entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

March e Versa enfim ganharão câmbio CVT em junho

Nissan confirma produção para o próximo mês, mas os preços ainda não foram divulgados. Veja as primeiras impressões

12/04/2016 - Anamaria Rinaldi, de São José dos Pinhais (PR) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Com lançamento previsto para junho deste ano, os Nissan March e Versa enfim terão o tão aguardado câmbio CVT. Os modelos já estão em fase final de desenvolvimento em São José dos Pinhais (PR), onde o iCarros pode testar um exemplar do sedã da área de engenharia a convite da marca para obter as primeiras impressões da novidade.

Leia mais:
Nissan Kicks será o carro dos Jogos Rio 2016 
Salão de Nova York: Nissan GT-R 2017 está mais potente 
Nissan cria edição especial March Rio por R$ 53.990

Ainda não estão definidos os preços e as versões que receberão a nova transmissão. Sabe-se por enquanto que ela será ofertada apenas com motor 1.6 16V flex de 111 cv (gasolina/etanol), atualmente disponível nas configurações S, SV e SL do March e SV, SL e Unique do Versa. Quanto aos valores, a empresa garante que serão competitivos frente aos concorrentes.

A produção em Resende (RJ) começa no próximo mês para ambos os modelos, que chegam juntos às concessionárias. Essa é uma das apostas da Nissan para 2016. "O câmbio CVT já tinha demanda de clientes da marca, por isso, esperamos crescer bastante nesse segmento com a nova transmissão", afirma Cristiane Sanches, gerente de marketing de produto da Nissan.

Contudo, a empresa ainda não revela a expectativa de vendas para o novo câmbio. Em 2016, o hatch possui uma média de 1.496 unidades vendidas por mês, enquanto o sedã tem média um pouco superior com 1.595 unidades mensais - ambos os dados são da Fenabrave (associação de revendedores).

Nova geração do CVT

A Nissan já oferece no Brasil os sedãs Sentra e Altima com transmissão CVT. Mas não é o mesmo sistema que será empregado no March e no Versa. "Trata-se de uma nova geração do câmbio, desenvolvido especificamente para o segmento de compactos", afirma Ricardo Abe, gerente de engenharia de produto da Nissan. Essa nova geração já está disponível na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, entre outros mercados.

Para o nosso mercado, porém, o conjunto motor e câmbio recebeu uma nova calibração para poder rodar tanto com gasolina como com etanol. Entre as modificações, estão relação de marchas ampliada, peso e tamanho reduzidos, redução no atrito, novas correias e polias, diminuição do tamanho da bomba de óleo, menor resistência na passagem do óleo (melhora de 40%) e maior diâmetro das engrenagens.

Fabricado no México, o Xtronic CVT - nome comercial que recebe - promete ser mais econômico, com nota A no Inmetro, de acordo com a fabricante. "A economia de combustível é um fator decisivo de compra no segmento de compactos", diz Cristiane. Os dados de consumo informados são: 7,78 km/l na cidade e 10,03 km/l na estrada com etanol para o Versa e 11,62 km/l e 14,11 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o hatch March faz, com etanol, 7,82 km/l em uso urbano e 9,75 km/l em uso rodoviário. Com gasolina, os números são 11,67 km/l e 14,53 km/l, nessa ordem.

Impressões

O modelo avaliado pelo iCarros é pré-série, ou seja, ainda receberá algumas alterações. Mas o primeiro contato foi positivo, com respostas bastante ágeis, inclusive em retomadas de velocidade. O acerto do conjunto agradou na cidade e na estrada, onde o motor trabalha um pouco abaixo de 2.000 rpm a 120 km/h. Isso ajuda no nível de ruído, que só incomodou um pouco ao pisar fundo no acelerador.

Há ainda a função Overdrive, que eleva a faixa de rotação, aumentando o torque para fazer uma ultrapassagem ou subir uma ladeira íngreme, por exemplo, ou ainda ajudando a reduzir a velocidade do veículo com maior atuação do freio motor. Para acioná-la, basta apertar um botão na lateral da alavanca.

Essa transmissão não simula marchas nem possui trocas sequenciais (manuais), o que parece ser seu único defeito. Se a versão final ficar próxima do carro pré-série, ela tem potencial para impulsionar as vendas da marca ao lado de outra novidade, o SUV Kicks, que será lançado ainda em maio.

Teste drive a convite da Nissan

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.