entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

luz do painel acende mas não dá partida, o que pode ser?

descubra quais são os fatores mais prováveis que podem causar esse problema no seu veículo

26/05/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

quando o painel do carro acende, mas o veículo não dá partida, normalmente significa que existe um problema com o sistema elétrico do carro. 

o painel de instrumentos do carro é controlado por uma bateria, que fornece energia para os diferentes componentes do veículo. no entanto, a bateria não é a única parte do sistema elétrico do carro e, portanto, problemas podem ocorrer em outros lugares.

uma das razões mais comuns pelas quais o painel do carro acende, mas o veículo não dá partida é que a bateria está fraca ou descarregada. se isso acontecer, você pode ouvir um clique quando virar a chave, mas o motor não vai ligar. nesse caso, a solução é carregar ou substituir a bateria.

outra causa comum é um problema com o motor de arranque. Se o motor de partida estiver com defeito, você não conseguirá ligar o motor, independentemente do estado da bateria. Nesse caso, será necessário substituir o motor de arranque.

problemas com o alternador também podem causar o mesmo problema. o alternador é responsável por fornecer energia para o carro enquanto ele está funcionando, mas se estiver com defeito, pode falhar em carregar a bateria, levando a um apagão. novamente, será necessário substituir o alternador.

outros possíveis problemas incluem um mau contato nos cabos da bateria, problemas com o sistema de imobilização do carro ou ignição com defeito. em todos esses casos, será necessário diagnosticar o problema corretamente antes de encontrar uma solução.

em resumo, quando o painel do carro acende, mas o veículo não dá partida, há uma série de possíveis causas. em muitos casos, a causa provável é uma bateria fraca ou descarregada, mas pode ser um problema com o motor de arranque ou alternador. 

quando o problema não é óbvio, é importante buscar a ajuda de um mecânico ou de uma oficina qualificada para diagnosticar e consertar o problema.

icarros é a plataforma que conecta pessoas em todo o Brasil na busca por boas oportunidades de compra e venda de veículos. Acesse o site e confira ofertas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.