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BMW i3 empolga ao volante

Com desempenho, autonomia e conforto em destaque, o elétrico BMW i3 enfrenta a barreira do preço: R$ 225.950

12/09/2014 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Primeiro carro elétrico da BMW a ser produzido em série e o primeiro modelo 100% elétrico a ser comercializado no Brasil, o i3 chegará às concessionárias da marca nas próximas semanas custando R$ 225.950 na versão de entrada Rex e R$ 235.950 na mais completa Rex Full.

O primeiro lote será entregue ainda neste mês e o modelo estará à venda apenas em algumas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Joinville - as mesmas que oferecerão o superesportivo híbrido i8. Até o final do ano, serão importados 100 carros da Alemanha para o Brasil. Se você ficou interessado, o iCarros teve a oportunidade de avaliar o i3.

O futuro é aqui

Antes de entrar no carro, seu visual já chama a atenção, com o estilo futurista marcado pela grade numa posição elevada e os faróis finos. Caminhando ao redor do carro, é possível notar as portas traseiras, que se abrem no sentido contrário ao convencional, ou seja, para trás – chamada porta suicida. Esse sistema não é novo, ele está presente também na versão cabine dupla da picape Fiat Strada, facilitando o acesso dos passageiros.

Seguindo o tour pelo carro, chegamos à traseira, ainda mais futurista, com a tampa do porta-malas preta e as pequenas lanternas que parecem flutuar. Merece destaque ainda a ampla área envidraçada.

Com relação ao tamanho, o i3 é maior do que aparenta. Ele equivalente a um Fiat Punto, com 3,99 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,57 metros de distância entre-eixos. Seu porta-malas, porém, é menor quando comparado aos hatches compactos, com apenas 260 litros de capacidade – o espaço é reduzido para dar lugar à bateria que move o carro.

Equipamento inédito

Com o salgado preço de R$ 225.950, a versão Rex já vem de série com ar-condicionado automático, sensor de chuva, teto solar, seis airbags, controle de estabilidade, faróis de LED, volante com comandos de áudio, rodas de liga leve aro 19, controlador de velocidade e sistema de entretenimento com GPS.

A configuração topo de linha Rex Full, que cobra R$ 235.950, acrescenta câmera de ré, rodas aro 20, bancos de couro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema que estaciona o carro sozinho – sem nenhuma intervenção do condutor, ao contrário dos dispositivos até então oferecidos pelas demais fabricantes - e controlador de velocidade adaptativo – mantém a velocidade e a distância do carro à frente pré-programada, freando e acelerando quando necessário.

Movido só a eletricidade

Diferente dos modelos híbridos, que contam com um motor elétrico e outro a gasolina atuando em conjunto ou separados, o i3 é movido apenas pelo propulsor elétrico, capaz de render 170 cv de potência e torque de 25,4 kgfm - números próximos ao do motor 2.5 do Fusion. Por ser um carro leve (1.315 kg), ele anda muito bem, com respostas ágeis tanto em arrancadas quanto em retomadas. Segundo a BMW, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.

Com tração traseira, o i3 foi feito para o uso urbano. Por isso, aerodinâmica e estabilidade não são seus fortes. A suspensão, muito firme, também incomoda ao passar por ondulações. Já a direção é leve, sem perder em precisão, e tem bom ângulo de giro, o que torna muito fácil realizar manobras com o i3.

Infelizmente não foi possível testar o modelo na estrada, mas, ao encarar uma longa reta, ele esbanjou fôlego e ultrapassou rapidamente os 80 km/h. E basta tirar o pé do acelerador para o freio-motor entrar em ação e frear o veículo, ajudando a regenerar a carga da bateria, de íon de lítio. Sua autonomia varia entre 130 km e 160 km, podendo chegar a 200 km com o uso dos modos de condução (Comfort,Eco Pro e Eco Pro+).

Para ampliar ainda mais esse número, as versões Rex trazidas ao Brasil contam com um motor a gasolina de dois cilindros e 38 cv que funciona como gerador, recarregando a bateria – daí o nome da versão, uma abreviação de Range Extender. Com isso, a autonomia pode chegar a quase 300 km. Para alimentar esse motor a combustão, o i3 possui um tanque de combustível com capacidade para nove litros.

É possível recarregar a bateria em uma tomada residencial: são oito horas em uma tomada de 220V e 16 horas em uma de 110V. Mas a tomada precisa ser aterrada. Além disso, até o final do ano, todas as concessionárias da BMW terão ponto de recarga rápida, que leva três horas.E o motorista pode consultar o nível da bateria pelo telefone celular, assim como travar as portas, ligar o ar-condicionado ou enviar rotas para o GPS.

Silêncio a bordo

Para dar a partida, basta apertar o botão Start-Stop na alavanca de câmbio, que fica atrás do volante. Então, é só engatar o "D" usando um botão giratório na ponta da alavanca e acelerar. O freio de estacionamento é eletrônico, acionado por um botão no console. Merece destaque o silêncio no interior da cabine graças ao motor elétrico.

Por dentro, o painel todo digital - também de estilo futurista - tem fácil visualização e desenho limpo, com acabamento digno de um BMW. E três pessoas viajam com conforto atrás graças ao túnel central plano.

Serviços diferenciados

Na tentativa de conquistar os clientes, a BMW oferece alguns serviços diferenciados. Para não correr o risco de ficar parado na rua sem bateria, por exemplo, a empresa oferece serviço de guincho por até quatro ocorrências por ano durante os dois anos de garantia do veículo.

Além disso, ao comprar o i3, o consumidor conta gratuitamente, por três anos, com os serviços de: informações de trânsito em tempo real, concierge (atendimento por telefone sobre cinemas, restaurantes, lojas etc nas proximidades) e internet (conexão por meio de um chip instalado no carro, sem ser preciso parear o celular ao sistema de som). Outros serviços de conectividade oferecidos pela BMW, como chamada de emergência (aciona a central e informa a localização do carro em caso de acidente) têm prazo de dez anos, sem nenhuma cobrança.

Vai vender? - A BMW parece otimista com a perspectiva de vender 100 carros com um preço tão elevado no prazo de quatro meses. E, em 2015, ela espera comercializar entre 150 e 200 carros. A verdade é que o i3 empolga, com bom espaço interno, bom acabamento e desempenho satisfatório. Com autonomia de até 300 km, é possível até fazer uma viagem com ele tranquilamente. E o carro ainda está isento do rodízio de veículos em grandes cidades como São Paulo.

Mas vale lembrar que o i3 não se enquadra na lei municipal para elétricos e híbridos que prevê a devolução de parte do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Elétricos) em São Paulo, uma vez que ele custa mais do que R$ 150.000. Com tantos pontos positivos, o problema é saber se o público brasileiro está preparado para se render aos elétricos - e aos seus preços.

 

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