02/01/2014 - Redação / Fonte: iCarros
“A decisão nos pegou de surpresa, pois a empresa havia dito antes que parte dos funcionários estaria de férias coletivas até o meio de janeiro (de 2014). Está havendo demissão em massa”, argumenta o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros.
De acordo com o sindicalista, a decisão da GM afetou os funcionários da linha de montagem do Chevrolet Classic (foto), que tinha parte da produção proveniente do interior paulista. Eram cerca 750 empregados, sendo que 304 haviam já aderido a um programa de demissão voluntária, conforme um levantamento do sindicato.
Procurada pelo iCarros, a General Motors do Brasil afirmou que as demissões faziam parte de um acordo realizado com o Sindicato dos Metalúrgicos em 28 de janeiro de 2013, que já previa o encerramento da unidade de montagem de veículos de passageiros (MVA, em inglês) e que as demais operações em São José dos Campos (SP), incluindo a fabricação dos utilitários S-10 e Trailblazer, continuam.
"No final de julho de 2012, com o encerramento da produção dos modelos Corsa, Meriva e Zafira, a continuidade das operações da fábrica de automóveis (de passageiros) tornou-se inviável. Desde 2008, foram negociados com o sindicato novos investimentos que permitiriam a aprovação de novos projetos para a fábrica, chegando inclusive a contar com o apoio da sociedade civil joseense, mas sem sucesso. Foram usadas todas as alternativas trabalhistas, como férias coletivas, plano de demissão voluntária, lay off e licença remunerada, para minimizar impactos para nossos trabalhadores", informou a montadora em nota.
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