entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

As 6 peças do carro que mais sofrem nos buracos

Com a proximidade do período de chuvas, mais buracos devem se abrir. Veja os componentes que mais se desgastam

26/05/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O Brasil é conhecido pela enorme quantidade de buracos em vias públicas, especialmente em grandes centros como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Estima-se que mais de dois mil buracos surgem todos os dias, principalmente na temporada de chuvas, onde os alagamentos contribuem para essa situação.

Leia mais:
+ Ar-condicionado: Posso usar só a recirculação?
+ Como cuidar do seu carro parado na garagem na quarentena
+ Como identificar combustível adulterado?

Para te ajudar a ficar mais atento e evitar os buracos, separamos os componentes de seu carro que mais sofrem na buraqueira e as consequências dos impactos.

Pneus

Primeiro elemento a entrar em contato direto com o buraco, os pneus são os que mais sofrem. Ao absorver o primeiro impacto causado pelo buraco, os pneus podem sofrer bolhas e até mesmo rasgar, caso haja algum tipo de superfície cortante. Pneus de perfil baixo são os que mais sofrem nessa situação. Dica: mantenha-os sempre calibrados para minimizar os danos.

Rodas

Trabalhando junto aos pneus, as rodas do carro também sofrem nos buracos. Caso haja uma grande avaria nos pneus, é bastante provável que as rodas sofram em seguida. Nos casos mais graves podem entortar em consequência ao impacto e até mesmo trincar o aro.

Rodas maiores que necessitem de pneus de perfil baixo são as que mais sofrem. Em caso de réplicas de rodas, feitas de material mais frágil, as chances de apresentarem avarias é maior.

Suspensão

O conjunto da suspensão tem como objetivo absorver os impactos da via, independentemente da superfície trafegada. Com isso, ela evita choques da carroceria e aumenta o conforto interno. Em caso dos buracos, o conjunto tem sua eficiência testada ao máximo, mas cada componente pode ser comprometido de maneiras diferentes.

As peças em más condições podem ocasionar barulhos, desgaste prematuro dos outros componentes como pneus e peças da suspensão ou até mesmo redução do conforto e dirigibilidade do veículo.

Se você passar em um buraco e perceber vibrações e barulhos na suspensão ou o carro puxando para os lados, pode significar também que o veículo perdeu o alinhamento ou balanceamento das rodas. Nesses casos é importante consultar uma oficina especializada para avaliar os danos e fazer as manutenções necessárias.

Pivô, Bandeja e Coxim de suspensão - Dependendo da força de impacto com o buraco, os pivôs de suspensão podem começar a apresentar folga, assim como as bandejas e coxins, mas, no caso das últimas, ainda pode haver deformação e trincas nas estruturas de borracha das peças.

Amortecedores - Responsáveis por minimizar o impacto dos buracos para os ocupantes, os amortecedores danificados com a pancada podem começar a apresentar vazamentos ou perder a ação de forma prematura.

Check-up iCarro: a plataforma permite criar uma agenda de manutenção do veículo e ainda encontrar serviços próximos para te auxiliar caso algo aconteça com seu veículo por conta de ter passado por um buraco na pista.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.