entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

quais são os tipos de motor dos carros?

1.0 turbo ou 1.6 aspirado? qual motor escolher na hora de comprar um carro?

11/05/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

quando começamos a buscar um carro para comprar é comum pensarmos diretamente no nome, marca, design e outros itens, mas nunca se esqueça do motor, afinal, esse é o coração do veículo.

entre dezenas de opções de motores, atualmente alguns estão mais comuns no Brasil. são eles: 1.0 aspirado, 1.3 aspirado, 1.0 turbo, 1.6 aspirado, 2.0 turbo e por aí vai.

qual a diferença entre motor turbo e aspirado?

a principal diferença entre um motor turbo e aspirado é a entrega de torque. é comum vermos os motores 1.0 turbo terem mais torque que 1.6 e 1.8 aspirados. 

essa diminuição da “litragem” do motor é chamada de efeito downsize, ou seja, os motores estão cada vez com menores cilindradas e com turbo. 

é uma tendência de mercado, por mais que alguns puristas sintam saudade do ronco daqueles motores barulhentos e que bebem bem mais combustível, caso de um Chevrolet Camaro V8 6.2 litros, por exemplo.

a eficiência do turbocompressor reaproveita os gases de escape, enquanto que no carro aspirado é necessário ter mais combustível e ar circulando na câmara de combustão.

desta forma, esses motores 1.0 turbo passam a ser mais econômicos, eficientes e agridem menos o meio ambiente.

o que é torque?

o torque gera tração ao carro, ou seja, ele é responsável pela força que faz o veículo sair do 0km/h (inércia) e andar. 

o torque é o grande aliado dos veículos elétricos para que eles tenham aquela arrancada mais dinâmica. 

no motor elétrico a eficiência é ainda maior graças ao processo mais simples de aceleração. a corrente elétrica cria um campo magnético fazendo um rotor no motor girar e, na sequência, girar o eixo das rodas.

esse é um processo bem mais simples, instantâneo e eficiente que o dos motores a combustão.

o que é potência?

se você estiver procurando por um carro lembre-se que o torque é responsável pela arrancada e a retomada de velocidade, enquanto a potência vai ser fundamental para que o veículo atinja a velocidade máxima.

no caso dos caminhões, por exemplo, o torque é ainda mais importante. quanto mais pesado o veículo, maior deve ser o torque para mover as rodas.

já em boa parte dos carros esportivos é no número de potência que vale ficar mais ligado, principalmente se estiver procurando por um veículo que entregue altas velocidades.

o que são cavalos?

os cavalos são responsáveis por medir a quantidade de força e trabalho em um tempo determinado. no caso mais comum, a medida é definida em “cv”, que é cavalo-vapor.

o que é cavalo-vapor?

em 1768, o engenheiro britânico James Watt e o cientista Joseph Black desenvolveram uma máquina a vapor para que ela fosse uma opção de tração em relação aos cavalos. 

de maneira curiosa, Watt e Black colocaram um cavalo em uma esteira (não façam isso em casa) e determinaram que 1 horsepower (hp) era igual 745,7 watts, enquanto que 1 cv é considerado o mesmo que 1,0139 hp.

icarros é a plataforma que conecta pessoas em todo o Brasil na busca por boas oportunidades de compra e venda de veículos. Acesse o site e confira ofertas.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.