Peugeot vai investir em híbridos esportivos e elétricos

Sucesso do 208 elétrico e sofisticação da marca levarão à Peugeot ao mundo dos elétricos

22/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Responsável por uma fatia surpreendentemente alta nas vendas da nova geração do Peugeot 208 na Europa, a versão elétrica do hatch compacto ajudou a direcionar o futuro da marca francesa. A Peugeot vai investir forte em modelos 100% elétricos em toda linha, além de ter uma divisão esportiva para híbridos.

Leia mais:
+ Citroën Jumpy ganha versão elétrica com 330 km de autonomia
+ Citroën na China já vendeu um 206 rebatizado e não deu certo

AMG da Peugeot

Apresentado como conceito no ano passado, o Peugeot 508 PSE é o primeiro vislumbre da nova divisão de esportivos da marca francesa. Os modelos Peugeot Sport Engineered terão como foco a entrega de performance esportiva aliada à economia de combustível – será como um AMG da Peugeot ecologicamente correta.

Apesar do lançamento do novo 508 PSE ser aguardado para este ano, o primeiro modelo que verdadeiramente ditará as regras da divisão esportiva será o 308. A terceira geração do hatch médio terá na versão PSE sua substituta para o GTi, só que com mais performance e potência.

Procurando um Peugeot para chamar de seu? Confira aqui ofertas

O Peugeot 308 PSE 2021 usará motor 1.6 THP ligado a um conjunto de motores elétricos – é esperada potência acima dos 300 cv para encarar Volkswagen Golf R, Honda Civic Type-R, Hyundai i30 N e Veloster N, até mesmo o Mercedes-Benz A35 AMG.

Esse 308 esportivo terá tração nas quatro rodas e bastante força dos motores elétricos para compensar em torque instantâneo a diferença de potência e peso em relação aos rivais. Melhorias de chassi e na transmissão também são esperadas. Por conta do layout híbrido, o câmbio será automático.

100% eletricidade

A terceira geração do Peugeot 308 ,além de trazer versão híbrida esportiva, também é cogitada para ser vendida em versão 100% elétrica, seguindo os passos do 208. A plataforma EMP2, usada nos modelos médios da PSA, já se provou apta a receber motorização elétrica nas vans Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Opel Vivaro-e.

Na Europa o único hatch médio 100% elétrico à venda é o Nissan Leaf que, até a chegada do Tesla Model 3, era o modelo elétrico mais vendido no mundo. Tendo um hatch estiloso como o 308 e com o porte que o modelo tem, a chance de fazer mais sucesso que o 208 elétrico é bastante grande.

Simule as parcelas do seu próximo carro

Outro modelo que receberá variante totalmente elétrica é o Peugeot 3008, atualmente à venda no Brasil. Tanto ele quanto seu irmão de sete lugares, o 5008, já possuem versões híbridas. Uma variante totalmente elétrica é desejada pela Peugeot.

Assim, a Peugeot terá em sua linha um carro sempre com três motorizações: combustão, híbrido plug-in (com tempero esportivo nos hatches e sedãs) e 100% elétrico. É uma estratégia bastante parecida com a que a JAC e a Chery têm feito com sucesso na China em modelos como iEV40 (elétrico) com T40 e Arrizo 5e (elétrico) com Arrizo 5.

Diferentemente de outras marcas, a PSA não planeja criar modelos que sejam vendidos somente com motorização elétrica, como é o caso de Volkswagen ID.3, Nissan Leaf, Renault Zoe e os Tela. A Peugeot quer que a motorização elétrica seja uma opção, quer seja de maneira total ou parcial (híbridos), não uma obrigação.

Fonte: Autocar

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro