entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Yamaha dá o preço da Lander, que aposentou a Ténéré em 2019

Nova geração da trail da marca chega com preço competitivo, versão única e já vem como linha 2020 e freios ABS

14/01/2019 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Yamaha anunciou a chegada da XTZ Lander 250 2020. Com tal renovação, a marca descontinuou a Ténéré e unificou sua linha de motos trail. A novidade chegará às lojas da Yamaha a partir da segunda quinzena de janeiro e o preço será de R$ 16.990, sendo que o valor do frete é cobrado separadamente.

Leia mais:
Veja o que mudou na Honda XRE 300 2019
Honda apresenta o Elite 125, novo scooter substituto do Lead

O conceito desta nova geração surgiu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. E os questionamentos que mais se destacaram, de acordo com a Yamaha, foram: -“E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; -“E se ela mantivesse sua agilidade e DNA off road?”; - “E se ela tivesse o conforto da Ténéré 250?”.

Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

O design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente, remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.

O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora com um assento em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Outra qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que aumenta sua capacidade de 11 litros para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.

A nova Lander é equipada também com luz de posição e, tanto a lanterna quanto o farol, passam a contar com lâmpadas de LED, enquanto o painel digital está mais completo, agora com indicadores de consumo médio e instantâneo.

Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit Touring para nova Lander ABS. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.

O que mudou?

Chassis – Parte do mérito do comportamento dinâmico da Lander se deve ao seu chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de combustível e o assento em dois níveis.

Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo, por isso é resistente e capaz de resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta.

Suspensões - Na dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável na compressão da mola, tem curso de 204 mm.

Rodas e pneus – As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira

Freios - O sistema de freios que equipa a nova Yamaha, é composto por um disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. Presente apenas na roda dianteira, o sistema de freio ABS impede o seu travamento em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência.

Farol e lanterna – A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão e lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da segurança. Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à nova Lander ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.

Painel - O painel da nova Lander é totalmente digital e com iluminação em LED. Nele, o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo – bastante úteis em viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

Motor e câmbio - O principal responsável por dar à Lander ABS – e também na Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é o motor: monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.

Associado ao motor está o câmbio de 5 marchas. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 13 e 40 dentes respectivamente. A embreagem é do tipo multidisco em banho de óleo.

A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgfm, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.

Outra vantagem da nova Lander, é que ela já sai de fábrica com lubrificante de última geração, semissintético SAE 10W 40 API SL.

Garantia – A Yamaha Lander ABS 2020 contará com nova garantia de 4 anos.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.