entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dez irmãos quase gêmeos dos carros vendidos no Brasil

Às vezes filhos de outra mãe, às vezes apenas uma reinterpretação dentro de casa

05/06/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Chevrolet S10, Honda HR-V e Volkswagen Polo são modelos globais, mas isso não impede que eles recebam versões alternativas ao redor do mundo. Além de variantes dentro da mesma marca, alguns modelos podem receber também uma reinterpretação da fórmula dentro de outro membro do grupo.

Leia mais:
Toyota, Mercedes e BMW são as marcas mais valiosas do mundo
Dez carros que ficaram irreconhecíveis nas novas gerações
Quais são os carros híbridos e elétricos vendidos no Brasil?

Pensando nisso, reunimos dez carros vendidos no Brasil que possuem irmãos quase gêmeos dentro das próprias marcas ou dentro de fabricantes do mesmo grupo.

Peugeot 3008 / Opel Grandland X / Citroën C5 Aircross

O compartilhamento de modelos entre Peugeot e Citroën é bastante comum e agora a Opel também entrou na conta. Baseados na plataforma EMP2, os SUVs médios 3008, Grandland X e C5 Aircross são muito mais interligados do que o visual único de cada um deles tenta esconder.

Mitsubishi L200 Triton Sport / Fiat Fullback / RAM 1200

Quando a Fiat viu que havia espaço para uma picape média em seu portfólio, a marca não desenvolveu um modelo maior que a Toro ou aproveitou do know-how da RAM. Ela preferiu apelar para a Mitsubishi e lançou a Fullback, a L200 Triton Sport rebatizada e com novo nome. Sobrou até para a RAM que lançou a 1200 como uma substituta da Dakota em alguns mercados.

Nissan Frontier / Renault Alaskan / Mercedes-Benz Classe X

Caso mais recente e emblemático de modelos gêmeos nasceu com a Nissan Frontier. A japonesa deu origem à primeira picape média da Renault e também ao primeiro modelo de luxo da categoria sob escudo da Mercedes-Benz. Alaskan e Frontier tem praticamente o mesmo interior e traseira, enquanto a Classe X esconde ao máximo sua origem Nissan.

Chevrolet S10 / Chevrolet Colorado / GMC Canyon / Isuzu D-MAX

Desenvolvida em parceria com a Isuzu, a atual geração da Chevrolet S10 ganhou uma irmã de outra mãe logo no lançamento. Além da parente Isuzu, a S10 também deu origem às norte-americanas Colorado e GMC Canyon. A dupla é maior que a S10 atual e tem estilo mais próximo das picapes grandes.

Renault Captur (Brasil) e Renault Kaptur / Renault Captur (Europa)

Apesar do mesmo nome e do visual praticamente idêntico, o Captur (Kaptur na Rússia) brasileiro e o europeu são totalmente diferentes na essência. O modelo nacional usa plataforma de Duster, enquanto da Europa usa a base do Clio IV. Além disso, o nosso Captur é 20 cm mais comprido, 5 cm mais alto, 4 cm mais largo e tem 4,2 cm a mais de altura em relação ao solo.

Honda HR-V / Honda XR-V / Acura CD-X

Além de ser chamado de Vezel, o Honda HR-V tem dois irmãos: o SUV chinês XR-V e o luxuoso Acura CD-X. O XR-V é uma variante mais esportiva, com entradas de ar generosas nos para-choques e lanternas traseiras interligadas. Já o CD-X é a versão de luxo do HR-V produzida pela Acura. O SUV tem estilo próprio e esconde totalmente suas origens.

Renault Kwid / Datsun Redi-GO

A Datsun está para a Nissan assim como a Renault para a Dacia. Marca de baixo custo feita para a Índia, a Datsun partiu da base do Kwid para criar o Redi GO. Enquanto o Renault aposta em um visual de SUV e soluções para não parecer barato, o Redi GO é um típico carro indiano barato: monovolume, cheio de plásticos claros de qualidade duvidosa e franciscano ao extramo.

Volkswagen Polo / Seat Ibiza

Desde que o Seat Ibiza foi lançado, ele é intimamente ligado ao Volkswagen Polo e na atual geração não é diferente. O Ibiza foi lançado primeiro e foi o responsável por inaugurar a plataforma MQB-A0 usada hoje no Polo. Em relação ao seu irmão da Volks, o Seat tem visual mais esportivo e interior um pouco mais refinado que o padrão do Polo nacional.

Renault Sandero / Lada XRay

Assim como o Sandero deu origem a um SUV na Renault (Duster), ele também criou o primeiro utilitário esportivo moderno da Lada. Chamado de XRay, o SUV russo tem carroceria volumosa e alta. Contudo, diferentemente da maioria dos modelos da categoria, não aposta em plásticos pretos pela carroceria, o que lhe confere um ar de hatch bombado.

Volkswagen up! / Skoda Citigo / Seat Mii

Para baixar os custos do desenvolvimento de uma plataforma totalmente nova para um subcompacto, a Volkswagen reuniu as parceiras Skoda e Seat para desenvolver o trio up!, Citigo e Mii. Dentre eles, apenas o up! europeu tem versão esportiva (GTI) e aventureira (Cross), tampa traseira de vidro, painel pintado na cor da carroceria e vidro traseiro triangular na versão de duas portas. O up! brasileiro aproveitou do Citigo e do Mii a tampa traseira de ferro e o recorte mais barato da segunda janela.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.