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Audi Q3 1.4 2016 desembarca no Brasil

Audi estreia Q3 2016 com novo visual e traz configuração mais em conta com motor 1.4. Versão de entrada custa R$ 127.190

03/07/2015 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Audi está estreando no Brasil a linha 2016 do SUV Q3. Além das alterações visuais, o modelo agora conta com uma nova versão de entrada, equipada com motor 1.4, e que custa R$ 127.190 na configuração Attraction. A parte mecânica das versões 2.0 já existentes também foi revisada e, com o propulsor maior, os valores variam entre R$ 145.190 e R$ 190.190.

Todas as alterações visuais no Q3 2016 seguiram dois princípios básicos: dar uma impressão de maior largura ao carro e colocá-lo a par dos irmãos maiores Q5 e Q7. Assim, são novas a grade frontal e as saliências no para-choque dianteiro. O traseiro também foi revisado, assim como as lanternas traseiras de LED e a assinatura das luzes diurnas na dianteira.

Uma nova ficha técnica

Na linha 2016, o Q3 recebeu novos motores da família EA-211 que são compartilhados com alguns modelos da Volkswagen. No caso do 1.4, a grande novidade do SUV, o bloco gera 150 cv e 25,5 kgfm de torque, mas é movido apenas a gasolina. A versão flex, que será usada também no A3 Sedan, deve chegar apenas com a nacionalização do modelo. No caso das configurações com o novo propulsor a única opção de câmbio é um de dupla embreagem com seis marchas e tração apenas dianteira.

A motorização 2.0 foi mantida, mas revisada. Agora gera 180 cv e 32,6 kgfm nas versões Attraction 2.0 e Ambiente 2.0, ou 220 cv e 35,7 cv na Ambition 2.0. Em todos os casos o bloco usa apenas gasolina. Acompanhando o propulsor está uma transmissão de dupla embreagem com sete velocidades e a tração é integral.

Veja o conteúdo de cada versão

Attraction 1.4 (R$ 127.190) - Direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis bixenônio, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 17”, sensores crepuscular e de chuva, rádio com conectividade via Bluetooth e entrada auxiliar, central multimídia com tela de 5,8”, start/stop, freio de estacionamento elétrico, seis airbags, controle de estabilidade, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha em modo manual, assistente de partida em rampas e revestimento de couro para os bancos.

Ambiente 1.4 (R$ 144.190) - Os mesmo itens da versão anterior com a adição de rodas de 18”, teto-solar elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, ajustes elétricos para o banco do motorista, rebatimento elétrico de espelhos, piloto automático e abertura elétrica do porta-malas.

Attraction 2.0 (R$ 145.190) - Os mesmo itens da Attractive 1.4 mais ajustes elétricos para o banco do motorista.

Ambiente 2.0 (R$ 165.190) - Itens da Ambiente 1.4 com a adição de sensor de estacionamento dianteiro, função de seleção para quatro modos de condução (econômico, conforto, automático e esportivo) e Auto Hold, que permite ao motorista - quando acionado - manter o carro parado num semáforo, por exemplo, engatado e sem pisar no freio.

Ambition 2.0 (R$ 190.190) - Mesmos equipamentos da Ambiente 2.0 mais motor com maior potência, ajustes elétricos para os dois bancos dianteiros e central multimídia com tela de 7”, armazenamento interno e navegação por GPS integrada.

Para todas exceto a mais cara está disponível como opcional a tela maior com navegação e custa R$ 10.500. Na última, pode-se adquirir por R$ 7.500 extras sistema de chave presencial, monitor de ponto cego e áudio da marca Bose.

Menos é o suficiente

 O novo Audi Q3 pode ser considerado compacto pela marca, mas suas proporções não são pequenas. O SUV tem 4,4 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e 2,6 m de entre-eixos, sendo que o bagageiro comporta 460 litros. O peso é de 1.405 kg.

Com motor (e tonelagem) 1.4, a mesa estava posta para situação ficar tão pequena para o carro como é o propulsor. Mas não, o Q3 respondeu bem ao dowsizing. Em uso urbano, não faltou fôlego para o SUV e só foi possível sentir falta do 2.0 em retomadas a altas velocidades, situação em que o 1.4 exige um pouco mais de paciência.

As arrancadas são fortes até os 4.000 rpm e isso é resultado do esforço de engenharia da Audi, pois o sistema TFSI trabalha com injeção direta e indireta de combustível, além de turbina e compressor de ar mecânico para a sobrealimentação. São esses os fatores que permitem ao pequeno 1.4 do Q3 ignorar o peso da carroceria.

Vai vender? - A Audi não quis comentar sobre números de venda, mas, em 2014, o Q3 teve 3.817 unidades emplacadas. O modelo 2015 mais em conta custava R$ 141 mil. Agora com uma nova opção 1.4 mais em conta que perde pouco em desempenho e em equipamentos para as antigas 2.0, o modelo deve continuar a ser vista comum nas ruas. A marca espera que a novidade represente entre 20% e 30% das vendas do Q3.

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