Ford pode ser autuada pelo Procon por EcoSport sem estepe

Por ser tratado como tecnologia nova, pneus run-flat não foram bem explicados, segundo Procon

18/04/2019 - João Brigato / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Recentemente lançado no Brasil e já testado pelo iCarros, o Ford EcoSport Titanium trouxe como novidade na linha 2020 os pneus run-flat, abrindo mão do estepe padrão. Desde sua estreia, o Procon havia questionado a usabilidade do sistema. Em nota, o órgão declarou que a Ford poderá ser autuada em breve por conta de alguns problemas encontrados.

Leia mais:
Ford EcoSport Titanium: efeitos da globalização | Avaliação
Ford Puma é confirmado como SUV compacto acima do EcoSport
Ka, Ka Sedan e EcoSport tem preço reduzido pela Ford

“Tecnologia nova”  

No comunicado oficial, o Procon “constatou que informações importantes sobre o funcionamento dos pneus com a nova tecnologia não estão claras no manual fornecido pela montadora”. Vale lembrar que o EcoSport não é o primeiro carro com pneus run-flat à venda no Brasil, já que o item é usado em diversos modelos importados.

Confira aqui ofertas de EcoSport

O órgão ainda afirma que o maior problema está na maneira com que a informação sobre a tecnologia é passada para o consumidor. O Procon ressalta que o uso dos pneus run-flat após furados não é explicado de maneira clara, objetiva e acessível ao motorista. Afirma ainda que, se constatadas as irregularidades citadas, a Ford poderá ser autuada.

Como funciona o pneu run-flat

A Ford enviou comunicado oficial ao Procon explicando o funcionamento desse tipo de pneu. Caso haja perda de pressão causada por um furo, um aviso no painel é acionado e o motorista pode usar o kit de reparo que fica dentro do porta-malas. Nessa situação, os pneus são capazes de rodar até 200 km sem ultrapassar 80 km/h.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Há, no entanto, um alerta: caso o pneu não atinja a pressão recomendada após 15 minutos do acionamento do kit de reparo, é preciso parar o EcoSport e acionar a assistência técnica. Os reparos em pneus run-flat necessitam de uma especialista habilitado. A Ford conta com novas unidades para substituição dos pneus do EcoSport Titanium em suas revendas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro