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Lançamento: VW Golf Comfortline 1.0 TSI

Hatch entra na era dos motores 1.0 turbo em nova versão intermediária, com câmbio manual, por R$ 74.990

22/09/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Primeiro foi o VW up! TSI, depois o Hyundai HB20, seguido pelo Ford New Fiesta Hatch. Agora é a vez do VW Golf entrar na era dos motores 1.0 turbo. O 1.0 TSI será oferecido na versão intermediária Comfortline, posicionada entre a Comfortline 1.6 aspirada (parte de R$ 78.130) e a Highline 1.4 turbo TSI (parte de R$ 95.670). Ainda assim, a novidade que chega às lojas do País em meados de outubro irá custar menos: R$ 74.990 - ao menos na tabela, já que a Volks afirma que os descontos fornecidos pelas concessionárias na opção 1.6 de entrada a deixará mais em conta.

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Trata-se do mesmo motor flex do up! TSI, que já conta com bloco de alumínio, injeção direta, comando de válvulas variável na admissão e no escape e partida a frio de alta pressão, entre outras tecnologias. Contudo, esse propulsor recebeu pequenas alterações para aumentar seus números de torque e potência. Ele rende 125 cv com etanol e 116 cv com gasolina e torque de 20,4 kgfm (ambos os combustíveis), frente aos 105 cv (e) e 101 cv (g) e 16,8 kgfm do compacto. "O objetivo é oferecer perfomance superior a um 2.0 convencional", afirma Roger Guilherme, gerente de Powertrain da Volkswagen. O resultado são 19% a mais de potência e 21% a mais de torque quando comparado ao up! TSI.

Mas o que muda no motor?

Para elevar torque e potência, a Volkswagen optou por aumentar a pressão do ar que entra na câmara de combustão vindo do compressor. A taxa de compressão e as dimensões dos componentes seguem iguais. Sendo assim, mudam o tamanho e consequentemente a posição do radiador auxiliar (cuja função é refrigerar o intercooler), os materiais empregados na válvula de escape e na turbina, o ponto de ignição em função das rotações e a junta de cabeçote, além de agora serem adotadas velas de irídio no Golf 1.0 turbo. Segundo a Guilherme, o objetivo dessas mudanças é melhorar os números de desempenho mantendo a robustez do conjunto. 

A transmissão que acompanha esse propulsor é sempre manual de seis marchas. Segundo Joas Fritz, surpervisor de marketinbg do produto da Volkswagen, não há intenção de adotar o câmbio automático nessa versão, uma vez que o desenvolvimento do motor foi feito para o câmbio manual. "Acreditamos que o público desse carro será o entusiasta, que prefere a transmissão manual e gosta de ter controle sobre as trocas", afirma. 

Segundo a empresa, os dados de consumo são 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina ou 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,7 segundos e a velocidade máxima é de 194 km/h, ambos os dados com o combustível de cana-de-açucar no tanque.

Como anda?

Você chega na concessionária, pede para fazer um test-drive no Golf e acaba guiando o 1.0 turbo sem saber. Se isso de fato acontecer, é capaz de você nem perceber que não está à bordo do 1.4 TSI. Bom, talvez pela lista de equipamentos, porque o conjunto motor/câmbio ficou tão "redondo" que dá a mesma empolgação de guiar que o up! TSI e não fica devendo nada ao Highline. Ele responde muito bem em arrancadas e retomadas, sem reclamar nem em subidas. 

Durante o test-drive realizado por rodovias no interior do São Paulo, o carro agradou bastante, aliado às características (positivas) que já estavam presentes no hatch como ótima estabilidade em curvas, direção elétrica com rigidez na medida em cada faixa de velocidade e suspensão confortável, filtrando bem o piso apesar do eixo de torção na traseira - a substituição da suspensão traseira independente aconteceu com a nacionalização no início deste ano.

O câmbio tem bons engates, bastante precisos, e embora seja um modelo 1.0 não são necessárias reduções frequentes em função do torque máximo disponível a partir de 2.000 rpm. Além disso, a sexta marca garante conforto acústico na estrada em velocidades maiores. Por dentro, o acabamento é bom e sem falhas aparentes, com desenho sóbrio, porém, elegante. A lista de equipamentos de série também é bem recheada, o que torna a versão atraente não fosse o seu preço elevado. 

Equipamentos de série

Golf Comfortline 1.0 TSI: sete airbags, controle de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema isofix, volante revestido de couro, ar-condicionado, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas, direção elétrica, monitoramento da pressão dos pnues, luz diurna (halógena), retrovisor com função Tilt Down (abaixa o espelho direito ao engatar a ré) e sistema de som Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5", sensor de proximidade, SMS reader e comandos de voz. 

Opcionais: Pacote Elegance (sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, rodas aro 17" e volante multifuncional), Pacote Exclusive (som Discover Media com GPS e Map Care com atualização gratuita sem prazo para os mapas do GPS), Pacote Confort (ar-condicionado dual zone e bancos revestidos de couro) e teto solar elétrico panorâmico.

Vai vender? - A Volkswagen não revela a expectativa de venda nem o mix que essa versão 1.0 turbo deve representar na família Golf. Contudo, confirma que a opção Highline 1.4 ainda deve ser a mais comercializada na gama. Seus rivais, segundo a empresa, são Ford Focus, Hyundai i30 e Chevrolet Cruze Sport6, cuja nova geração estreia em novembro no Salão de São Paulo. Para eles, o Fiesta Ecoboost de R$ 71.990 não entra nessa lista em função de serem carros de segmentos diferentes. Resta saber se o público também fará essa distinção, já que o modelo da Ford é bem mais barato, entregando os mesmos 125 cv de potência, mas com 17,3 kgfm de torque.

Test-drive a convite da Volkswagen

 

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