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Protetor de cárter: preciso instalar no meu carro?

Item comumente oferecido como acessório nas concessionárias pode não ser tão necessário assim

02/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A grande maioria dos compradores de carros 0km já passou por essa situação: você compra seu carro novo e imediatamente as concessionárias empurram diversos acessórios e serviços extras. Entre os mais comuns estão o protetor de cárter, comumente descrito como extremamente essencial, mas que não vem de série na maioria dos carros.

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Então por que muitas revendas oferecem o protetor de cárter com tanta urgência assim? Conversamos com as principais fabricantes de automóveis no Brasil para entender como essa peça funciona e se há real necessidade.

Vale destacar algumas ausências. Procurada, a Ford não respondeu aos contatos feitos pelo iCarros. Já a Volkswagen não respondeu até o fechamento da reportagem, mas terá seu posicionamento incluso assim que possível.

O que é o protetor de cárter?

De simples construção, geralmente feito de uma chapa fina de metal, o protetor de cárter tem como função proteger a parte inferior do motor, o carter, onde fica armazenado o óleo. Protege também itens da suspensão, do câmbio, radiador, mangueiras de borracha e parte do escapamento, entre outras peças.

Essa proteção é apenas adicional, visto que esses componentes do motor já são criados para resistir a pequenos impactos de objetos lançados em sua direção em decorrência da superfície do asfalto.

A Nissan explica que “o protetor de cárter é desenvolvido levando em conta vários fatores específicos para cada veículo, como a refrigeração do motor, altura do chassi inferior, pontos de fixação, sistemas de airbag, entre outros. Também é testado quanto a ruídos indesejados, durabilidade e performance”.

Além disso, por conta da segurança, muitos carros contam com estrutura colapsável do motor, que faz com que o conjunto mecânico despenque do carro em caso de batidas, evitando que o bloco invada a cabine e machuque os passageiros, garantindo mais segurança. O protetor de cárter, em alguns casos, pode atrapalhar essa função.

Em todos os casos, sem exceção, as marcas recomendam que caso o cliente opte por instalar o protetor de cárter, adquira a peça homologada pela montadora, “todos os acessórios originais Chevrolet disponíveis em nossas concessionárias são testados e aprovados por nossa engenharia”, explica a Chevrolet.

A Hyundai afirma que “além da proteção mecânica, ele contribui para a diminuição da sujeira no motor, elevando a vida útil de algumas peças. Por isso, recomenda-se sempre utilizar acessórios genuínos e instalados em nossa Rede de Concessionárias HMB para segurança e proteção”, reforçando a questão da peça original de fábrica.

O que as marcas dizem?

Cada fabricante possui posicionamentos diferentes quanto ao uso ou não de protetores de cárter, cabendo ao consumidor decidir se esse acessório se faz necessário ou não. Por isso vale ficar esperto: o protetor de cárter não é obrigatório, é apenas uma proteção a mais, que não é necessária para todos os tipos de consumidores e usos do veículo.

A Nissan, por exemplo, afirma que “para o cliente que transita em vias com muitas pedras, estradas de terra ou mesmo com valas, buracos e lombadas fora do padrão, é recomendado a utilização do protetor de cárter, desde que seja o equipamento original da Nissan”.

“Já as pessoas que utilizam pouco o veículo, somente na cidade ou estradas asfaltadas, o protetor dificilmente será utilizado na prática. A decisão final é do cliente e, a recomendação de usar ou não, vai depender da região e a forma em que o veículo é usado”, completa a marca japonesa.

Para a Chevrolet, “a peça é disponibilizada como acessório para determinados modelos para proteção adicional, principalmente quando o veículo transita em vias com pavimentação irregular e propensas a projeção de pedras e outros elementos que possam danificar componentes do motor, como o cárter”.

Use quem achar necessário

Em comum a todas as marcas está a avaliação do dono do carro quanto a sua utilização: modelos que circulam somente na cidade não tem necessidade dessa proteção adicional. Já carros que circulam em terrenos difíceis podem precisar do acessório para evitar que sujeiras do solo ou superfícies pontiagudas atinjam peças mais frágeis.

Prova disso é que a Toyota não oferece o protetor nem como acessório em modelos de como Etios, Yaris, Corolla e RAV4. “A Toyota conta com esse item de série em Hilux e SW4, que por suas características originais têm mais chances de enfrentar terrenos off-road, onde uma situação como a de pedras atingindo a parte inferior do veículo é mais comum”.

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Já a Fiat e Jeep tem seus veículos testados e homologados sem o protetor de cárter “e podem ser utilizados desta forma normalmente”, afirma o grupo FCA. “Contudo, é importante destacar a alta probabilidade de se encontrar condições desfavoráveis nas nossas vias, capazes de causar impactos na parte inferior do veículo”, completa.

A Honda não possui uma recomendação oficial sobre o acessório, assim como a Renault. Contudo, a marca japonesa reforça que “a instalação ou não do protetor de cárter fica a critério do cliente”.

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