Audi começa as vendas da nova RS4 Avant

Perua mais que esportiva chega trazendo conforto como sempre e um desempenho como nunca graças ao novo motor V6

07/03/2019 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Audi do Brasil está lançando no Brasil o RS 4 Avant, a quarta geração da perua que é um dos esportivos mais emblemáticos da marca. Apresentado no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, o RS 4 Avant vem equipado com motor V6 de 2.9 TFSI, que desenvolve 450 cv de potência. A máquina, que tem tração permanente quattro da Audi, faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, o que a coloca no topo de linha da família A4. O preço da novidade será de R$ 546.990.

Leia mais:
Produção do Audi Q3 nacional acaba em 2019
Audi cortará empregos na Europa
Veja os detalhes do e-tron, primeiro 100% elétrico da Audi

No visual, a frente da nova geração apresenta entradas de ar com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade. Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos quattro nas rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem um visual mais ousado para a perua.

Motorização

Com a nova RS 4 Avant, o motor V6 biturbo 2.9 TFSI tem torque máximo de 61 kgfm – 17,5 kgfm a mais a antecessora – e atinge este pico em uma ampla faixa de rotação, entre 1.900 e 5.000 rpm. Com esse conjunto, o carro tem velocidade máxima de 280 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.

Veja ofertas de modelos da Audi perto de você

A potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente quattro, por meio de um câmbio de oito velocidades com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva. O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o eixo dianteiro. Agilidade, precisão, estabilidade e tração podem ser ajustadas com o software do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle ESC pressionando o botão por mais de 3 segundos. 

Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

A suspensão deixa a RS 4 Avant sete milímetros mais baixo do que a A4 Avant. O consumo médio de combustível é de 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg.

Interior e medidas

O interior na cor preta destaca o caráter esportivo da RS 4 Avant e os assentos têm costura em padrão de colmeia. O volante multifuncional com base plana, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o emblema RS. No Audi Virtual Cockpit, gráficos específicos da linha RS fornecem informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, bem como potência e torque. O temporizador de voltas é capaz de memorizar até 99 voltas e comparar os tempos entre si. Status de componentes técnicos como a temperatura do óleo, do motor e do fluido de transmissão e a pressão do ar nos pneus são apresentados no painel.

O RS 4 Avant está com mais espaço interno em sua nova geração. A distância entre eixos possui 2,82 m, enquanto a largura dos ombros nos assentos frontais foi ampliada em 11 milímetros. O apoio central de braço da frente, os suportes laterais de porta, os porta-copos e o novo compartimento atrás da luz central interna enfatizam as características da marca na usabilidade cotidiana.

Em sua configuração básica, o compartimento de bagagem do novo RS 4 Avant oferece 505 litros, volume que sobe para 1.510 litros com os assentos rebaixados. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções como a abertura e o fechamento elétrico por botão e que também responde ao movimento do pé.

Itens de série

Entre os principais itens de série para a Audi RS4 Avant estão o Head-up Display no RS 4 Avant. O dispositivo projeta todas as informações relevantes diretamente no para-brisa, no campo de visão do motorista, com símbolos facilmente compreensíveis e dígitos numéricos. Se estiver em modo manual, o visor também sugere a mudança de marcha com o paddle shift (câmbio borboleta). O touchpad sensível ao toque oferece entrada de caracteres ou gestos com dedos. Outras funções são selecionadas por meio do controle de voz. Já o visor central mede 8,3 polegadas.

O ar-condicionado regula a temperatura e distribuição do ar separadamente para o condutor, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (três zonas). Quando um dedo aproxima de um dos controles de temperatura, sua função aparece em dimensões maiores e pode ser selecionado com o toque na tela. Os passageiros no banco de trás usam uma unidade de controle colocada do console central traseiro para ajustar a temperatura.

O sistema de entretenimento possui uma unidade de DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão, conector USB com função de carregamento e conexão AUX-IN. A interface do smartphone pode ser projetada no RS 4 Avant com integração via Apple Car Play e Android Auto. O sistema de som Bang & Olufsen oferece a melhor qualidade de áudio, com amplificador de 755 watts, 19 alto-falantes e dois subwoofers.

O RS 4 Avant traz como opcional o pacote Audi Assistance Tour, que contempla ampla variedade de recursos de alta tecnologia, como o Traffic Jam Assist (auxilia na condução durante engarrafamentos e movimentação de velocidade até 65 km/h), o Audi Active Lane Assist (que corrige a direção e alerta sobre possível saída da faixa sem sinalizações), o Adaptive Cruise Control (mantém distância do veículo da frente acelerando e freando se necessário com auxílio de sensores e câmera) e o assistente de luz alta Audi. Freios de cerâmica também estão disponíveis como opcional.

Como anda?

O contato com a RS4 Avant foi curto, menos de três voltas no autódromo Velo Citta, no interior paulista, mas marcante. Primeiro pelo visual. O segmento das peruas é um que encolhe todos os dias e está prestes a morrer, não fossem por empresas como a Audi que as mantêm em linha. Além do alívio de ver uma nova perua, vem a empolgação de vê-la baixa, com as rodas de 20 polegadas e os para-lamas alargados.

Mesmo embaixo de chuva torrencial, a RS4 se mostrou um carro fácil de tocar no limite. Nas freadas antes da tomada das curvas, sentia-se a frente começar a perder aderência no piso molhado, mas bastava acelerar para que o sistema quatro fizesse com o carro rotacionasse e voltasse à linha desejada pelo motorista. Apesar de são ter a agressividade do V8 presente na “irmã-maior” RS6 Avant, ter um propulsor um pouco mais amigável fez bem com a pista tão molhada após um dia inteiro de chuva. Em termos de ronco, V8 é V8, mas o V6 não deixa barato, com um ronco ligeiramente mais liso e menos grave, parecia até motor de competição. Além disso, cruzava por toda a faixa de rotação do conta-giros com a mesma força, mesmo quando levado ao limite de rotação.

Assim que o iCarros tiver uma unidade disponível para avaliação, passaremos mais aspectos da perua.

 

Especificações técnicas Audi RS4 Avant

Motor: 2.9 turbo FSI

Cilindros /cilindrada: V6 / 2.894 cm³

Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm

Torque máximo: 61 kgfm entre 1.900 e 5.000 rpm

Tração: integral (60% traseira/40% dianteira)

Transmissão: automática de 8 velocidades com modo manual

Peso em ordem de marcha: 1.715 kg

Comprimento: 4,78 m

Largura: 1,86 m

Altura: 1,40 m

Distância entre-eixos: 2,82 m

Tanque de combustível: 58 litros

Porta-malas: 505 litros

Aceleração 0-100 km/h: 4,1s

Velocidade máxima: 280 km/h
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro