entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Polo GTI pode deixar de existir em breve, Polo GTS continua

Europa cada vez mais exigente quanto a emissão de poluentes pode colocar fim ao VW Polo mais potente do mundo

29/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto no Brasil recentemente ganhamos um Volkswagen Polo esportivo na forma da versão GTS, os europeus podem estar prestes a se despedir do cultuado Polo GTI. As cada vez mais restritas leis antipoluição colocam peso sobre o hatch esportivo, que pode sair de linha, ao contrário do Polo GTS brasileiro que segue firme e forte.

Leia mais:
+ Os 10 opcionais mais caros oferecidos nos carros nacionais
+ VW Gol: 10 curiosidades dos 40 anos do hatch compacto
+ Coronavírus faz VW Tarek, rival do Jeep Compass, atrasar

2.0 vs. 1.4

Além da mudança de letra, Polo GTS e Polo GTI têm diferenças drásticas entre si. O modelo brasileiro traz motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, enquanto o europeu é mais potente. O GTI tem o mesmo 2.0 TSI do Golf GTI e do Jetta GLI, porém amansado para render 200 cv e 32,6 kgfm.

Veja aqui ofertas de Polo na sua cidade

Comparando ao Polo GTS brasileiro, o europeu tem 50 cv e 7,1 kgfm de torque a mais. Outra diferença está no câmbio, que pode ser manual de seis marchas ou DSG de dupla embreagem também com seis marchas no GTI, enquanto o GTS tem um automático tradicional de seis marchas.

Razões gasosas

O que ameaça a vida do Polo GTI na Europa é a legislação que entrará em vigor a partir de janeiro de 2021. A média de emissão de todos os carros novos fabricados a partir dessa data será de, no máximo, 95 g/km de CO2. O Polo GTI emite 159 g/km, bem acima do limite estabelecido e que pode atrapalhar a média da Volkswagen.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

É claro que a linha de elétricos ID poderá contrabalancear essa média e favorecer modelos mais poluidores, como o Polo GTI. Contudo, como suas vendas são baixas, a Volkswagen já está removendo o modelo do catálogo na França, Reino Unido e Alemanha nesse primeiro momento.

E no Brasil?

No Brasil como não há esse tipo de legislação mais rígida quanto a emissão de poluentes, nenhum modelo está ameaçado de sair de linha por esse fator. No caso do nosso Volkswagen Polo esportivo, o GTS, ele usa o mesmo motor de diversos outros modelos da marca, o que garante sua sobrevida por um longo tempo.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.