Ar-condicionado: Posso usar só a recirculação?

Sistema que permite manter o ar da cabine isolado do ambiente externo requer parcimônia em sua utilização

22/05/2020 - Redação / Foto: João Brigato / Fonte: iCarros

Uma dúvida recorrente sobre os sistemas de ar-condicionado é se é recomendado andar sempre com a recirculação ligada o tempo todo. É comum utilizar o sistema em ambientes muito poluídos ou que apresentem cheiros desagradáveis, mas sua utilização requer parcimônia.

Leia mais:
+ Ar-condicionado ligado gasta mais combustível?
+ Como cuidar do seu carro parado na garagem na quarentena
+ Coronavírus: Como limpar corretamente o seu carro

Segundo Roberto Bortolussi, professor do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI, "o modo recirculação para de pegar o ar externo e insuflar para o interior da cabine, fazendo recircular o ar interno".

Ou seja, o sistema faz com que o ar existente dentro da cabine seja filtrado e resfriado/aquecido novamente e volte para a cabine. O problema é que não há troca de humidade com o ambiente externo ou entrada de oxigênio.

Como o ar fica muito seco, pode causar problemas respiratórios e ressecamento dos olhos. O maior problema está no acúmulo de gás carbônico: "o ser humano, quando expira, libera gás carbônico (dióxido de carbono). Esse gás tende a permanecer no local e gera sono, afetando a capacidade de concentração e dificultando a tomada de decisões”, comenta Bortolussi.

Com isso, a abertura do sistema de circulação se faz necessária para que a troca de ar ocorra dentro da cabine, devolvendo oxigênio e mantendo os níveis internos seguros. É claro que essa troca é lenta e demandaria algumas horas dentro do volante com o sistema ligado.

Por isso, utilize o recirculador interno do ar-condicionado em situações específicas, como em ambientes com mau odor, muita poluição ou para ajudar o sistema de ar-condicionado a resfriar/aquecer mais rápido. Alterne de tempos em tempos com a ventilação externa ativada.

Alguns carros com sistema automático ou mais modernos de ar-condicionado desativam o recirculador interno automaticamente. Essa função varia de carro para carro, podendo ser desativado pela contagem de oxigênio ou pelo tempo – vale consultar o manual do seu carro.

E no caso do Coronavírus?

Especialistas recomendam sempre andar com janelas abertas para arejar a cabine e evitar contágio do vírus entre os passageiros. Caso ande sozinho no carro, janelas fechadas e o ar-condicionado com o recirculador ligado pode ajudar a manter a cabine isolada dos agentes externos.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro