Yamaha MT-09 de nova geração chega ao Brasil. Veja o preço

Com novo motor e chassi e ciclística renovados, naked chega ao Brasil até o final do mês nas lojas da marca

14/03/2019 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Yamaha anunciou a chegada ao Brasil da MT-09. A nova MT-09 2020 tem um design mais musculoso. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas dianteiros, deixaram seu visual ainda mais arrojado e agressivo.

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Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.

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A nova MT-09 2020 também vem equipada com controle de tração, sistema “Quick Shift”, que permite trocas de marchas ainda mais rápidas, e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”, que possibilita reduções de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira.

Novo motor e mais torque

O motor da MT-09  é capaz de gerar um torque de 8,92 kgf.m. Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a relação peso e potência de 1,67 quilo por cv.

O motor de três cilindros da MT-09 tem  847 cm³ e traz comando do tipo DOHC, duplo no cabeçote, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, ele foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alusão ao número de cilindros e à tecnologia Crossplane nele empregado – a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi.

Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como principalmente por entregar o torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado.

O sistema de Quick Shift faz trocas mais rápidas graças a um sensor junto ao pedal do câmbio que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas. Nesse momento, o sistema– que não atua nas reduções – realiza o corte na ignição em uma fração de segundos, permitindo assim o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo, e também a embreagem, sejam danificados.

Trabalhando integrado ao sistema de injeção, está o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que  detecta as ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.

Outro importante recurso oferecido na MT-09 para melhor adequá-la às condições de utilização e ao gosto de seu condutor, é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador, a STD, A e a B, que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um:

•STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque contínuo tanto em baixa como em alta velocidade;

•A: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais rápidas;

•B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

Ciclística

O quadro da MT-09 é feito inteiramente em alumínio. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído. Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a ótima proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.

Outro grande diferencial na nova MT-09 são os novos ajustes da suspensão dianteira. Como já acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, além da regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica. Dessa forma, é possível adequar o funcionamento de ambas suspensões ao peso do condutor, à forma que ele pilota a moto, e até mesmo ao tipo de piso em que ela será utilizada.

Design

A Yamaha ousou no visual da MT-09. O novo farol duplo, totalmente em LED, garante ao modelo um visual sofisticado e agressivo. A aparência musculosa que é uma de suas marcas registradas, ficou ainda mais evidente com as novas e maiores entradas de junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros. O banco também é novo. Ele ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa para oferecer maior espaço e conforto ao garupa.

Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único. Na traseira, os destaques são a nova lanterna em LED e o arrojado para-lama junto à roda. Fixado na balança da suspensão, agora ele também serve como suporte da placa.

Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita, tudo para tornar sua visualização ainda mais fácil. Ele é completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combustível, posição dos modos de condução, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente. 

Além disso, foram incorporadas três novas funções: as luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, e o mostrador digital que indica em qual modo de utilização está selecionado o Controle de Tração, e se ele está desligado ou não.

A nova Yamaha MT-09 2020 será oferecida em três opções de cores, que são o preto fosco (Matt Black), o azul (Racing Blue), e o cinza sólido (Night Fluo).

A nova MT-09 2020 estará disponível na rede de concessionárias da Yamaha no final do mês de março ao preço público sugerido (sem frete) de R$43.690,00. Sua garantia é de um ano sem limite de quilometragem.

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