entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ar-condicionado ligado gasta mais combustível?

Ao contrário da crença popular, nem sempre o ar-condicionado é o vilão do consumo de combustível

20/05/2020 - João Brigato / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Antigamente o ar-condicionado era considerado o grande vilão entre os automóveis. Fazia perder muita potência e aumentar drasticamente o consumo de combustível. Contudo, os sistemas atuais mais modernos mudaram um pouco essa lógica. Além disso, nem sempre o ar-condicionado ligado quer dizer mais gasto.

Leia mais:
+ Toyota Yaris 2021 tem visual revelado antes da hora
+ Os dez carros mais velhos do Brasil
+ Futuro da Honda Brasil terá hatch abaixo de Fit e City 2021

Estrada vs. Cidade

Em média, o sistema de ar-condicionado pode chegar a aumentar até 10% do consumo do combustível de um carro em ambientes urbanos. Nessa situação, há pouca resistência aerodinâmica, possibilitando que as janelas fiquem abertas sem grandes problemas.

Mas a conta se inverte na estrada. Em velocidades acima de 80 km/h, o vento cria uma grande resistência, empurrando o carro na direção contrária a que ele está indo. Os vidros abaixados criam uma zona de turbulência, já que o ar não passa rente pela carroceria. Com isso, a janela aberta cria uma espécie de paraquedas, segurando o vento.

Essa resistência a mais exige que o motor trabalhe com mais força para vencer o vento, consequentemente gatando mais gasolina ou etanol. Com o ar-condicionado ligado, cria-se uma carroceria totalmente isolada em que o vento a atravessa com menos resistência.

Questão do vento

Apesar de o sistema de refrigeração de fato gastar mais combustível, esse consumo é menor que o provocado pela resistência do vento. A questão do vento é tão importante no gasto de gasolina ou etanol de um carro que as marcas promovem pequenas alterações nos carros a fim de melhorar seu coeficiente aerodinâmico.

É por conta disso que modelos híbridos e elétricos como o Toyota Prius e o Tesla Model 3 possuem calotas aerodinâmicas por cima de suas rodas de liga-leve. Aerofólios e coberturas plásticas em determinados lugares também ajudam, especialmente em altas velocidades.

Assim, as janelas fechadas na estrada fazem com que o carro vença o vento com mais facilidade e gaste menos combustível. Com isso, se quer gastar menos gasolina ou etanol, ligue o ar-condicionado na estrada e viaje com mais conforto de brinde. Mas fique tranquilo se quiser ligar o sistema na cidade, apesar de gastar mais combustível, os sistemas modernos influenciam cada vez menos na potência e na hora de abastecer.

Dica bônus: Como criar uma agenda do carro

Cadastre seu carro no app Check-up iCarros e acompanhe diariamente sua agenda, que conta com o histórico de manutenções de cada item para ajudar você a organizar a revisão regular do seu carro. A agenda conta ainda com atualização automática de quilometragem rodada via Bluetooth. E fica tranquilo porque o aplicativo está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.