entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Linha Volvo 2014 tem gama R-Design renovada

V40, S60, V60 e XC60, todos 2014, renovam fórmula R-Design para oferecer desempenho, sem perder o luxo da Volvo

17/10/2013 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A renovação da versão R-Design é a principal novidade da linha 2014 da Volvo. Para os modelos S60 e V60, a configuração passa a ser a única disponível, com opção de escolha entre motor T5 ou T6. Para o sedã, os preços são R$ 154.950 e R$ 205.950, respectivamente, enquanto a perua custa custa R$ 159.950 (T5) e R$ 209.950 (T6). O V40, por sua vez, mantém a opção mais em conta Dynamic (R$ 122.950) e oferece a R-Design por R$ 138.950 (confira o lançamento do hatch aqui).

A escolha pela manutenção apenas das versões mais esportivas foi técnica, segundo Paulo Solti, presidente da Volvo do Brasil: “temos uma cota de importação de 3.000 carros por ano, sendo que reservamos cerca de 1.800 para o XC60. Optamos por ficar com os modelos de maior valor agregado e menor volume para o S60 e a V60 para não passarmos desse número”, disse. A previsão de venda de ambos é de 300 unidades por ano.

O XC60 foi o que passou por mais mudanças para 2014: ganhou um facelift, que lhe rendeu uma atualização na parte frontal e nos para-choques. O modelo está disponível nas versões Dynamic T5, Top T6 e R-Design T5 ou T6. As versões esportivas devem responder por 35% do total de vendas do SUV. Os preços são R$ 159.950, R$ 224.950, R$ 189.950 e R$ 249.950, respectivamente.

Versões e suas motorizações

O motor 2.0 turbo a gasolina (T5) de 240 cv está disponível para todos os R-Design e é acoplado a uma transmissão de dupla embreagem com seis velocidades. Já o 3.0 turbo de seis cilindros (T6), com 304 cv, câmbio automático de seis marchas e tração integral só não está disponível no hatch.

A diferença entre as versões R-Design T5 e R-Design T6 nos quatro modelos, além do trem de força, está na adição de equipamentos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa e detector de pedestre. Bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro vêm de fábrica em ambas as configurações.

Visualmente, o pacote R-Design conta com grade frontal sem cromado, difusor traseiro, amortecedores e molas mais firmes - o que reduziu a altura total dos carros em 15 mm em relação às versões convencionais. Por dentro, os modelos da gama esportiva ganharam aletas atrás do volante para trocas de marcha no modo manual (nas versões topo de gama) e painel digital personalizável. Os faróis de xenônio adaptativos, que reconhecem veículos ao redor e evita o ofuscamento da visão, também são de série.

Um dos acessórios que pode ser instalado na linha 2014 da Volvo é o Sensus Connected Touch, uma tela de toque de sete polegadas que transforma a central de entretenimento do carro numa espécie de tablet, com acesso à internet e navegação por GPS. O problema é o preço: R$ 7.190 instalado. Não é a primeira vez que a Volvo coloca um acessório para seus carros a valores altos. No V40, o Kit Safety, que inclui até airbag para pedestres, custa R$ 15 mil.

Perua sim, sem graça, não

O iCarros avaliou a perua V60, tanto na versão T5 como na T6. Por que a escolha desse modelo, uma vez que tem menos volume de venda que o SUV XC60? É simples: é numa V60 que o ex-piloto de F1 e atual garoto propaganda da Volvo Rubens Barrichello leva sua família. Se é bom para ele, o carro deve ter suas qualidades.

Contra o XC60, a vantagem da V60 é a dinâmica de condução. A perua T5 tem 1568 kg contra 1.698 kg do SUV com o mesmo motor. Além disso, mais baixa (1,5 m ante 1,7 m), a V60 anda melhor com o motor 2.0 e faz curvas com mais precisão. Apesar de a linha R-Design do XC60 ter deixado o carro mais firme, o próprio porte do SUV faz com o que o carro fique atrás da perua, principalmente em trechos sinuosos.

Quem optar pela V60 T5 não vai se decepcionar com o desempenho do propulsor menor graças à transmissão de dupla embreagem, que faz trocas rápidas para manter o ritmo de aceleração. A T6 cola mais o motorista no banco, mas o câmbio automático não responde tão rápido quanto a caixa da T5. Apesar disso, o ronco do seis em linha 3.0 faz bela trilha sonora a partir dos 3.000 rpm e as trocas do câmbio passam despercebidas.

Vai vender? – O XC60 deverá continuar como a vitrine da Volvo, graças à renovação da aparência e a introdução da versão com apelo esportivo, atendendo a um número maior de clientes. O V40, por sua vez, está mais caro que alguns concorrentes como o Mercedes-Benz Classe A e o BMW Série 1 e terá dificuldades para ganhar mais espaço entre competidores estabelecidos. Já a dupla S60 e V60, até pelo baixo volume de importação, deverá ficar restrita a determinados nichos para quem busca conforto e performance e que não queira nada de origem alemã.

Teste-drive realizado a convite da Volvo

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.