entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sem Renault, Fiat investirá milhões em carro elétrico

Após não ter sucesso na tentativa de acordo com a marca francesa, FCA investirá no desenvolvimento do 500 elétrico

15/07/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Após não chegar a um acordo com a Renault, a FCA (Fiat Chrysler) anunciou novos investimentos para desenvolver, fabricar e comercializar uma configuração renovada do pequeno 500, mas com motorização totalmente elétrica de acordo com a agência de notícias Reuters.

Entenda como foi a tentativa de fusão entre FCA e Renault

Vale lembrar que o intuito da parceria era acelerar o desenvolvimento de carros elétricos para as marcas sob o guarda-chuva tanto da Fiat quanto da Chrysler utilizando a experiência da Renault nesse campo. No Brasil, por exemplo, a marca de origem francesa já oferece o 100% elétrico Renault Zoe.

Eagle Premier: da última vez que Chrysler e Renault se juntaram, não deu certo

A Fiat Chrysler disse que planeja investir 700 milhões (R$ 2,9 bilhões aproximadamente) nesta nova geração do Fiat 500 com propulsão elétrica. Essa é a maior aposta da FCA em um veículo elétrico até hoje.

Fiat voltará a ter motor apenas a etanol no Brasil, mas será turbo

O chefe de operações da FCA para a região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Pietro Gorlier, anunciou o investimento na fábrica de Mirafiori em Turim, na Itália, que completa 80 anos este ano. "O plano está confirmado", Gorlier disse quando perguntado se a FCA continuava comprometida em investir em tecnologia de veículos elétricos depois que o plano de se fundir com a Renault, especialista nesse tipo de propulsão, colapsou.

Veja aqui ofertas de carros da Renault

Gorlier disse que o investimento irá para a construção de uma nova linha de produção na Mirafiori, capaz de fabricar 80.000 unidades dos novos 500 EV anualmente, com o potencial de expandir a capacidade posteriormente. O próximo elétrico 500 será o primeiro EV da Fiat a ser comercializado na Europa, já que o 500e teve pouco sucesso e era exclusivo do mercado dos EUA.

Confira aqui quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

O executivo disse que a produção começará no segundo trimestre de 2020. De acordo com os planos da FCA, cerca de 1.200 pessoas serão dedicadas à produção do Fiat 500 EV, mas o carro elétrico da cidade pode não ser o único EV feito em Mirafiori.

“Este carro foi inteiramente concebido, projetado e projetado aqui. É um produto genuíno da engenhosidade "Made at Fiat" e "Made in Turin". É outro excelente exemplo da capacidade de criar e inovar que sobra em nossa empresa e nesta cidade ”, disse Gorlier.

“O novo Fiat 500 elétrico representa apenas a primeira fase do nosso plano de investimento para a Mirafiori. Este projeto será seguido pela renovação da linha Maserati, começando com o Levante, e a adição de outros modelos, conforme projetado em nosso plano de negócios ”, acrescentou. O trem de força elétrica do Fiat 500 BEV deverá apresentar uma bateria intercambiável, conforme demonstrado no conceito Fiat Centoventi (foto), modelo que se inspirou no antigo 127, carro que deu origem ao nosso 147.

Os 500 EV, que Gorlier diz adotar soluções de ponta, fazem parte de um plano de investimentos muito mais amplo que a FCA tem para a Itália no período de 2019-2021. A montadora se comprometeu a renovar sua gama de produtos, introduzindo 13 modelos totalmente novos ou significativamente atualizados “e uma oferta abrangente de veículos elétricos, incluindo 12 versões eletrificadas de modelos novos ou existentes.”
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.