entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A importância dos pneus em bom estado para o seu carro

Desde o seu surgimento, no final do século XIX, os pneus estão entre os componentes que mais evoluíram nos automóveis

09/12/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os pneus foram inventados pouco antes que os automóveis passassem a ser produzidos em série, quando eles já eram utilizados, por exemplo, em bicicletas.

Leia mais:
+ Todos podem! Passo a passo de como trocar um pneu
+ Rodízio de pneus: 9 dicas para fazer corretamente
+ Aprenda a calibrar o pneu do seu carro em 5 passos

Só que, no começo, eles eram construídos com borracha maciça. Até que um dia, em 1888, o escocês, John Boyd Dunlop, para fazer com que a bicicleta de seu filho ficasse mais confortável, resolveu instalar neles um tubo cheio de ar.  

Levou um tempinho, porém, para que esses pneumáticos chegassem às rodas dos automóveis. Isso aconteceu na segunda metade da última década do século XIX, quando o francês Eduard Michelin conseguiu fabricar pneus com resistência suficiente para suportar o peso dos carros. 

De lá para cá, os pneus evoluíram bastante, tanto em termos de materiais quanto de projeto.

Banda de rodagem, montagem e desmontagem (trocar um pneu de calhambeque era tarefa digna de um desportista), reforços estruturais de lona e, mais tarde, de aço; compostos de borracha natural e sintética, desenhos, medidas… as mudanças foram – e continuam sendo – muitas. 

Hoje, em termo de durabilidade e eficiência em diversos tipos de terreno, sob chuva ou sol, os pneus são tremendamente superiores aos dos tempos de nossos avós. A ponto de, nas corridas de F1, haver atualmente uma série de compostos diferentes. 

São pneus desenvolvidos especialmente para pistas e condições de uso específicas, de acordo com o clima, velocidade, tipo de asfalto, frenagem, aceleração (frontal e lateral) e outras coisas mais.  

Essa tecnologia para a alta velocidade acaba, claro, chegando aos nossos carros, permitindo que, com juízo, mantenhamos mais de 100 km/h de média horária em longas viagens. 

Por outro lado, caminhos ruins também são um desafio e tanto para os fabricantes.

Afinal, alternar os tais trechos de alta velocidade, em algumas pistas mais bem cuidadas, com outros que beiram o off-road, com asfalto ondulado, esburacado ou mesmo "ausente", com nós costumamos fazer aqui no Brasil, exige calçados especiais.  

Mas se para fabricar um pneu eficiente e resistente em situações tão diversas é preciso muito investimento e tutano por parte da indústria, para fazer com que esses “sapatos” funcionem adequadamente nos “pés” dos nossos carros, a coisa é bem mais simples. 

A dica principal é mantê-los sempre calibrados, conforme as instruções do manual do proprietário do carro. Pneus, se bem conservados, com pressão correta, em um carro com alinhamento e balanceamento em dia, e que passem por um rodízio entre os eixos a cada 10.000 km, podem durar entre 60 mil e 80 mil km.  

E atenção: apesar de a maioria dos carros de passeio atuais ter tração dianteira, os pneus traseiros têm um papel importantíssimo na segurança e não devem ser negligenciados.

Eles são, por exemplo, fundamentais para manter a trajetória do veículo, especialmente nas frenagens e, quando estão muito desgastados, levam à perda de estabilidade.  

Por isso, uma boa olhada nos pneus, sempre que for calibrá-los no posto, ao menos de duas em duas semanas, é fundamental. Além disso, pneu danificado – com bolhas ou perda de material em alguns pontos – ou gasto, deve ser trocado o quanto antes.​ 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.