.750 rpm dá agilidade ao grande SUV de 2.230 kg, lembrando que ele está até 480 kg mais leve que seu antecessor. E o formato mais arredondado reduziu o coeficiente aerodinâmico de 0,40 para 0,33. 

O Discovery é grande e pesado, então leva alguns segundos para sair da imobilidade. Mas ele logo deslancha. Se você pisar fundo no acelerador pode até ser jogado contra o banco. O torque desde baixos giros entrega respostas muito boas em qualquer situação e mesmo com a carro carregado você não terá dificuldade em uma retomada de velocidade, por exemplo. Não é um esportivo, mas tem desempenho digno de elogios guardadas as devidas proporções. 

Veja a ficha técnica completa

Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, sendo 1,2 segundo mais rápido que o modelo anterior. Para comparar, um VW Golf 1.4 TSI turbo automático cumpre a mesma aceleração em 8,6 segundos (etanol). A velocidade máxima do SUV é de 209 km/h. O consumo segundo o Inmetro é de 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, a média em uso urbano ficou em 6,9 km/l com trânsito.

E se você não prestar atenção, talvez nem perceba que se trata de um carro a diesel, tamanho o silêncio a bordo. O câmbio segue automático de oito marchas, com funcionamento extremamente suave e opções de trocas manuais nas borboletas atrás do volante. A tração, claro, é integral. 

E o Discovery agora passa a contar com o sistema Terrain Response 2, que otimiza os parâmetros de motor, transmissão, diferencial central e chassi conforme as exigências do terreno. Os modos de condução são: geral, areia, grama/cascalho/neve, lama e subida de rochas. Há ainda o novo modo Auto, que monitora as condições e seleciona automaticamente o modo de condução adequado. 

O único problema é estacionar o Discovery. Ele não esterça muito e pode ser difícil achar um vaga em que caibam seus 2,07 metros de largura, medida com os retrovisores rebatidos. Se entrar na vaga, você ainda precisará de espaço para abrir a porta e sair do carro. Em um supermercado no horário de pico, foi preciso paciência até encontrar uma vaga com tais características. 

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Capacidade off-road

É difícil ver um Land Rover na trilha, mas se o dono quiser fazer uso na terra do seu novo Discovery, não ficará desapontado. Além do sistema Terrain Response, ele possui suspensão a ar com três níveis (altura de acesso, altura normal e altura off-road) e capacidade de travesia de áreas alagadas com até 90 cm. 

E você consegue acompanhar cada centrímetro do percurso com as câmeras ao redor do veículo para não raspar em nenhuma pedra, além de ver em tempo real na tela da central multimídia a inclinação da carroceria e se está passando do limite de submersão. A central ainda traz todas as informações de dimensões e ângulos, com fácil acesso ao toque de alguns comandos na tela. 

Acabamento e espaço interno

Dentro do Discovery você se sente em casa. Ele é aconchegante, com ótimos materiais no acabamento - vamos lembrar que é um carro de mais de R$ 360 mil - e capacidade para levar sete adultos. Sim, adultos. O espaço na terceira fileira não é grande, mas como a segunda fileira possui trilhos dá para todo mundo se ajeitar. Mas o Discovery vem de fábrica com cinco lugares: a fileira extra é oferecida como opcional, exceto na série especial First Edition. 

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Nas medidas, o grandalhão tem 4,97 m de comprimento, 2 m de largura, 1,88 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 258 litros com as três fileiras de banco na posição normal ou 1.137 litros com a terceira fileira rebatida. E se rebater as duas fileiras traseiras, o bagageiro chega a 2.406 litros. O rebatimento, aliás, merece uma explicação à parte. Você pode fazer isso usando botões no próprio porta-malas, na porta traseira ou mesmo pela tela da central multimídia. Basta um comando e todos os bancos são rebatidos. E com mais um toque ele voltam à posição normal. 

Dentro do Discovery, você pode passar horas explorando todos os botões na cabine ou todas as funcionalidades do sistema de entretenimento. O console central reúne, por exemplo, comandos para: controle de descida, Start/Stop, controle de estabilidade, limitador de velocidade e regulagem de altura da suspensão. 

Há ainda um grande porta-objeto refrigerado (que funciona como geladeira com botão para ligar e desligar e que gela muito bem) abaixo do apoio de braço entre os bancos dianteiros e outro porta-objeto escondido abaixo dos porta-copos. Quer mais? São ao todo nove entradas USB e seis pontos de carga 12V espalhadas pelo interior do Discovery. Os bancos dianteiros contam ainda com aquecimento e ventilação, controlados pela tela central ou pelos botões do ar-condicionado - que tem três zonas de tempertatura com comandos no banco traseiro. Até o volante possui aquecimento.

Compare com os rivais

Equipamentos de série

A série First Edition avaliada vem com teto solar panorâmico, rodas de liga leve de 21 polegadas, faróis de LED, ar-condicionado com três zonas de temperatura, controlador de velocidade, controle de tração e de estabilidade, limitador e controlador de velocidade em descida, sistema de som de alta qualidade Meridian, sistema de câmeras com visão 360º, volante multifuncional com ajustes elétricos e aquecimento, freio de estacionamento elétrico, chave presencial, direção elétrica, assistente de partida em rampa, suspensão a ar eletrônica, sistema Terrain Response 2, banco do motorista com regulagem elétrica e memória, sistema de rebatimento inteligente dos bancos, isofix, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de manutenção de faixa, assistente de estacionamento, alerta de ponto cego, Start/Stop e multimídia com tela sensível ao toque, TV digital e GPS integrado.

Na First Edition, são opcionais as barras longitudinais (R$ 1.200). As cores de carroceria disponíveis são preto, laranja e prata, todas metálicas.

Como a série limitada não está mais disponível, para ter o mesmo pacote, quem levar a HSE Luxury - a versão topo de linha - terá que arcar a mais nos opcionais: ar-condicionado de quatro zonas (R$ 1.800), sistema InControl Apps (R$ 1.600), três opções de rodas 21" (entre R$ 7.200 e R$ 9.600), volante com aquecimento (R$ 1.000), sensor de estacionamento 360° (R$ 1.100), tomada 12V na segunda fileira (R$ 700), diferencial ativo eletrônico (R$ 5.000), Terrain Response 2 (R$ 800), faróis de LED adaptativos (R$ 1.800), rodas de 22" (entre R$ 12.000 e R$ 14.400), 7 assentos (R$ 6.600), segunda fileira com reclinamento elétrico (R$ 3.500), terceira fileira com ajuste elétrico (R$ 1.500), bancos dianteiros e traseiros (2ª fileira) climatizados (R$ 4.600), Controle de Cruzeiro Adaptativo (R$ 5.000), Park Assist com câmeras 360° (R$ 3.100), sistema de entretenimento traseiro com telas de 8" (R$ 8.300), tela de 10,2" Dual View (R$ 3.300) e head up display com para-brisa com atenuação solar (R$ 5.400), entre outros.

Conclusão

Se você pode arcar com o custo de um Discovery, não irá se arrepender. Se tem uma família grande, gosta de curtir ao ar livre no final de semana, prefere carros tecnológicos e com itens de segurança... A lista de perfis de clientes do SUV é grande. Ele cobra caro, mas oferece muito em troca.

 

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