11/09/2019 - Texto: Thiago Moreno, de Neuhardenberg (ALE) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Investimentos bilionários e novos elétricos programados
Para atingir tal meta, a Porsche está investindo 6 bilhões de euros (cerca de R$ 27 bilhões) até 2022 no que ela chama de eletromobilidade. Apenas na fábrica de Zuffenhausen (ALE), onde é feito o Taycan, a Porsche investiu 700 milhões de euros (cerca de R$ 3,1 bilhões). Além de produzir o carro elétrico, a planta alemã também conseguiu atingir uma operação com zero emissão de dióxido de carbono (CO2).
Os próximos passos elétricos da Porsche já estão traçados. A marca já tem previsão para apresentar versões mais “mansas” do Taycan, que foi apresentado em duas configurações com 625 cv de potência.
Além dele, está programado para chegar até o final de 2020 o Taycan Cross Turismo. Pouco se sabe sobre esta novidade, mas, hoje, o Panamera tem a opção Sport Turismo, que é uma configuração que se aproxima mais de uma perua. Com o nome Cross Turismo pode se esperar uma silhueta similar a da Sport Turismo, mas com certo apelo aventureiro e provavelmente uma suspensão com acerto específico e mais elevada.
Os Porsche híbridos no Brasil hoje
Aqui no Brasil, por enquanto, a Porsche três modelos eletrificados, todos da linha e-hybrid de híbridos da marca. São eles o Panamera, a Panamera Sport Turismo e o Cayenne. No caso do SUV, o sistema elétrico é oferecido em conjunto ao motor 2.9 V6 turbo de 462 cv a R$ 435.000, ou ao 4.0 V8 turbo de 680 cv a R$ 946.000.
Para o Panamera, o sistema híbrido pode ser equipado nos motores 2.9 V6 e em duas versões: E-Hybrid (R$ 538.000) e E-Hybrid Executive (R$ 564.000). Com o 4.0 V8, o Panamera também pode ter o sistema híbrido nas versões homônimas, que custam respectivamente R$ 1.251.000 e R$ 1.260.000. Já a Panamera Sport Turismo pode ser híbrida apenas com o motor 2.9 V6 e custa R$ 551.000.
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