entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

SP autoriza transferência de veículo com IPVA em aberto

Decreto altera regra que exigia a quitação integral do imposto para que o veículo pudesse ser transferido legalmente

19/01/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O Governo do Estado de São Paulo, por meio de um novo decreto, passou a autorizar a transferência de propriedade de veículos mesmo que o IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) esteja em aberto. A nova norma auxilia concessionárias, revendedores e também facilita o processo de transferência entre particulares.

Desta forma, o Decreto nº 67.444/2023, que foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 13 de janeiro (sexta-feira) anula o artigo 8º do Decreto 67.381/2022, que estabelecia a obrigatoriedade da quitação integral do IPVA para que o veículo fosse transferido. O novo Decreto entrou em vigor e tem efeito retroativo a partir de 1º janeiro de 2023.

“Eliminamos uma barreira que impedia a comercialização e transferência de veículos. Esse decreto vai gerar um impacto positivo em termos de arrecadação e vai ser muito importante para a população e para o setor”, disse Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo.  

Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, também comentou sobre a importância de facilitar a transferência veicular mesmo que as parcelas do imposto ainda estejam em aberto.

“Ao desburocratizar o processo de compra e venda de veículos melhoramos o ambiente de negócios e estimulamos esse importante segmento da economia paulista”, disse Samuel.

Em 2023, muito por conta da valorização do mercado de usados e da inflação alta, o IPVA está aproximadamente 10,7% mais caro em relação ao ano passado. Em São Paulo, o tributo pode ser quitado à vista com 3% de desconto ou parcelado em até cinco vezes desde que a parcela seja de no mínimo R$ 68,52. Os carros com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do tributo.

A Secretaria Estadual de Fazenda acredita na arrecadação de R$ 23,4 bilhões com a cobrança do IPVA 2023. São Paulo tem uma frota de aproximadamente 27 milhões de veículos, sendo que 18,5 milhões deles ainda não atingiram os 20 anos de fabricação.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.