entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Antes do Corsa, Kadett teve uma versão 100% elétrica

O e-Corsa é o primeiro carro elétrico de produção da Opel, mas a marca já havia testado a tecnologia no clássico Kadett

14/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Kadett e Corsa são dois modelos originários da Opel e vendidos no Brasil ao longo dos anos 1990 como Chevrolet que ainda estão no imaginário nacional. Além da origem em comum, os modelos dividem mais uma coincidência: a motorização elétrica. Muito antes do e-Corsa, atualmente vendido na Europa, o Kadett ganhou uma versão elétrica.

Leia mais:
+ Chevrolet Spin 2021 ganha equipamentos e mantem motor antigo
+ Peugeot e Citroën iniciam produção da base CMP no Brasil
+ Funto voltará com plataforma de Corsa e pode substituir Argo

Ainda que tenha sido somente um estudo, diferentemente do Corsa elétrico que é vendido ao consumidor comum e tem se mostrado um grande sucesso, o Kadett Inpuls I apresentado em 1990 pavimentou o caminho para a criação de modelos elétricos baseados em carros de produção.

Veja ofertas de Kadett na sua cidade

O Kadett Impuls I trazia um motor elétrico de apenas 22 cv, capaz de levar o hatch aos 50 km/h em 10 segundos. Sua velocidade máxima era de 100 km/h e nada além disso. A tecnologia da época ainda não era evoluída o suficiente e nem mesmo os motores elétricos eram comparáveis aos a combustão.

As baterias também tinham tecnologia mais rudimentar, sendo feitas de níquel-cádmio, com capacidade de 14,3 kWh, rendendo uma autonomia total de apenas 80 km. Hoje em dia com baterias de ion-lítio, elétricos que não passam dos 300 km de autonomia são considerados obsoletos no mercado.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

O curioso é a montagem das baterias do Kadett elétrico: enquanto os modelos atuais as trazem sob o piso para distribuir melhor o peso, a Opel instalou as baterias debaixo do capô do hatch. Sozinhas elas pesavam 310 kg e ocupavam a maior parte do espaço disponível ali. Apesar disso, o Kadett Impuls I pesava menos de 1.000 kg.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.