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Siena e Prisma se reencontram, mais baratos

Disponível com motor de 1,0l, sedã da Chevrolet pede revanche contra o rival da Fiat, que também tem versão mais barata

11/11/2009 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Em julho do ano passado, o iCarros confrontou o Fiat Siena e o Chevrolet Prisma equipados com motor de 1,4 litro, com vitória para a Fiat. De lá para cá, houve algumas mudanças nas linhas dos dois modelos e, na primeira quinzena de março deste ano, o sedã da Chevrolet passou a ser vendido também com propulsor de 1,0 litro para ser a opção mais barata disponível na oferta do sedã. A resposta da Fiat não tardou. Pouco mais de 10 dias depois, veio a configuração EL do Siena. A mais em conta, no entanto, continua sendo a Fire, com carroceria antiga.

Chegou a hora, então, do pedido de revanche da Chevrolet. O Prisma VHCE custa R$ 28.570 e o Fiat parte de R$ 30.570. De fábrica, os dois vêm com itens básicos, como desembaçador do vidro traseiro, preparação para som e painel com conta-giros. O Siena traz a mais a direção hidráulica. Para quem deseja levar a direção hidráulica de série no Prisma, é preciso escolher a versão Maxx do sedã da GM, que custa R$ 29.954.

Tomando como base a lista de opcionais, o Siena sai na frente: o cliente pode adquirir airbag duplo, freios ABS, vidros elétricos traseiros, ar-condicionado, som com entrada USB e rodas de liga-leve de 14 polegadas. Completo, o Fiat salta para R$ 40.322. O Prisma pode receber vidros elétricos só nas portas da frente, alarme e ar-condicionado. Fica em R$ 34.642. Uma falha grave da GM é não oferecer equipamentos de segurança como os airbags e freios ABS. As rodas de aço são de 14 polegadas de série (contra as de 13 do Siena), mas as de liga leve só podem ser adquiridas como acessório nas concessionárias.

Nos motores, números e comportamentos semelhantes

No confronto entre os modelos com motor 1.4, o Prisma levou vantagem com seu bloco de até 97 cv contra os 86 cv do Siena. Com bloco 1.0, os números estão mais próximos: o Chevrolet entrega 77 cv de potência com gasolina e 78 cv com álcool a 6.400 rpm. O Siena fica ligeiramente abaixo com 73 cv (g) e 75 cv (a) aos 6.200 rpm. O torque máximo conta vantagem para o sedã da Fiat: o placar ficou em 9,5 kgfm (g) e 9,9 kgfm (a) a 4.500 rpm para o Siena e 9,5 kgfm (g) e 9,7 kgfm (a) a 5.200 giros para o Prisma .

Os números das montadoras indicam que o Siena pode chegar a 157 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 16,1 segundos. Já o Prisma, alcança os 164 km/h e vai de parado aos 100 km/h em 14,3 segundos. As medições foram feitas com álcool no tanque. Quanto ao consumo, a Fiat promete que o Siena faz 14,1 km/l com gasolina e 9,9 kml com álcool na cidade. Em trecho rodoviário, fica em 18,6 km/ (g) e 13,8 km/l (a). O Prisma em circuito urbano faz 13,7 km/l (g) e 9,2 km/l (a). Em estradas chega a 17,5 km/l (g) e 12,2 km/l (a).
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