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Fiat Strada 2021 abandona a família Palio e mira na Toro

Nova geração da Strada tem importância gigantesca para a Fiat, afinal é o carro mais vendido da marca no Brasil

07/04/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ainda sem preços definidos e com lançamento postergado para o segundo semestre por conta do isolamento social necessário causado pelo Coronavírus, a Fiat Strada 2021 oficialmente se emancipa da família Palio para seguir carreira solo, ainda que tenha pesadíssimas influências de Mobi, Argo e Toro.

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Sendo o carro mais vendido da FCA no Brasil e um dos Fiat mais vendidos no mundo, a segunda geração da Strada precisava ser certeira. Por conta disso, a Fiat resolveu jogar seguro com a picapinha, juntando partes de seus modelos mais consagrados para formar a nova geração da campeã de vendas.

Novas configurações

Atualmente oferecida em seis versões, a nova Strada passa a contar com cinco configurações com nomes copiados da Toro. A versão de entrada Endurance terá opção cabine simples ou dupla e já vem equipada com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e direção hidráulica.

Além disso, ela traz ainda luzes diurnas halógenas, rodas de aço com pneus 195/65 R15 e para-choques pretos. Haverá três pacotes opcionais: Park Worker (alarme, vidros e travas elétricas, banco com ajuste de altura e brake-light), Pack Audio (rádio e volante multifuncional) e Pack Tech (central multimídia, painel com tela digital de 3,5 polegadas, sensor de ré e câmera de ré).

A versão intermediária Freedom, também oferecida com cabine simples ou dupla traz direção elétrica no lugar da hidráulica, brake light, banco do motorista com ajuste de altura, vidros e retrovisores elétricos, alarme, painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas e monitoramento de pressão dos pneus.

Além disso, agrega rádio, volante multifuncional, rodas de liga-leve de 15 polegadas, para-choque, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e faróis de neblina. O único opcional é o Pack Tech que traz central multimídia, câmera de ré e sensor de ré.

Por fim, a versão topo de linha Volcano da Strada 2021 será vendida somente com cabine dupla e traz a mais vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos revestidos de couro e tecido, central multimídia, sensor de ré, câmera de ré, volante de couro, capota marítima e barras no teto.

Ao trabalho

Antes derivada da plataforma do Palio, a Fiat Strada 2021 agora traz a base compartilhada entre Mobi, Uno e Fiorino, tanto que o para-brisa e a coluna A são os mesmos entre os quatro. As portas, por sua vez, vêm do Mobi, o que obrigou a picape a ter um pequeno aplique plástico no para-lama para disfarçar o vinco original do subcompacto.

Na fita métrica ela cresceu: agora são 4,48 m de comprimento (4,47 m na Strada cabine simples), 1,73 m de largura, 1,60 m de altura (1,59 m na cabine simples) e entre-eixos de 2,73 m. A atual Strada é 5 cm mais curta, 5 cm mais estreita e tem entre-eixos 2 cm mais curto. A altura é a mesma.

O que mudou também foi a capacidade da caçamba. As versões com cabine dupla agora carregam até 844 litros, ante os 584 litros de antes. O peso máximo limitado a 650 kg se manteve como antes. Com cabine simples o volume cresceu de 1.220 litros para 1.354 litros, com peso máximo subindo de 705 kg para 720 kg.

Todas as versões da Fiat Strada 2021 mantiveram a suspensão com layout McPherson na dianteira e eixo rígido com molas semielípticas na traseira – configuração que mantém a robustez na hora de levar carga e fez a fama da até então picape do Palio. A tampa da caçamba recebeu molas para ajudar na hora de abrir e fechar, como na Saveiro.

Mudanças de alma

A versão de entrada Endurance mantém o antiquado motor Fire 1.4 quatro cilindros aspirado de 88 cv e 12,5 kgfm de torque usado até então pela Strada. Nessa configuração, ela tem direção hidráulica.

Já as versões Freedom e Volcano da nova Strada são equipadas com o moderno motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Nesse caso, a direção tem assistência elétrica. Não há outra opção de câmbio além do manual de cinco marchas e não há mais motor 1.8 para a Fiat Strada.

Toro, Argo e Mobi

Para diferenciar a nova Strada de Toro, há algumas diferenças cruciais além do porte diferente. A tampa traseira da Strada é maior e se estende até o para-choque, sendo aberta verticalmente. A Toro tem abertura dupla como porta estilo seleiro.

A traseira da nova Strada também é mais achatada, sem área arredondada como na Toro. Há também logotipo da Fiat diretamente na tampa da caçamba, deixando a maçaneta de abertura para cima. Como na rival Volkswagen Saveiro, agora a Fiat Strada tem para-choques totalmente feitos de plástico, melhor integrados ao visual da picapinha.

As lanternas traseiras são inegavelmente Toro, porém a Strada adota luz de ré na parte inferior e iluminação de LED apenas nas versões mais caras. Os para-lamas quadrados fazem lembrar da Toro, que adota o mesmo recurso para transmitir robustez.

A dianteira da nova Strada carrega faróis espichados inspirados no Argo.Na versão topo de linha Volcano a Fiat Strada 2021 traz para-choque com visual robusto decorado por uma sessão em plástico cinza.

A grade frontal filetada dá destaque para o novo logotipo e carrega um discreto friso cromado na parte superior. Há um tempo a Fiat ensaiava a troca de logotipo. A estreia da segunda geração da Fiorino em 2013 marcou o começo da transição, já que ela traz logotipo redondo vermelho na frente e o inscrito Fiat na traseira, sem o adorno vermelho.

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Essa estratégia passou a ser usada nos lançamentos seguintes como Argo, Toro, Cronos e Mobi. O Grand Siena ganhou a mudança no ano passado, enquanto Uno e Doblò se mantém como exceções. Agora com a Strada 2021 a Fiat traz seu novo logotipo na dianteira dos carros, sendo a picape o primeiro carro da marca com esse novo layout em todo o mundo.

Por dentro ela traz diversas peças compartilhadas com Uno e Mobi, incluindo o visual geral do painel. O volante é parcialmente novo, já que agora traz base achatada. O destaque em tecnologia vai para a nova central multimídia que traz Android Auto e Apple CarPlay conectáveis via bluetooth, tecnologia ainda não vista em carros fabricados no Brasil até então.

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