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S60 x Azera: a briga dos sedãs não-germânicos

Fugir dos sedãs de origem alemã no segmento premium não é impossível. Entre Volvo S60 e Hyundai Azera, qual é o melhor?

26/10/2015 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Gabriel Aguiar e Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Na hora de escolher um sedã premium, as alternativas parecem óbvias, pois normalmente pairam sobre as opções germânicas: Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Porém, dá para pensar fora dessa “caixinha”, considerando modelos como o Volvo S60 e o Hyundai Azera. Com preços similares, os modelos atacam a fatia alemã desse mercado com propostas bem diferentes.

Volvo S60 Momentum: segurança, conforto e sobriedade

A versão intermediária do sedã da Volvo (R$ 149.950) traz de série itens como direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro com regulagem elétrica para os bancos dianteiros e memória para o motorista, tela central multimídia com navegação por GPS, faróis de xenônio, teto solar elétrico, rodas aro 18, painel de instrumentos digital personalizável, seis airbags, sistema start/stop, controles de tração e estabilidade e o conhecido City Safety, que tem capacidade para frear completamente o carro independentemente do motorista na eminência de um acidente em baixas velocidades. O carro das fotos é da versão de entrada Kinectic (R$ 136.950) e perde o teto solar, o painel digital e o ajuste elétrico para o banco do passageiro. As rodas da configuração mais em conta são aro 17.

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Nas medidas, o S60 tem 4,6 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,5 m altura e 2,8 m de entre-eixos, enquanto o bagageiro acomoda até 380 litros de malas. Na versão Momentum, o peso é 1.664 kg. Dados da Volvo indicam que o S60 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos com velocidade máxima de 230 km/h. O consumo declarado é de 7 km/l em uso urbano e 9,7 km/l em uso rodoviário. 

O que proporciona tais dados de desempenho é o motor 2.0 turbo a gasolina do S60, que é capaz de gerar 245 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Levando a força para as rodas dianteiras está uma transmissão automática de oito velocidades. Além de números, o Volvo traz também substância. Seu visual é sóbrio, elegante e de proporções bem pensadas. A frente mais longa, com a carroceria larga, caimento suave de teto e traseira curta são dignas de ser batizado como Fastback, mais que em carros que possuem a alcunha no nome.

Por dentro, o tema se segue. Nada de extravagâncias, mas materiais nobres e macios ao toque recobrem as superfícies e não há falhas aparentes de montagem. O visual já não é novo, mas também não desagrada, pois todos os comandos estão dispostos de maneira intuitiva. O espaço interno é grande para quem vai na frente, mas sem muita sobra para quem for atrás, principalmente um terceiro passageiro.

Dirigindo apenas em regime urbano, quase sempre com o ar-condicionado ligado, o iCarros obteve um consumo médio de 8 km/l usando o modo de condução ECO, que prioriza a economia e faz o sistema start/stop funcionar com mais intensidade (o carro se desliga automaticamente já a partir de 5 km/h), mas basta afundar o pé com mais vontade no acelerador para ver o turbo entrando em ação. Arrancadas fortes e fôlego até as rotações mais elevadas são os traços mais marcantes do motor.

A transmissão é de oito velocidades, mas se tivessem dito seis, sete ou quinze marchas não seria possível sentir a diferença. A caixa opera suavemente nas trocas e sua presença mal é sentida em uso cotidiano. Use o modo Sport e elas se tornam mais agressivas, mas apenas se o motorista quiser.

Dinamicamente, o S60 se resume numa palavra: solidez. O carro passa por buracos em velocidade se estressar quem está dentro ao mesmo tempo em que muda de direção de forma rápida e com pouco rolamento de carroceria. Mesmo em valetas ou lombadas não é possível perceber nenhum indício de torção na carroceria.

Hyundai Azera: grande e exuberante

Importado em versão única pelo Grupo CAOA (R$ 167.990), o Hyundai Azera praticamente empata em equipamentos de série. Perde no número de sistemas de segurança, por usar direção hidráulica (não elétrica) e por não ter acionamento de um toque para os vidros traseiros. Mas ganha por trazer um estepe integral (aro 18 de liga leve como o restante do carro, enquanto o S60 nem estepe tem), um teto solar elétrico maior e aquecedores para os bancos dianteiros e volante.

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Nas medidas, o Azera tem 4,9 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,5 m de altura e 2,8 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas pode acomodar até 461 litros de bagagens. O peso do sedã da Hyundai é 1.581 kg. Os dados da marca dão conta de que o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos com máxima de 238 km/h. O consumo declarado é de 8,2 km/l em uso urbano e 10,7 km/l em rodoviário. Numa utilização mista entre cidade e estrada, o iCarros obteve 6,5 km/l de acordo com o computador de bordo do carro.

O visual do sedã da Hyundai é mais extravagante: não tenta disfarçar as proporções do carro e usa e abusa de linhas angulosas, o que resulta num veículo que chama a atenção por onde passa. Por dentro, a mesma filosofia. O painel salta aos olhos e transborda os sentidos com uma miríade de botões, luzes e sons. O DNA Hyundai se faz presente e o volante e a disposição dos comandos se assemelham aos usados em outros carros menores da marca. A central multimídia, porém, parece datada e mescla comandos por botão e por toque, o que exige tempo para se acostumar. No entanto, com mais espaço no porta-malas e um banco traseiro que acomoda três adultos sem dificuldades, é a escolha certa para quem vai levar (muita) companhia.

A performance é obtida por meio de um motor 3.0 V6 a gasolina aspirado capaz de entregar 250 cv e 28,9 kgfm. Também dotado de tração apenas dianteira, o Azera conta com um câmbio automático de seis velocidades. Apesar do grande motor V6, o Azera exige tempo para acelerar e responde melhor após as 3.000 rpm. Já o câmbio opera bem em uso cotidiano, mas ao se exigir mais do acelerador, demora a fazer reduções e as passagens de marcha se tornam bem perceptíveis.

Num primeiro contato, o carro parece confortável, mas basta pegar um trecho de asfalto irregular para notar que a suspensão ainda deixa pequenos solavancos chegarem aos ocupantes. Apesar de não ser tão grande, o Azera exige mais cuidado nas manobras, dadas as linhas angulosas que podem passar despercebidas num golpe de vista mais rápido. Numa tocada mais forte, o carro passa segurança, mas não disfarça seu tamanho e peso, exigindo mais força nas frenagens.

Escolha de Thiago Moreno - Enquanto a Volvo optou por solidez e segurança, fica claro que a Hyundai foi com tudo para atender os que preferem um carro que chama a atenção por onde passa, tem mais espaço e equipamentos de conveniência. Porém, o conjunto mecânico do Azera fica para trás do S60, que utiliza turbo e consegue ser mais rápido e econômico que o rival. O Volvo fica devendo apenas em espaço traseiro e bagageiro.

Porém, olhando a diferença de preço e performance entre os dois, um pequeno sacrifício dos caronas é mais que recomendado. Com meu dinheiro pelo menos não pensaria duas vezes antes de chamar o Volvo S60 de meu. Não só isso, o sedã escandinavo se põe como concorrente forte ao senso comum germânico nesse segmento.
 

 

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