entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

10 carros elétricos mais influentes da história recente

Eles mudaram o mercado automotivo para sempre, provando que carro elétrico é sim uma realidade

25/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os carros elétricos são mais antigos do que se supõe. Criados praticamente juntos dos modelos a combustão, eles sucumbiram à extrema popularidade do Ford T, mas houve um tempo em que eles se tornaram necessários novamente, especialmente nos dias de hoje.

Leia mais:
+ Tesla Model 3 é disparado elétrico mais vendido do mundo
+ Volkswagen compra metade da JAC e coloca chinesa no grupo
+ Peugeot vai investir em híbridos esportivos e elétricos

Por isso, reunimos aqui dez carros elétricos que mais tiveram peso na história automotiva mundial, especialmente nos últimos anos com a popularização desse tipo de veículo.

GM EV1

Primeiro e único carro vendido pela GM sem a utilização de alguma de suas marcas, como Chevrolet ou Buick, o EV1 foi o primeiro carro elétrico a criar um verdadeiro barulho no mercado. Foi usado por consumidores por um período de testes entre 1996 e 1999, mas depois todas as unidades foram destruídas em 2002 para evitar problemas nas baterias.

Nissan Leaf

Carro elétrico mais vendido do mundo por cerca de uma década e responsável por tornar esse tipo de veículo popular no mundo. Ele se tornou um hit na Califórnia e na Europa, enquanto no Brasil a primeira geração foi usada como veículo de testes por taxistas, bombeiros e policiais. O Leaf mostrou ao mundo que ter um carro elétrico era viável.

Tesla Roadster

Primeiro modelo produzido pela Tesla causou efeito parecido ao Leaf, mas entre os modelos de luxo. Tomando como base um Lotus Elise, ele mostrou que elétricos poderiam ter visual de carro comum e performance verdadeiramente esportiva. Por muitos anos foi o carro favorito de muitas celebridades.

Chevrolet Volt

Apesar de ser considerado por muitos um carro híbrido, o Chevrolet Volt ajudou a difundir a tecnologia elétrica nos Estados Unidos sem a inconveniência da autonomia baixa dos primeiros modelos movidos a energia. Trazia consigo um motor a combustão que ajudava a carregar o motor elétrico quando a energia acabava. Foi substituído pelo Bolt, esse 100% elétrico.

BMW i3

Primeira aventura de uma marca de luxo no segmento de carros 100% elétricos, o BMW i3 também foi o estreante da tecnologia no Brasil. Apesar do estilo exótico diferente de qualquer outro BMW, traz materiais ecologicamente corretos em sua construção e um motor de moto para ajudar a carregar as baterias do sistema elétrico, como o Chevrolet Volt.

Renault Zoe

Carro elétrico mais vendido da Europa, o Renault Zoe provocou no Velho Continente o mesmo efeito que o Leaf causou nos EUA e Japão. Rapidamente se tornou extremamente popular e dominou tanto as ruas da França quanto da Alemanha, normalmente resistente a carros franceses. É, atualmente, o carro elétrico mais barato do Brasil.

Tesla Model S

Carro elétrico mais rápido do mundo na aceleração de 0 a 100 km/h, modelo movido a baterias que segue mais quilômetros sem precisar recarregar, não são poucos os títulos do Tesla Model S. Ele trouxe o segmento de luxo para os carros elétricos e fez com que diversas marcas resistentes à tecnologia se rendessem, como aconteceu com o carro abaixo.

Porsche Taycan

O quão emblemático é uma marca como a Porsche ter um carro 100% elétrico? Ela sempre foi muito ligada às tradições e tem em seu DNA a esportividade, que deve ser respeitada em qualquer tipo de carro que produza. O Taycan mostra que os carros elétricos evoluíram tanto que podem ser feitos pela Porsche.

Tesla Model 3

O que o Nissan Leaf construiu em dez anos, o Tesla Model 3 conquistou em pouco mais de um ano. Carro elétrico mais vendido no mundo, ele trouxe a tecnologia dos irmãos maiores a um preço mais convidativo. O Model 3 também surpreendeu por conta da tecnologia embarcada e interior minimalista, que virou tendência.

Rivian R1T

Apesar de não ter sido lançada ainda, a picape elétrica Ririan R1T já mudou o mercado, afinal, ninguém pensava em carros elétricos e picapes. Por causa dela, a Ford F-150 terá uma versão elétrica e a Tesla fará a Cybertruck. Se já causou tamanho impacto sem ter sido lançada, imagine só quando ela chegar às lojas em 2021.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.