entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Amortecedor recondicionado vale a pena?

Usar amortecedor usado e retrabalhado pode sair mais barato de início. Mas a conta pode sair mais cara no longo prazo

01/06/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os amortecedores não são componentes que normalmente exigem manutenção constante. São peças integradas do sistema de suspensão com alta resistência e durabilidade. 

Leia mais:
+ O que fazer se o carro parar na pista?
+ Como evitar prejuízos com o carro parado na quarentena
+ As 6 peças do carro que mais sofrem nos buracos

Por conta dessa falta de rotatividade desse tipo de peça, são produzidas em menor escala e na hora de trocá-los, os proprietários podem se espantar com os preços elevados. Para tentar amenizar esse custo, alguns donos de veículos recorrem ao recondicionamento dos amortecedores. Mas a tática realmente vale a pena? Primeiro vamos entender o funcionamento desse tipo de peça.

Amortecedor: quando trocar

Os amortecedores não são itens com data de validade definida. Porém, são constantemente verificados nas revisões periódicas programadas pelo manual do proprietário de seu carro. O intervalo de trocas pode ser definido por um período de tempo, quilometragem ou sinais visíveis de desgaste.

O melhor indicador da hora correta de se trocar os amortecedores está em seu manual do proprietário do veículo. Um desgaste prematuro causado por más condições na via também pode ocorrer, por isso sempre atente-se a barulhos ou falta de eficiência do conjunto.

Caso precise de um auxílio para saber quando será necessário realizar a próxima manutenção no seu carro você pode baixar e utilizar o app Check-up iCarros. O aplicativo possui uma interface simples e intuitiva que permite a criação da Agenda do carro, onde ficam salvas as informações gerais do veículo.

Amortecedores: sinais de que os seus estão ruins

A principal função dos amortecedores é estabilizar o movimento das rodas ao passar por buracos e ondulações após as molas terem absorvido e retornado o impacto. Sem eles, as rodas ficariam pulando após cair em um buraco, pois a mola absorve retorna a força do impacto várias vezes antes de voltar ao normal, como acontece em carroças.

Com os amortecedores, tal movimento é mais suave e a roda para de pular mais rápido, garantindo que as rodas permaneçam em contato com o asfalto. Quando os amortecedores começam a ficarem ruins, um dos primeiros sinais visíveis é o maior rolamento da carroceria em mudanças de direção, uma vez que perderam o poder de absorção.

Em casos mais extremos é possível ver as rodas pulando várias vezes após passar em buracos. Você provavelmente já viu algum carro na rua com esse sintoma e ficou claro que algo estava errado, não?. Vazamentos visíveis de fluídos vindos do amortecedor também indicam que passou da hora de trocá-los.

Recondicionamento de amortecedores: o que é feito?

A base de um amortecedor recondicionado é uma peça usada, que é então reformada. Em geral, esses itens são lavados e repintados, com o uso de um fluido interno diferente do especificado. Por isso, eles não atendem às especificações exigidas pelas fabricantes de veículos.

Além disso, são peças que já apresentam desgaste, com um desempenho bem inferior ao de um amortecedor novo, o que pode levar a acidentes gravíssimos.

Além do óleo fora da especificação, os amortecedores recondicionados não têm a substituição das peças internas desgastadas. As mudanças são visuais, como uma maquiagem.

Riscos de usar amortecedor recondicionado em seu carro

Entre os riscos estão: desgaste prematuro dos pneus, trepidações, balanço excessivo em freadas e arrancadas, aquaplanagem e danos a diversas peças da suspensão, como coxins e buchas. Pode ocorrer ainda o travamento dos amortecedores, impedindo que o motorista controle o carro corretamente, seja em linha reta ou em uma curva.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.