entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Novo Citroën C4 agora é SUV cupê e pode ser rival do Nivus

Se o Volkswagen Nivus vai ser produzido na Europa para brigar com o novo C4, por que o Citroën não pode vir ao Brasil?

01/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Substituindo o C4 Cactus na Europa, o novo Citroën C4 aposta em uma fórmula totalmente diferente para roubar clientes de Volkswagen Golf e Opel Corsa. Assumindo ares de SUV cupê, ele será posicionado por lá como um hatch médio, mas que poderá rivalizar futuramente com o Volkswagen Nivus quando a produção começar na Europa em 2021.

Leia mais:
+ Citroën C3 perde versões e comemora 8 anos sem mudanças

+ Peugeot, Citroën e Opel são livres quanto à eletrificação
+ Citroën na China já vendeu um 206 rebatizado e não deu certo

Vale antes entender um pouco a confusão que a Citroën fez com a linha C4 na Europa. Quando o SUV compacto C4 Cactus foi lançado ele era oferecido ao lado do C4 hatch comum. Contudo, junto da reestilização do Cactus, a Citroën o reposicionou como hatch médio e matou o C4 de segunda geração. No Brasil, o Cactus sempre foi vendido como SUV compacto.

Veja aqui ofertas de carros da Citroën na sua cidade

Agora nessa terceira geração do Citroën C4, apesar desse jeito de SUV cupê que facilmente colaria em outros países, ele será oferecido pela marca francesa como um hatch. No Brasil, ele facilmente poderia atuar em um segmento acima do C4 Cactus por ser maior e mais sofisticado, ou rivalizar com o Volkswagen Nivus.

Briga no andar de cima

Com 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,52 m de altura e 2,67 m de entre-eixos o novo Citroën C4 é 19 cm mais longo que o Cactus, 9 cm mais largo, 1 cm mais baixo e tem entre-eixos 7 cm mais longo. Comparando com o VW Nivus, o C4 é 10 cm mais longo, 5 cm mais largo, 3 cm mais alto e tem entre-eixos 9 cm mais longo.

Com isso, suas medidas ficam bastante próximas às do segmento de hatches médios, onde a Citroën quer posicioná-lo. Seu principal rival, o Volkswagen Golf, marca 4,28 m no comprimento, 1,79 m na largura, 1,45 m na altura e tem entre-eixos de 2,56 m.

Gasolina, diesel e elétrico

Por conta de sua plataforma modular, a Citroën deu ao novo C4 uma ampla gama de motorizações para todos os gostos: gasolina, diesel e 100% elétrica. Com gasolina as opções são os motores da família PureTech 1.2 três cilindros turbo com três opções de potência: 100 cv, 130 cv e 155 cv.

Já com diesel, os motores são os BlueHDi com 110 cv ou 130 cv. A transmissão manual de seis marchas é oferecida para os motores PureTech 100 cv, PureTech 130 cv e BlueHDi 110 cv. Já os PureTech 155 cv e BlueHDi 130 cv usam transmissão automática de oito marchas.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

Caso fosse oferecido no Brasil, provavelmente o novo Citroën C4 usaria motor 1.6 THP turbo de 173 cv atrelado ao câmbio automático de seis marchas. O motor já é usado por todos os Peugeot importados e pelas versões topo de linha de C4 Cactus, Peugeot 2008 e pelo sedã C4 Lounge.

A versão elétrica, chamada de ë-C4 entrega 136 cv e 26,5 kgfm de torque para atingir os 100 km/h em 9,7 segundos. Segundo a Citroën, o C4 elétrico roda até 350 km com uma carga completa e demora 7,5 horas para carregar completamente com o wallbox ou estações de carregamento rápido.

Segurança

Como é de se esperar em um carro europeu, o novo Citroën C4 vem equipado com uma infinidade de sistemas eletrônicos de segurança. Estão lá monitoramento de ponto cego, assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo com função stop and go, carregamento de celular sem fio, entre outros.

Ousadia francesa

Seguindo a nova linguagem visual da Citroën que aposta com força na ousadia, o novo C4 tem faróis divididos com desenho dos LED em X. O capô é reto e possui dois fortes vincos para transmitir robustez. O toque de SUV vem nas caixas de rodas e parte inferior do para-choque com pintura preta.

Na traseira, os LEDs da lanterna também têm desenho em X e acompanham o aerofólio proeminente. Com vidro traseiro bastante inclinado e tampa do porta-malas com um pequeno volume, a traseira do novo C4 lembra bastante a do Xsara, hatch médio vendido no Brasil nos anos 1990 e 2000.

A cabine é moderna e minimalista, sem tantas ousadias como no exterior. As linhas retas dominam, dando destaque para a central multimídia flutuante. O painel de instrumentos totalmente digital é acompanhado de um head-up display totalmente colorido. Transmissão e freio de estacionamento são acionados por botão.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.