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C4 Lounge é o retorno da Citroën aos sedãs médios

Citroën apresenta o C4 Lounge, substituto do Pallas, para voltar a brigar entre os sedãs médios. Agora, com estilo

13/08/2013 - Thiago Moreno, de Mendoza (ARG) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Já era hora de a Citroën encarar os fatos: com sete anos de vida e poucas alterações, o C4 Pallas exigia um substituto. Com uma concorrência que foi modificada ao longo deste período - estreia do Chevrolet Cruze em 2011, nova geração do Civic em 2012 e chegada do novo Toyota Corolla em 2014 -, a Citroën finalmente se atualiza e lança o C4 Lounge.  

Para enfrentar esses rivais e não canibalizar o Peugeot 408 (que compartilha plataforma, motor, transmissão e sai da mesma fábrica de El Palomar, na Argentina), a marca de origem francesa apresentou o sedã no Salão de Buenos Aires e divulgou todos os detalhes do carro, que começa a ser oferecido em pré-venda dia 26 de agosto e chega às lojas em 22 de setembro. O preços variam entre R$ 59.990 e R$ 77.990.

Com razão

Com o C4 Lounge, a Citroën não quer ganhar os consumidores apenas pela novidade. A versão de entrada, Origine  2.0 (R$ 59.990), traz de série uma lista longa de equipamentos: direção com assitência eletro-hidráulica, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, alarme, rádio com conectividade via Bluetooth, volante multifuncional, banco traseiro bipartido, freios ABS, duplo airbag frontal e rodas de liga-leve de 16 polegadas. O motor é o mesmo do atual C4 Pallas: 2.0 16V flex de 151 cv com etanol e 143 cv com gasolina. O câmbio para a o C4 Lounge Origine é manual de cinco marchas.

A seguinte, Tendance 2.0 com câmbio manual, agrega rodas de 17 polegas, ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. A Tendance é a primeira configuração do C4 Lounge a oferecer um câmbio automático, de seis velocidades e não de quatro como era no C4 Pallas. Na versão Tendance, o carro custa R$ 62.490 e R$ 66.990, respectivamente para o câmbio manual e automático.

A versão topo de gama é a Exclusive. Quando equipada com motor 2.0 só é oferecida com câmbio automático e sai por R$ 72.490. Adiciona bancos em couro, chave presencial, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina e rebatimento elétrico dos retrovisores externos. A mais cara, Exclusive THP, vem com motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv, já extensamente usado na Citroën Peugeot e BMW e também só é acompanhado pela transmissão automática. Nessa configuração, de R$ 77.990, o C4 Lounge tem ainda câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, GPS e tela multimídia de sete polegadas. Por R$ 3.300 a mais, pode ser equipada com faróis de xenônio direcionais e teto-solar elétrico.

Com emoção

E a inspiração foi em vários lugares do passado. O vidro traseiro, em ângulo invertido, dá um toque de individualidade ao carro e veio diretamento dos finados C5 e C6. Já o formato da linha dos vidros, com acabamento cromado, é similar ao usado por modelos como os Citroën XM e CX. Além disso, o C4 Lounge disfaça bem suas medidas. Tem 4,6 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,5 m de altura e 2,7 m de entre-eixos, mas uma mistura de vincos suaves e linhas curvas deixa o visual do carro agradável. Por dentro, é possível reconhecer o painel do DS4, com os três instrumentos e o volante de grande diâmetro.

“O C4 Lounge é um veículo que respeita as regras do segmento, é um sedã, mas é atrativo para que o consumidor tenha orgulho de ter um sedã”, diz Daniel Nozaki, gerente de Design e Criação da Citroën para a América Latina. Mas o sedã não era um carro que lutava contra a fama de “carro de tiozão”? Sim, mas esse cenário vem mudando. Concorrentes como o Civic e Cruze apostaram no visual esportivo, mas a Citroën correu atrás de estilo.

Com movimento

O iCarros andou na versão Tendance 2.0 automática, que a Citroën acredita ser a que terá a maior parte do bolo das 1.500 vendas mensais do C4 Lounge, respondendo por cerca de 700 unidades por mês. Apesar de já ter transmissão automática, a Tendance não tem mimos como a tela multimídia ou acabamento em couro, o que deixa o visual interno do carro bem simples e contrasta com o painel rebuscado. O rádio, inclusive, parece ter sido adaptado para ocupar os espaço da tela, com um pequeno porta-trecos abaixo que reforça essa impressão.

Passado esse sentimento de que falta algo, é hora de dirigir e a carroceria do C4 Lounge começa a mostras suas qualidades. Silencioso, roda a 120 km/h a menos de 3.000 rpm. Também é confortável, mas isso não compromete a dirigibilidade, uma vez que o modelo faz curvas com pouco rolamento nas mudanças de direção. Apesar de ter 21,7 kgfm de torque com etanol, o motor 2.0 só libera toda essa força aos 4.000 rpm. Pesando 1.414 kg nessa configuração, o C4 Lounge perde embalo em aclives e as retomadas exigem que o câmbio reduza pelo menos duas marchas para se obter desempenho.

Vai vender? – O Citroën C4 Lounge é mais uma novidade bem-vinda ao segmento dos sedãs médios, que costumava ser tão pacato. Não tenta ser esportivo, foca bem seus atributos em conforto, custo-benefício e estilo e tem tudo para colocar a marca de volta entre os cinco principais modelos desta categoria.

Viagem a convite da Citroën

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