23/05/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Ao contrário da F1, em que dois ou no máximo três pilotos lutam pelo título, a Stock Car é considerada uma das categorias mais competitivas do mundo, com até dez pilotos podem brigar pelo campeonato até as rodadas finais.
Leia mais:
Stock Car consagra veteranos no Velo Città
Brasil volta à F1 com Fittipaldi e Sette Câmara
Aceleramos o McLaren Senna em Interlagos | Impressões
Dois nomes, no entanto, já se destacam mesmo no início do ano. Até aqui, foram cinco provas disputadas: uma no Velopark (a de número 500 da categoria) e duas rodadas duplas (Velo Città e Goiânia). Serão ao todo 21 corridas.
Em comum a todas elas: o ótimo desempenho do atual líder do campeonato e bicampeão da categoria, Daniel Serra, e do veterano Rubens Barrichello. Serrinha venceu a prova no Velopark, enquanto Barrichello venceu as duas provas 2 de cada rodada dupla.
Só que, mais do que vitórias, a regularidade é que coloca os dois como favoritos. Serra está sempre entre os maiores pontuadores, mesmo quando não vence. “Em 2019, o regulamento mudou e, com mais pontos para a prova 2 (de 20 para 25 pontos), ficou ainda mais importante ser regular”, diz o líder do campeonato, que tem 106 pontos na tabela, uma a mais que Barrichello.
Também tem chamado a atenção na Stock Car as desclassificação de vencedores. Ricardo Zonta, da equipe Shell, foi desclassificado após seu carro ter uma irregularidade técnica no freio – o anúncio foi feito apenas na véspera da rodada dupla em Goiânia, 12 dias após a prova no Velo Città.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
Ironicamente, na capital de Goiás ele acabou sendo beneficiado por outra decisão de desclassificação: Thiago Camilo recebeu uma punição de 20 segundos por queimar a largada – ele era o pole position da corrida 1.
Neste caso, a crítica dos pilotos foi pela demora no anúncio da punição, que deveria ter sido feita durante a própria corrida 1 – e não seis horas após a bandeirada, o que também alterou de forma significativa a estratégia de outros competidores na prova 2.
A responsabilidade das vistorias e punições é da CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro