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500 Cabrio é o conversível mais barato do País

Agora com duas opções de motor, o 500 Cabrio esbanja charme a partir de R$ 56.900. Reestilização será apresentada dia 4

30/06/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Gabriel Aguiar / Fonte: iCarros

O Fiat 500 chegou ao Brasil no final de 2009, inicialmente importado da Polônia. O preço alto cobrado na época pelo carrinho, que variava entre R$ 62.870 e R$ 68.970, levou a pouco mais de 2.000 unidades vendidas em dois anos. Em 2011, ele recebeu cidadania mexicana e preço de carro "popular", partindo de R$ 39.990 graças ao acordo comercial com o México. O sucesso foi garantido: preço acessível, boa lista de equipamentos e um visual que mescla estilo retrô com linhas modernas. O modelo fechou 2012 com quase 16 mil unidades vendidas, um salto enorme em relação ao carrinho polonês.

Por aqui, é oferecido no País em cinco versões: Cult, Cult Dualogic, Cabrio, Cabrio Dualogic e Cabrio Automático, com preços entre R$ 48.740 e R$ 68.220. Por R$ 56.900 na versão Cabrio, é o conversível mais barato à venda no Brasil. O iCarros avaliou o Cabrio Dualogic, de R$ 59.900 que, desde o ano passado, traz motor 1.4 EVO Flex.

500 Cabrio: prazer de ser conversível

O 500 conversível tem um sistema de abertura da capota diferente do convencional, como se fosse um grande teto solar. Fica dobrado sobre o porta-malas e mantém as colunas – é o mesmo sistema do rival, o smart fortwo Cabrio. O resultado aumenta o charme desse carrinho, além de a possibilidade de abrir em "fases" dar uma maior sensação de segurança aos passageiros. 

O teto de lona é preto de série, mas o cliente pode optar pelo teto vermelho sem custo adicional. São três estágios de abertura: até os bancos dianteiros, até os bancos traseiros e até o porta-malas. Para abrir ou fechar, basta apertar um botão localizado próximo do retrovisor interno. Os dois primeiros estágios podem ser acionados a qualquer velocidade, mas o último somente com o carro a até 80 km/h. O processo completo leva cerca de 15 segundos.

Um inconveniente de rodar com o teto completamente recolhido é a menor visibilidade traseira, já que o retrovisor interno fica parcialmente encoberto pela capota dobrada. E vamos ter que concordar que visibilidade não é o forte do compacto com suas largas colunas atrás. Mesmo com o teto fechado, a pequena vigia traseira já não permite ver muita coisa. Não que isso seja impedimento para aproveitar um lindo dia de sol com a capota abaixada.

Ficha técnica do 500 Cabrio

O conversível possui motor 1.4 8V que entrega bom desempenho - adequado à proposta de carro urbano - graças à potência de 88 cv e ao torque de 12,5 kgfm com etanol, aliados ao baixo peso de 1.086 kg (veja a ficha técnica completa no iCarros). Há ainda o modo Sport, que retarda as trocas de marcha e altera as respostas do pedal do acelerador e a rigidez do volante. Mais divertido de guiar, o motor 1.4 16V MultiAir flex de até 107 cv só está disponível no 500 topo de linha, o Cabrio Automático, também a única versão com transmissão automática de seis velocidades.

Com câmbio manual, o 500 é ágil e arranca sem demora, mas o automatizado Dualogic retarda um pouco as respostas. E é preciso se acostumar ao seu funcionamento para evitar os incômodos engasgos, especialmente da primeira para a segunda marcha. Se preferir, em uma ultrapassagem, por exemplo, o motorista pode fazer as trocas manuais na alavanca – aumenta para baixo e reduz para cima. Uma vantagem é que ele faz reduções de até três marchas.

Em geral, os modelos com câmbio automatizado exigem o acionamento do freio de estacionamento em ladeiras para evitar que o carro desça ao sair. No caso do 500, ele possui o “Hill Holder”, ou assistente de partida em rampa, que segura o carro parado por alguns segundos após soltar o pedal do freio para que o condutor tenha tempo de acelerar. E isso é bastante útil.

O 500 é muito gostoso de dirigir, extremamente fácil de manobrar graças ao amplo raio de giro do volante e bastante confortável. Devido ao seu tamanho, ele só é mais suscetível a ventos laterais na estrada. A direção elétrica é leve e precisa e a suspensão é firme na medida certa para não comprometer nem o conforto nem a estabilidade em curvas. Mas é bom não abusar em buracos e valetas.

O principal incômodo encontrado durante a avaliação foi o consumo, que ficou na média de 5,5 km/l na cidade com etanol no tanque. Segundo dados do Inmetro, o carrinho faz 7,6 km/l em uso urbano e 8,2 km/l em uso rodoviário com o mesmo combustível.

