entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Os carros elétricos mais baratos do Brasil

Modelos 0 km 100% elétricos ainda chegam com preços salgados por aqui, mas as opções têm aumentado

02/04/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto algumas montadoras anunciam planos de produzir somente veículos elétricos em médio prazo no exterior, em nosso mercado os modelos movidos com propulsão de baterias ainda chegam a conta-gotas.  

Em alguns países, como China, Estados Unidos e grande parte dos europeus, os carros elétricos são incentivados de diversas formas, com menos impostos e milhares de pontos públicos de recarga. No Brasil, hoje, os movidos a bateria não pagam o imposto de importação e têm o IPI reduzido para 7%.  

Leia mais:
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?
+ 10 carros elétricos mais influentes da história recente

Os valores do IPVA, no entanto, podem variar de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, a principal atração é a isenção do rodízio municipal.  

Em nosso País ainda é difícil de imaginar um veículo elétrico fazendo longas viagens para longe das principais metrópoles. Apesar disso, algumas montadoras já apostam nestes modelos que agridem menos o meio ambiente  

Em paralelo, eles podem ser até uma opção mais econômica a longo prazo, visto a sequência de aumentos dos preços dos combustíveis e os valores baixos de recarga para as baterias. 

Todos os carros elétricos que temos disponíveis no mercado brasileiro são frutos de importações, sejam elas das próprias da montadora ou independentes, como acontece com os modelos da Tesla.  

Confira quais são os carros elétricos mais baratos à venda no País: 

JAC iEV20 – R$ 159.990 

O carro elétrico mais barato do Brasil é o chinês JAC iEV20. Com a autonomia de 400 km com carga total no modo Eco, o compacto oferece 68 cv de potência e sua velocidade máxima é de 110 km/h. 

CAOA Chery Arrizo 5e – R$ 159.990 

O sedã elétrico da Caoa Chery está na segunda posição entre os mais baratos. O modelo chegou ao Brasil em 2019 e é o primeiro modelo desse tipo da marca sino-brasileira. Entre as opções até R$ 300.000, o Arrizo 5e é o único sedã.  

Sua autonomia é de 322 km e a velocidade máxima é de 152 km/h, a maior entre os carros da lista. 

JAC iEV40 – R$ 225.990 

O iEV 40 tem sua estrutura baseada no T40, que é movido a combustão interna. O SUV elétrico tem bom espaço interno e tecnologia de sobra.

Devido a seus 4,13m de comprimento (e consequente maior peso), o iEV40 tem autonomia menor se for comparado ao irmão compacto iEV20 (3,66m). Ele pode rodar até 300 km e sua velocidade máxima é de 130 km/h.  

Nissan Leaf – R$ 239.900 

O Nissan Leaf é considerado um dos elétricos mais populares do mundo, principalmente por já ter sido o mais vendido – a liderança atualmente é do Model 3, da Tesla. O Leaf está na segunda geração e sua autonomia é de 385 km com carga completa. A velocidade máxima deste Nissan é de 144 km/h. 

JAC iEV60 – R$ 259.900 

Apresentado no Brasil em 2020, o JAC iEV60 é um SUV médio que oferece 380 km de autonomia. Conduzindo o veículo na estrada, ele consegue até percorrer distâncias maiores.

Em testes, ele foi de São Paulo até o Rio de Janeiro sem fazer pausa para recarregar. O iEv60 possui o motor mais potente da marca entre suas opções elétricas, com 110 kW (150 cv). Sua velocidade máxima é de 130 km/h.  

Chevrolet Bolt – R$ 262.100 

Único modelo norte-americano da lista, o Chevrolet Bolt teve sua linha renovada nos EUA, mas aqui ainda temos somente a primeira geração.

O modelo tem uma das melhores autonomias entre os elétricos na sua faixa de preço. São 416 km se estiver com sua carga completa. A potência de seu propulsor elétrico é de 203 cv e sua velocidade máxima é de 145 km/h 

BMW i3 – R$ 279.950 

O BMW i3 tem visual futurista, além do luxo característico da marca alemã. Sua autonomia que é de 335 km no modo totalmente elétrico. O i3 é equipado com motor elétrico de 170 cv de potência, além de um pequeno motor a combustão usado somente em casos de emergência.  

Na prática, o motor a gasolina é um gerador, que serve para abastecer as baterias caso se esteja rodando por uma estrada ou outro local sem tomadas de recarga. Sua velocidade máxima é de 150 km/h. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.