entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como funciona o sistema start-stop?

Para economizar combustível vale tudo, até mesmo desligar o motor automaticamente

15/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Uma das maneiras que algumas montadoras adotam para economizar combustível é apelar para a eletrônica. Um desses truques é o sistema start-stop que é capaz de desligar totalmente o motor em paradas rápidas para economizar combustível. Vamos desvendar agora os truques do sistema.

Leia mais:
+ O que é e como funciona o freio ABS?
+ Protetor de cárter: preciso instalar no meu carro?
+ Conheça prós e contras dos tipos de lavagem automotiva

Como funciona o sistema start-stop?

Ao parar o veículo equipado com sistema start-stop, o motor é desligado automaticamente. Em sistemas mais modernos de carros de luxo com detector de distância para o carro à frente, o motor pode ser desligado com o carro ainda em movimento a menos de 5 km/h.

O motor é novamente ligado assim que o motorista tira o pé do pedal de freio. Em carros manuais, o motor é religado também ao pisar no pedal da embreagem. Em alguns carros o motor também é religado caso o motorista mexa no volante ou a temperatura da cabine se eleve (no caso do ar-condicionado funcionando).

O carro morre?

Não. Todo sistema start-stop é feito para que o carro desligue e ligue com facilidade, sendo um religamento mais rápido do que a partida original feita na chave ou botão. Por isso não há necessidade de mudar a posição do câmbio do carro ou girar a chave para que o motor volte a funcionar.

O sistema é feito para evitar vibrações e trepidações incômodas também, então não se preocupe.

Vai gastar minha bateria?

Não. As baterias dos carros com sistema start-stop são reforçadas e projetadas para esse tipo de liga/desliga constante.

Quanto chega a ser a melhoria no consumo com o start-stop?

O sistema start-stop pode ajudar a reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO². Em algumas situações de trânsito intenso é possível economizar mais de 20% de combustível.

Mas saiba que mesmo que o seu carro não possua o sistema start-stop é possível economizar combustível realizando manutenções preventivas no veículo. O app Check-up iCarros pode te auxíliar com esta tarefa.

Com o ar-condicionado ligado, após quanto tempo o motor volta a ligar?

O tempo para o motor religar e manter o ar-condicionado em temperatura adequada varia de acordo com o modelo e a montadora já que, ao desligar o motor, é acionada apenas a ventilação. Se a parada, contudo, for muita longa, o sistema religa o motor independente do movimento do motorista nos pedais para não prejudicar a temperatura dentro da cabine.

É possível manter o habitáculo por aproximadamente dois minutos sem mudanças significativas na temperatura. Depois o veículo entra em funcionamento para voltar a controlar a temperatura interna. Alguns carros já contam com sistemas e ar-condicionado que o compressor não está ligado ao motor e pode funcionar mesmo com o motor desligado.

Em quais condições o sistema start-stop não desliga o motor?

Para não prejudicar a dirigibilidade, as principais condições que inibem o funcionamento do start-stop são: baixo nível de carga na bateria, quando o veículo está em movimento, quando há sinal de porta aberta ou de cinto de segurança desafivelado, quando a temperatura do motor ainda é baixa ou dependendo do acionamento do ar-condicionado.

Se você reparar, irá notar que o sistema não é acionado, por exemplo, enquanto está manobrando com a ré engatada ou em ladeiras muito íngremes. 

O botão escrito start-stop no painel é do start-stop?

Não. É comum confundir o botão de partida com o sistema start-stop. Carros com chave presencial contam com um grande botão escrito start-stop que serve para dar partida no motor. O botão do start-stop é sempre uma letra A circulada por uma seta.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.