Interior do 500 Cabrio

Sem alterações no exterior, o 500 sofreu poucas mudanças por dentro no modelo 2015. Ele traz um novo console central com uma entrada USB adicional, além da que se encontra dentro do porta-luvas. Isso tornou bem mais prático o acesso. O acabamento é bom, com muito plástico, mas adotando materiais agradáveis, com destaque para o painel na cor do veículo.

Depois dos elogios, vêm as críticas. O quadro de instrumentos traz velocímetro e conta-giros posicionados ao redor da tela digital, o que dificulta a leitura. Alterar os parâmetros do computador de bordo ou controlar o rádio pelos botões localizados na parte de trás do volante também não são tarefas muito fáceis. Ainda bem que esses problemas devem ser corrigidos no facelift que está a caminho (leia mais abaixo), com a adoção de um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia mais moderna.

Por ser pequeno – são 3,54 m de comprimento -, o espaço na frente é ótimo, mas o mesmo não pode ser dito do banco traseiro, que acomoda melhor crianças e adolescentes. Há pouco espaço para as pernas e o caimento do teto também reduz o espaço para a cabeça. Sem portas traseiras, o compacto conta com um sistema que memoriza a posição do banco do motorista ao ser rebatido para dar acesso aos passageiros atrás.

No modelo convencional, o porta-malas de 185 litros (indo para 550 litros com o banco traseiro rebatido) já é pequeno – para comparar, o Uno leva 280 litros. No conversível, esse volume cai para 153 litros (ou 518 litros com o banco traseiro rebatido). Ou seja, por mais que o compacto tenha sistema isofix para cadeiras infantis, é difícil imaginar uma família utilizando um 500. Por isso, o modelo acaba sendo uma opção mais viável para solteiros ou casais sem filhos. Para esse público, ele é perfeito no dia a dia, acomodando sem problema as compras do mês no supermercado ou as malas para curtir o final de semana.

De série, o 500 Cabrio conta com ar-condicionado, direção elétrica, controle de tração e de estabilidade, volante e banco do motorista com regulagem de altura, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 15, chave canivete, computador de bordo, assistente de partida em rampa, ponteira de escapamento cromada, rádio com entrada auxiliar e teto de lona com acionamento elétrico e três estágios de abertura. Entre os opcionais estão o sistema de som da marca Beats (R$ 1.996) e um pacote com controlador de velocidade, volante revestido de couro com comandos de áudio e som com Bluetooth, USB e comandos de voz (R$ 1.938).

Confira a opinião de donos de 500 no iCarros

Facelift a caminho - o 500 não sofre mudanças estéticas significativas desde a chegada ao País do modelo mexicano, em 2011. Mas isso pode mudar em breve. O compacto reestilizado será apresentado na Itália nesta semana, mais especificamente no dia 4 de julho, e deve ser uma das estrelas da marca no Salão de Frankfurt, em setembro.

Por enquanto, foram feitos apenas flagras do modelo, mas já é possível notar que ele não perderá sua essência retrô, ganhando novos faróis, lanternas, grade e para-choques. A Fiat ainda não divulgou quando o 500 reestilizado deve desembarcar no Brasil, mas espera-se que isso aconteça ao longo de 2016. O lançamento na Europa está previsto para o final deste ano.

Conheça mais modelos com preço abaixo de R$ 200 mil para rodar com os cabelos ao vento:

smart fortwo Cabrio –  R$ 76.900

Com espaço para apenas duas pessoas, é vendido em versão única com motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina que rende 84 cv, com câmbio automatizado de cinco marchas. Possui capota de lona. Porta-malas leva 220 litros.

Mini Cooper Cabrio – R$ 139.950

Também exibindo estilo retrô, o Mini Cabrio é vendido na versão S equipada com motor 1.6 turbo a gasolina de 184 cv e câmbio automático de seis marchas. Há ainda a configuração esportiva John Cooper Works, que custa R$ 159.950 e desenvolve 211 cv. O Mini leva quatro ocupantes e seu porta-malas tem capacidade para 170 litros (ou 125 litros com o teto recolhido).

Peugeot 308 CC – R$ 153.790

Com versão única THP, o conversível possui motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv e câmbio automático de seis marchas. O teto é rígido. Há espaço para quatro ocupantes e o porta-malas leva 465 litros (ou 266 litros com o teto recolhido).

Audi A3 Cabriolet – R$ 165.990

Oferecido em versão única Ambition, traz motor 1.8 turbo a gasolina de 180 cv e câmbio S tronic de dupla embreagem e sete marchas. Tem espaço para quatro ocupantes e seu porta-malas leva 320 litros. Capota também é de lona.

 

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