entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como a Chery transformou o Tiggo em uma família de SUVs

Antes Chery Tiggo era a representação de apenas um modelo, agora é nome de seis SUVs, todos chamados Tiggo

01/08/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto no Brasil a história da Chery se divide entre antes e depois da compra pela CAOA, na China o grande ponto de virada da marca foi a transformação do Tiggo em uma família de SUVs. Originalmente lançado em 2004, o primeiro Tiggo abriu caminho global para a Chery e foi o principal modelo da chinesa por muitos anos.

Leia mais:
Pela quarta vez, Chery reestiliza o Tiggo clássico
Chery Tiggo 5X ganha versão elétrica com 401 km de autonomia
CAOA Chery Tiggo 7: nem dá mais para chamar de chinês

Um Tiggo

Comparar a família Tiggo com o Tiggo de 15 anos atrás é mostrar o quanto a Chery evoluiu. O Tiggo original era um SUV com muitos resquícios dos anos 1990. Ele foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Guagzhou em 2004 após três anos de desenvolvimento. O SUV foi vendido no Brasil em sua forma original alguns anos depois.

Veja aqui ofertas de carros da Chery na sua cidade

O estilo não era nada original, sendo evidentemente copiado do Toyota RAV4 de segunda geração, com toques de Honda CR-V na dianteira. A qualidade de construção era bastante questionável, assim como a mecânica. Na época do lançamento, ele usava um arcaico motor Mitsubishi 2.4 gasolina, trocado depois por um 2.0 quatro cilindros que foi usado por aqui.

A primeira mudança visual do Chery Tiggo aconteceu em 2008, quando ele ganhou materiais melhores no interior e uma nova grade frontal cromada. Dois anos depois, passou a ser vendido na Itália pela DR Motors com estilo mais retilíneo nos para-choques: um tanto quanto desconexo com as linhas redondas do SUV compacto.

A primeira alteração visual grande aconteceu em 2010, quando o Tiggo ganhou câmbio automático, faróis e lanternas com LEDs, interior totalmente refeito e mudanças em todos os para-choques. Foi com esse visual que o Chery Tiggo foi vendido no Brasil até sair de linha em 2015.

Dois Tiggos

A Chery havia apresentado diversos conceitos que demonstravam a intenção de expandir a linha de SUVs. Mas foi em 2013 que o Chery Tiggo deixou de ser um modelo sozinho, passando a constituir família com a chegada do Tiggo 5. Devidamente rebatizado para Tiggo 3, o Tiggo original ficou instantaneamente velho com a chegada do novo irmão.

Simule as parcelas do seu próximo carro

O Tiggo 5 era um modelo maior, mais sofisticado e com melhor qualidade de construção que o (agora) Tiggo 3. Esse SUV chegou a ser mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e prometido para o mercado brasileiro, mas nunca chegou. Em 2015 passou por seu primeiro e único facelift.

Matido em linha até hoje pela Chery, o Tiggo 5 é vendido também pela marca de baixo custo Cowin e na Itália pela DR Motors. Ele foi o primeiro SUV da Chery a ser equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo – conjunto usado por outros Tiggo até hoje. Ele trazia também o motor 2.0 aspirado do Tiggo original.

Quatro Tiggos

O terceiro e quatro membros da família Tiggo chegaram em 2016 e ambos são vendidos no Brasil: Tiggo 7 e Tiggo 2 (chamado na China de Tiggo 3X). Ambos chegaram para colocar a Chery em segmentos novos de SUVs, indo além da categoria de compactos onde já estava Tiggo 3 e Tiggo 5.

O Tiggo 2/Tiggo 3X é o mais simples da família. Apesar da pompa de SUV, ele é uma variante aventureira bastante modificada do hatch compacto Celer (chamado na China de Fullwin 2). Em relação ao hatch original, o Tiggo 2 traz dianteira mais alta, suspensão elevada, caixas de roda com molduras, traseira modificada, interior mais sofisticado e motores diferentes.

Na China, o Tiggo 3X também é vendido em versão elétrica, batizada de Tiggo 3Xe. Esse modelo deve ser oferecido também no Brasil em breve, mas com outro nome (possivelmente Tiggo 2e). Desde que foi lançado, ele não sofreu nenhuma modificação visual.

Já o Tiggo 7, passou por três reestilizações desde sua estreia. Modelo mais moderno da família Tiggo até então, o SUV médio estreou a plataforma T1X no segmento e trouxe design mais moderno que influenciou diversos modelos da Chery.

Originalmente, o Tiggo 7 trazia grade frontal ovalada e lanternas traseiras com três sessões de LEDs na parte interna. Com o facelift lançado em 2017 na China e vendido no Brasil desde 2019, ele adotou para-choques totalmente pintados e nova disposição de luzes, além de melhoras no interior.

Em 2018, o Chery Tiggo 7 estreou a versão Fly com estilo mais esportivo e herdado do Qoros Young SUV. Vale ressaltar que a Qoros pertence parcialmente à Chery. Para 2020 na China, o Tiggo 7 terá novos para-choques com a volta das sessões pintadas em preto, grade frontal gigantesca e mudanças discretas no interior.

Cinco Tiggos

Não satisfeita em ter dois Tiggos na categoria de SUVs compactos, a Chery decidiu lançar mais um modelo em 2017. Surgiu assim o Tiggo 5X, modelo vendido no Brasil. Com o rebaixamento do Tiggo 5 para a marca Cowin e mais uma reestilização do jurássico Tiggo 3, o inédito Tiggo 5X passou a ser o principal representante da Chery nesse concorrido mercado.

Vendido com motor 1.5 quatro cilindros turbo e câmbio de dupla embreagem (conjunto usado também no Tiggo 5 e no Tiggo 7), o 5X chegou ao Brasil em 2019 e se tornou o modelo mais vendido da CAOA Chery por aqui. Apesar de ser um modelo recente, ele já foi reestilizado na China, onde ganhou grade frontal maior, faróis full LED e até uma versão elétrica, chamada de Tiggo 5e.

Seis Tiggos

Último representante da família de SUVs da Chery, o grandalhão Tiggo 8 foi lançado em 2018 e já é certo que chegará ao Brasil nesse ano. Com espaço para sete pessoas e porte grande, ele traz a mesma plataforma o 7 e do 5X, assim como o motor 1.5 turbo. Ele serviu de base para o surgimento da marca de premium Exceed da Chery com o SUV Exeed TX.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.