entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500

Simon Pagenaud quebrou tabu centenário – desde 1920, com Gaston Chevrolet, os franceses não venciam a famosa corrida

28/05/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Com mais de 100 anos de tradição, a edição de 2019 da Indy-500 entrou para a história do esporte por consagrar a primeira vitória de um piloto francês desde 1920. Há quase 100 anos, a vitória nas 500 Milhas foi de Gaston Chevrolet, irmão mais novo de Louis, fundador da marca de automóveis que leva seu sobrenome até hoje.

Leia mais:
Jaguar Brazil Racing encara etapa decisiva em Berlim
Duelo Barrichello X Serra desponta na Stock Car
Como o fracasso de Alonso explica grandeza da Indy-500

Coincidência ou não, Simon Pagenaud venceu com um carro da equipe Penske equipado com motor Chevrolet.

O francês largou na pole, mas teve que defender a liderança o tempo inteiro. Primeiro, contra seu próprio companheiro de equipe, Josef Newgarden. Depois, contra Alexander Rossi nas voltas finais.

Simule aqui as parcelas do seu próximo carro

O duelo foi eletrizante. O norte-americano conseguiu a ultrapassagem faltando apenas três voltas, mas o francês deu o troco na volta seguinte e ficou com a vitória.

Para a alegria das 300 mil pessoas que foram a Indianápolis e para milhões de fãs de todo o mundo que viram a prova ela TV, a edição deste ano teve mais de 500 ultrapassagens ao longo das 200 voltas.

E na primeira vitória da França em 100 anos neste templo do automobilismo, Simon Pagenaud lembrou de seu grande herói nas pistas. Alain Prost? Não, Ayrton Senna, como ele revelou em entrevista para o iCarros em Indianápolis.

“Quando eu tinha 4 anos, Senna despertou meu amor pelas corridas. Ele corria contra Prost, em 1988, e foi quando ganhou o primeiro título mundial. Foi ele que me fez sonhar em ser piloto. Tudo o que ele dizia fazia sentido para mim. Aos 8 anos, comecei a correr de kart. E na chuva eu fui péssimo em minha primeira corrida, igual a ele”, diz Pagenaud, que usou durante a corrida uma pulseira em homenagem a Ayrton Senna.

“Sempre senti muita conexão com ele e até hoje, quando eu tenho momentos de dúvidas, eu vejo os livros dele e seus filmes, isso me dá uma grande motivação e energia. É um mito do esporte. Um deus do automobilismo. Obrigado, Ayrton, se não fosse você, eu não estaria aqui hoje”, disse Pagenaud.

O Brasil teve dois pilotos no top-15: Tony Kanaan foi o 9º colocado, enquanto Matheus Leist foi o 15o. Depois de uma punição nos boxes, Helio Castroneves perdeu uma volta e chegou na 18ª colocação.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.