entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Quais caminhões eu posso dirigir com CNH categoria B?

Listamos 5 modelos permitidos e explicamos o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

30/06/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você sabia que pode dirigir caminhões com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, aquela mesma usada para dirigir carros? É verdade, mas é preciso respeitar algumas regras.  

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o motorista pode conduzir veículos com peso bruto total (soma do peso do veículo mais a capacidade de carga) que não ultrapasse 3.500 kg.  

Existe até um projeto na Comissão de Viação e Transporte do Congresso, desde fevereiro de 2021, para ampliar esse limite para 6.000 kg.  

Para exercer atividade remunerada com um “minicaminhão”, o motorista deve pedir ao Detran que esta informação seja incluída em sua CNH. Nesse processo é obrigatório realizar um exame psicológico no ato da solicitação e a cada renovação do documento. 

Leia mais:
+ 9 cuidados com o carro no inverno (não é só combustível)
+ Câmera Veicular: Conheça 3 tipos e para quê serve cada uma
+ Ar-condicionado do carro deve ser utilizado mesmo no frio

As montadoras viram aí uma oportunidade de mercado e criaram os modelos chamados VUC (Veículo Urbano de Carga), que atendem não só ao limite de peso, mas também aos limites de altura, largura e comprimento de muitas cidades. 

Outra vantagem desses modelos é que você paga o valor do pedágio de um automóvel e não o valor por eixo, como é cobrado no caso dos caminhões. 

O iCarros lista agora cinco modelos que se encaixam nas normas vigentes de até 3.500 kg: 

Volkswagen Delivery Express 

O menor caminhão da Volks foi lançado em 2018, com motor de 2.8 diesel de 150 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas e a capacidade de carga é de 1.453 kg. 

Hyundai HR 

O modelo da marca sul-coreana tem motor 2.5 diesel com 130 cv de potência e 26 kgfm de torque. A transmissão é feita pelo câmbio manual de seis marchas e capacidade de carga de modelo é de 1.800 kg. Esse “minitruck” comporta até três pessoas. 

Mercedes-Benz Sprinter Chassi 313 

O Sprinter da Mercedes é equipado com motor 2.2 diesel de 129 cv de potência e 31 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas e capacidade de carga de 1.620 kg a 1.660 kg.  

O modelo pertence a divisão de vans da Mercedes-Benz, mas tem uma versão chassi, com peso bruto total no limite de 3.500 kg. São duas opções de carroceria, com entre-eixos de 3,67m ou 4,33m, podendo chegar a quase 7 metros de comprimento. 

Iveco Daily 35S14 

O Iveco Daily possui motor 4 cilindros 3.0 diesel de 146 cv de potência e 35,6 kgfm de torque. A transmissão é feita pelo câmbio manual de seis marchas e capacidade de carga varia entre 1.270 kg a 1.525 kg.  

Fiat Ducato Chassi 

O Ducato da Fiat é impulsionado pelo motor 2.3 diesel Multijet com 130 cv de potência e 32,7 kgfm de torque. O câmbio manual é de seis marchas e o furgão possui capacidade de carga de 1.590 kg.  

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.