entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

#10YearChallenge: Como eram em 2009 os mais vendidos de hoje

Dez anos se passaram e alguns modelos mudaram tanto que até tem outro nome, enquanto outros são a cara do passado

21/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O desafio dos dez anos (ou 10 Year Challenge) tomou de assalto as redes sociais nas últimas semanas. Ele consiste em postar uma foto atual e outra de dez anos atrás para comparar a evolução (ou não) da pessoa em uma década. Mas isso também pode ser visto nos automóveis: quem mais mudou nesse período?

Leia mais:
Chevrolet Onix: carro mais vendido de 2018 bate recorde
Com Onix e Prisma, GM tem a família mais vendida do Brasil
Rival de Onix e HB20: hatch da Honda é registrado no Brasil

Chevrolet Onix – Veja ofertas

Há dez anos, o representante da Chevrolet no segmento de hatches compactos era o Corsa, que deu lugar ao Agile no ano seguinte, até ser aposentado pelo Onix. Desde a mudança de nome e plataforma, tudo mudou na vida da marca. Hoje, o Onix vende o que o Corsa nunca chegou perto de fazer.

Hyundai HB20 – Veja ofertas

Na década passada, a Hyundai não contava com um hatch compacto à venda no Brasil. O HB20 fez sua estreia apenas em 2012, marcando a entrada da divisão nacional da marca independente da importadora CAOA. Na Europa, a marca contava com o i20, que seria o modelo equivalente ao nosso HB20.

Ford Ka – Veja ofertas

Nascido como um subcompacto de formas arredondadas e mirando o mercado europeu, o Ka em 2009 já era um projeto brasileiro que aproveitava partes do modelo original e do Fiesta. A mudança de trajetória e a canibalização do Fiesta fizeram bem ao Ka, colocando ele entre os modelos mais vendidos do Brasil.

Volkswagen Gol – Veja ofertas

Ainda na mesma geração, o Gol ainda fazia barulho no mercado brasileiro em 2009, já que era líder e havia acabado de passar por uma mudança completa. Ao longo desses dez anos foram 3 plásticas, sendo que somente em uma delas não houve mudanças na traseira e no interior. Apesar de ter voltado a sua missão original de ser a porta de entrada da VW, o Gol ganhou câmbio automático.

Chevrolet Prisma – Veja ofertas

Apesar de ainda ser o sedã mais barato da Chevrolet, o Prisma subiu na vida. Deixou de lado o parentesco com o Celta para se associar ao Onix. Deixando para trás Corsa Sedan, Classic e Sonic Sedan, o Prisma derivado do Onix se tornou o sedã mais vendido do país.

Volkswagen Polo – Veja ofertas

Se antigamente o Polo se sentia espremido entre Gol e Golf, hoje o modelo achou seu espaço no mercado. Em 2009, a marca promovia diversos testes de mercado com ele, como a versão BlueMotion, câmbio I-Motion e até motor flex com partida a frio. Tudo apareceu primeiro no Polo. Hoje, ele se estabelece como um hatch com maior volume nas vendas e dotado de tecnologia.

Renault Kwid – Veja ofertas

Em 2009, a Renault ainda vendia o Clio no Brasil. Rebaixado a modelo de entrada e simplificado ao máximo, o hatch compacto deu lugar ao Kwid: e como a troca fez bem à Renault. Modelo mais vendido da marca por aqui, o Kwid gerou um frenesi em seu lançamento e foi o primeiro subcompacto do mercado a chegar ao top 10.

Fiat Strada – Veja ofertas

Com mais de 20 anos de estrada, a picape compacta da Fiat mudou pouco em dez anos. Lá em 2009, ela adotou parte da dianteira que segue até hoje. A plataforma e o motor 1.4 ainda são os mesmos, mas a Strada ganhou opção de cabine dupla, caçamba maior e novas versões ao longo dos anos.

Fiat Argo – Veja ofertas

Substituindo de uma vez Palio, Punto e Bravo, o Fiat Argo hoje representa a marca no segmento de compactos. Em 2009, o Palio havia acabado de ganhar as últimas mudanças visuais da primeira geração e caminhava para roubar a liderança de mercado do Volkswagen Gol. O Argo chegou com diversas versões e algo que seus antecessores jamais tiveram: câmbio automático.

Jeep Compass – Veja ofertas

Desenvolvido em uma época conturbada do grupo Chrysler, a primeira geração do Compass não foi um sucesso. Seu estilo polêmico e acabamento de qualidade duvidosa, fizeram ele ser considerado um dos piores Jeep da história pela imprensa americana. Ainda bem que o jogo virou, não é mesmo? Hoje, o Compass é referencia no segmento dos médios e SUV mais vendido do Brasil.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.