VW Golf da Skoda é maior e mais barato, mas tem base de Polo

Skoda Scala será a primeira tentativa da marca tcheca no segmento de médios e pode dar dor de cabeça para VW

07/12/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Nos últimos anos, os Skoda têm se estabelecido como alternativas mais baratas e mais espaçosas aos Volkswagen. E não apenas isso, a fabricante tcheca vem ganhando diversos comparativos na Europa com seus SUVs Kodiaq e Karoq, mesmo contra seus primos VW mais sofisticados. Agora, pela primeira vez na história, a Skoda entra em um terreno tradicionalíssimo da Volks, o de hatches médios com o Scala. O Golf que se cuide.

Leia mais:
Volkswagen Polo e Virtus ganham versão Sense PCD
Quanto custam as versões mais caras dos carros mais vendidos
Volkswagen e McDonald's criam versão especial do Golf

Base de Polo, escala de Golf

Usando a mesma plataforma MQB-A0 do Polo, que é mais barata que a MQB do Golf, o novo Skoda Scala traz o melhor da tecnologia do seu primo VW, com mais espaço e preço mais baixo. O Scala mede 4,36 m no comprimento, 1,79 m na largura e 1,47 m na altura: comparado ao Golf, ele é 11 cm cm mais comprido e 2 cm mais alto, enquanto a largura é a mesma. O entre-eixos de 2,64 m também é maior que o do primo.

Confira aqui ofertas de Polo

A mecânica  é bastante próxima à usada em Polo e Golf na Europa. As versões de entrada são equipadas com motor 1.0 TSI de 90 cv ou 115 cv, enquanto o modelo mais caro vem com o 1.5 TSI de 150 cv. Para quem quer fugir da gasolina, o Skoda Scala tem o 1.6 TDI diesel de 115 cv ou o 1.0 G-Tec movido a GNV com 90 cv. Transmissão pode ser manual de seis marchas ou DSG automatizada de dupla embreagem com sete marchas.

Entre os sistemas de segurança, o Scala traz frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, park assist, assistente de vento lateral, entre outros aparatos tecnológicos herdados do Golf.

Sandero da Skoda

Assim como o Renault Sandero é referência na categoria de hatches compactos ao oferecer espaço interno mais farto que seus rivais, o Scala quer o mesmo título entre os médios: essa generosidade na cabine é uma característica comum entre os últimos lançamentos da Skoda. O interior abriga cinco pessoas com certa folga, especialmente por conta do entre-eixos generoso.

Procurando um Golf? Veja as ofertas aqui

Do Golf e do Polo, o Scala herdou o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia com uma enorme tela de 9,2 polegadas é própria da Skoda. Outra novidade tecnológica que o modelo traz é atualização de sistemas pela internet e conexão wifi para todos os ocupantes, já que ele conta com um chip de celular integrado. Até mesmo luzes ambiente em LED estão inclusas para deixar o Scala mais sofisticado.

Meio perua, meio hatch

Para se distanciar do Golf, o Scala adotou um perfil que mescla características de hatch e perua. A traseira é alongada e conta com uma generosa janela na coluna C. A carroceria é marcada por vincos fortes e superfícies bem marcadas. O capô, por exemplo, traz um vinco central que modifica o contorno da grade frontal. Os faróis triangulares acompanham o estilo agressivo.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Na traseira, o Scala traz um detalhe herdado do Rapid, modelo que ele substitui. O vidro traseiro é esticado e se integra com o desenho das lanternas. Totalmente constituídas por LEDs, as lanternas invadem a tampa do porta-malas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro