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Mercedes lança o novo C300 Sport por R$ 241.900

Novo topo de linha do Classe C ganha motor mais potente e câmbio de nove marchas. Tudo sem deixar o conforto de lado

02/06/2017 - Thiago Moreno, de Campos do Jordão (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Mercedes-Benz anunciou a chegada da linha 2017 do sedã Classe C, fabricado em Iracemápolis (SP). A grande novidade em toda a linha é a inclusão de um câmbio automático de nove marchas, substituindo o de sete velocidades. Alem disso, a família ganhou a versão C300 Sport, a mais potente e mais cara, que custa R$ 241.900.

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Ficha técnica e equipamentos

A nova configuração do Classe C tem motor 2.0 a gasolina (apenas os C180 são flex) turbo com injeção direta de combustível capaz de entregar 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, sendo que  força máxima vem logo aos 1.200 rpm. O câmbio, como dito, é automático de nove marchas, sendo que a sua programação faz redução de até duas marchas de uma vez. O gerenciamento do motor permite até cinco momentos de injeção e quatro de ignição diferentes por rotação do motor.

Há quatro modos de condução (ECO, Comfort, Sport e Sport+), além de um que pode ser configurado pelo motorista, regulando respostas de acelerador, câmbio e firmeza do volante. Nos dois últimos, mais esportivos, entra em ação um atuador no escape e um sintetizador de som na cabine para encorpar o ronco do quatro cilindros.

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Todos os Classe C nacionais usam alumínio nas portas, capô, tampa do porta-malas e teto. No C300, o peso é de 1.530 kg. Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Nas medidas, a nova versão tem 4,68 m de comprimento, 1,44 m de altura e 2,02 m de largura. O porta-malas acomoda até 480 litros de bagagens,

Os diferenciais visuais do C300 Sport em relação aos demais Classe C estão no acabamento em preto brilhante das saias nos para-choques, espelhos, friso da grade e frisos laterais de janela. As rodas de 18 polegadas também são exclusivas e trazem pneus 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira. A suspensão, recalibrada, é 15 mm mais baixa que as demais versões.

Veja todas as versões e preços do Classe C

Entre os principais itens de série estão sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista), ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro legítimo com regulagens elétricas e memória para motorista e passageiro, teto solar elétrico, tela central multimídia com conectividade via Bluetooth e USB e navegação por GPS, faróis com lâmpadas de LED e chave presencial. O controle de estabilidade também incorpora a função de vetorização de torque, auxiliando o sedã a contornar as curvas com mais controle sob aceleração.

Fera com curso de etiqueta

As mudanças externas do C300 Sport foram sutis, apenas o suficiente para distingui-lo das demais configurações. Por dentro, nada menos do que se espera da versão topo de linha do sedã: muito couro no acabamento e superfícies macias ao toque.

Andando de maneira mais tranquila, o silêncio impera e nem mesmo os buracos conseguem tirar a tranquilidade da carroceria. Até em ruas de paralelepípedo o sedã está mais para carro de luxo do que para esportivo. E ainda tem alguns truques para auxiliar na economia de combustível juntamente com o câmbio novo: no modo ECO, ao se tirar o pé do acelerador em declives pequenos, o câmbio desengata e o carro desce a ladeira em ponto morto para não gastar gasolina.

Compare o Classe C com seus rivais

Mas basta colocar o carro em modo Sport ou Sport+ para ver as garras da fera saindo. A força de aceleração coloca o motorista contra o banco, não só na arrancada, como em retomadas a velocidades mais altas também. Parece que o motor não perde o fôlego. Como apenas as duas últimas relações são sobremarchas, a transmissão ajuda a aproveitar bem o torque.

Em curvas, há apenas um mínimo de rolamento de carroceria, somente o necessário para o motorista ter noção do que o carro está fazendo. Mesmo levado ao limite, o C300 Sport tende apenas a sair um pouco de traseira, o que pode ser corrigido sem problemas pelo controle de estabilidade ou com um leve contraesterço. Tudo sob controle. Falando no controle, é nas curvas que o sistema de vetorização de torque aparece. O carro já aponta rápido nas tomadas de curva, mas, ao contorná-las, é possível perceber o sistema girando o carro no próprio eixo para contorná-las de forma mais ágil.

Confira ofertas de Classe C

Veja os preços do Mercedes-Benz Classe C 2017:

C180 Avantgarde – R$ 171.900
C180 Exclusive – R$ 171.900
C250 Avantgarde – R$ 199.900
C300 Sport - R$ 241.900

Vai vender?- Como é de costume a Mercedes não comentou números de venda para o C300, nem para qualquer Classe C. Apenas salientou que o sedã representa cerca de 36% das vendas da marca no Brasil e que o esportivo C300 deve corresponder a algo entre 10% e 15% das vendas.
 

 

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