entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Peugeot 3008 Griffe Pack: o que faltava

SUV da marca une beleza, conforto e, nessa versão, a última palavra em tecnologia de segurança ativa e passiva

30/04/2018 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Unindo beleza e conforto, o Peugeot 3008 foi tão bem em seus primeiros meses que sofreu até com fila de espera. No entanto, apesar de trazer uma extensa lista de equipamentos de série, o SUV não trazia o estado da arte em equipamentos de segurança, principalmente. Foi pra resolver essa questão que a marca introduziu a nova configuração Griffe Pack, que custa R$ 154.990.

Leia mais:
Em números: Peugeot 3008 ou Chevrolet Equinox
Gostou do 3008? Veja ofertas perto de você
Precisa parcelar? Simule aqui o valor da mensalidade

 O que ele tem?

Antes de falar dos equipamentos específicos da versão Griffe Pack, segue o que o 3008 já tinha: ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, direção elétrica progressiva, rodas de liga leve de 19 polegadas, compartimento refrigerado no console central, trio elétrico, partida por botão, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, volante e bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, massagem e aquecimento (e memória para o motorista), quadro de instrumentos digital e volante com regulagem de altura e profundidade.

A central multimídia possui tela de 8" sensível ao toque com espelhamento via Mirror Link, Android Auto e Apple CarPlay, comandos no volante, Bluetooth, streaming de áudio e entrada USB. No entanto, não há navegação por GPS nativo ao sistema. Há a possibilidade de usar o carregamento de smartphones via indução, mas você precisa de um aparelho compatível com essa tecnologia.

Entre os itens de segurança, há seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade, Isofix, assistente de partida em rampa, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático, faróis com lâmpadas de LED, luzes diurnas de LED, faróis de neblina de LED com função Cornering Light (ilumina curvas) e retrovisores com função Tilt Down e rebatimento automático.

Entre os equipamentos acrescentados na versão Griffe Pack estão sistema de frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego com sistema ativo que evita a mudança de faixa se houver um veículo ao lado, controlador de velocidade adaptativo (acelera e freia mantendo a distância programada do veículo à frente), leitor de placas de trânsito, alerta de faixa de rodagem com sistema ativo de correção automático, detector de fadiga (o 3008 já tinha um alerta após duas horas rodando, mas agora lê os movimentos do volante para sugerir ao motorista que faça uma pausa) e assistente de farol alto.

Ficha técnica

O Peugeot 3008 é oferecido em todas as versões com o 1.6 THP turbo a gasolina de modelos como Citroën C4 Picasso, com a qual também compartilha a plataforma EMP2. O propulsor é capaz de gerar 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. A tração é sempre dianteira e a única opção de câmbio é automático de seis marchas com opção de trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante.

Pesando 1.567 kg, o 3008 tem consumo declarado pelo Inmetro de 9,4 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada, melhores que os 8,3 km/l (cidade) e 11,1 km/l (estrada) da geração anterior. As medidas são 4,44 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,62 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 520 litros de bagagens.

Como anda?

“Inimigos” para o Peugeot 3008 não faltam. A trinca alemã formada por Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA são os primeiros a aparecer na mente. Mas também podemos lembrar de modelos como o Hyundai New Tucson, que tem uma faixa de preços similar. Na versão Griffe Pack, o 3008 literalmente não deve nada para ninguém graças ao acréscimo das tecnologias de assistência à condução mais recentes.

Um dos itens mais útil, principalmente para que se vê cercado por radares de velocidade, é o leitor de placas de velocidade. Funciona bem e consegue ler até placas mais antigas e de diferentes padrões. Mas fica uma dica: em placas onde aparecem duas velocidades diferentes (por exemplo: 60 km/h para veículos leves e 50 km/h para veículos pesados), o leitor tende a se guiar pelo menor valor. O assistente de mudança de faixa, por outro lado, pede faixas bem visíveis para operar corretamente. E nós, brasileiros, sabemos que isso não ocorre com frequência.

No demais, o 3008 Griffe Pack puxa todas as boas características da versão de “entrada”. O que mais salta aos olhos é o visual, ainda mais na chamativa cor “Metallic Copper”. Por dentro, pouco na cabine pode ser chamado de convencional, talvez os puxadores de porta. O painel de instrumentos totalmente digital não é exatamente novidade, mas em conjunto com a posição alta da peça e o volante pequeno, oferece uma experiência nova ao volante.

Em termos de conforto, o carro pode até parecer um pouco firme em um primeiro contato, principalmente em asfalto irregular. Mas basta uma via expressa, estrada ou qualquer velocidade maior com via mais bem cuidada para ver que o SUV vira um sofá para os ocupantes. Com a massagem para os bancos dianteiros, o baixo ruído interno e a suspensão que absorve as ondulações sem trancos, parece mesmo que estamos andando em uma sala de estar móvel.

Mas não confunda isso com um carro ruim de curva. A direção elétrica responde rápido aos comandos e, em conjunto com o volante de pequeno raio, parece mais comportamento de hatch do que de SUV. Há sim um rolamento perceptível na carroceria, mas nada que afete a percepção de segurança.

O motor THP já tem bastante experiência em nosso mercado e continua entregando respostas prontamente com pouca hesitação, mesmo no 3008 e seus mais de 1.500 kg de peso. O câmbio automático pode ter “apenas” seis marchas, mas consegue manter 120 km/h a cerca de 2.000 rpm e não transparecer as mudanças de marcha.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.