entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tanquinho de partida a frio: cuidados e manutenção

Artifício usado nos primeiros carros flex, o tanquinho de gasolina tem alguns cuidados necessários

23/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os carros flex já dominaram o mercado brasileiro há muitos anos e a tecnologia vem evoluindo cada vez mais. Prova disso é que os primeiros modelos com essa tecnologia contavam com tanquinho de partida a frio, item suprimido de carros mais modernos. Mas antes de ignorar essa tecnologia, saiba que ela requer cuidados.

Leia mais:
+ Qual diferença entre tração dianteira, tração traseira e 4x4
+ Como funciona o sistema start-stop?
+ O que é e como funciona o freio ABS?

O que é o tanquinho?

Localizado dentro do motor, o tanquinho de partida a frio armazena uma pequena quantidade de gasolina para permitir que o motor do carro ligue sem dificuldades quando abastecido com etanol e presente em um ambiente frio.

O sistema eletrônico do carro verifica se a temperatura está, ou não, ideal para dar a partida normalmente, mas se perceber que será necessário enriquecer a mistura para a partida a frio, vai utilizar um pouco de gasolina do tanquinho.

Manutenção e cuidados

É importante sempre deixar o tanquinho de partida a frio abastecido e verificar a qualidade o combustível regularmente. Como a quantidade de combustível usada para a partida é muito pequena, a gasolina pode estragar. Por isso, é recomendado o uso de combustíveis premium, que tem maior durabilidade.

Caso a gasolina usada no tanquinho seja de qualidade ruim, ela pode criar depósitos no fundo do tanquinho e comprometer tanto o sistema de partida a frio, quanto o próprio motor.

Meu carro não tem tanquinho, o que eu faço?

Em carros mais modernos que não possuem mais tanquinho de partida a frio, o combustível é aquecido antes de entrar em contato com a câmara de combustão, garantindo a partida regular mesmo em temperaturas frias. Então não se preocupe.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.