Renault e Nissan terão plataforma única para seus modelos

Hoje separados, Sandero, Logan, Stepway e Captur terão a mesma plataforma de March e Kicks

29/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Depois de um período estremecido, o casamento entre Renault e Nissan vai seguir firme, tanto que há planos para novos filhos do casal. O grupo franco-nipônico planeja uma mudança drástica de estratégia no Brasil e no restante do mundo, incluindo a unificação de diversos modelos-chave do grupo.

Leia mais:
+ Nissan Kicks ganha motor turbo de 156 cv na Índia

+ Nissan Kicks 2021 reestilizado promete mais de 23 km/l
+ Renault Alaskan deve chegar ao Brasil em 2021

A estratégia de Renault e Nissan (que incluirá também a Mitsubishi em alguns países), é diminuir o número de plataformas e que a marca especialista naquele segmento lidere o projeto. Um exemplo é a Nissan Frontier que deu origem à Renault Alaskan – a ideia é repetir a estratégia com outros modelos.

Uma fábroca para cada tipo

As fábricas também serão unificadas graças à nova plataforma produzindo modelos Nissan e Renault juntos. A base CMF-B, global e modular, será usada no Brasil em sete novos carros entre SUVs, hatches e sedãs. Assim, uma planta no Brasil fabricará somente SUVs e outra somente hatches e sedãs, seguindo o que a CAOA Chery faz com suas duas fábricas.

Simule as parcelas do seu próximo carro aqui

A Renault e a Nissan não confirmaram quais são esses modelos, mas tudo aponta para os substitutos de Sandero, Stepway, Logan, Captur, March e Kicks, todos mostrados na apresentação para ilustrar a quantidade diferente de plataformas que as marcas possuem hoje. Nada foi falado sorbe Versa e Duster.

Veja ofertas de carros da Nissan na sua cidade

Os Renault são feitos sobre a plataforma B0 enquanto March e Versa usam a plataforma B. O Kicks, por sua vez, tem uma variante mais moderna da plataforma B que é usada no Versa mexicano, que será importado para o Brasil ainda neste ano.

Prefere um Renault? Veja ofertas

A unificação de motores também deverá ser aplicada, com os novos 1.0 TCe três cilindros turbo e 1.3 TCe quatro cilindros turbo chegando a modelos Nissan e Renault. A Aliança espera que metade dos novos carros desenvolvidos até 2025 já sigam essa estratégia de alinhamento entre as marcas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro