entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Nissan Kicks chega às lojas em agosto

Crossover compacto da marca japonesa quer liderar segmento de SUV's. Preços ainda não foram divulgados

02/05/2016 - Anamaria Rinaldi, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Nissan apresentou hoje (2) para a imprensa a versão final do crossover compacto Kicks, que será lançado oficialmente em meados deste ano e tem o início das vendas previsto para o dia 5 de agosto. A novidade, porém, já foi exposta no Rio de Janeiro e agora fará parte do revezamento da tocha olímpica durante 95 dias passando por 328 cidades do Brasil a partir de amanhã (3) – o Kicks é o carro oficial dos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 

Por enquanto, a empresa ainda não fala em preços. Contudo, o presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, afirmou categoricamente que o Kicks virá para brigar com Honda HR-V e Jeep Renegade, o que colocaria sua faixa de preços entre R$ 65 mil e R$ 90 mil. A expectativa da Nissan é alta: conquistar a liderança de vendas no segmento de SUV’s, daí mirar exatamente nos dois modelos melhores colocados atualmente. "Com certeza, o Nissan Kicks será o nosso medalha de ouro", disse Dossa.

Leia mais:
Nissan Kicks aparece por completo na internet 
Teaser revela a frente do Nissan Kicks 
Nissan Kicks será o carro dos Jogos Olímpicos Rio 2016 
March e Versa ganharão câmbio automático CVT 

O que já é certo é que o modelo adotará a plataforma do March e do Versa, mas com adaptações. É certo também que ele chegará inicialmente importado do México até que a fábrica de Resende (RJ), de onde saem também o hatch e o sedã, esteja pronta para iniciar a produção nacional, o que acontecerá ainda em 2016.

 A Nissan informou que a planta de Resende tem capacidade de produção de 230 mil unidades por ano, sendo que March e Versa deverão somar 100 mil unidades, sobrando, então, 130 mil unidades para o crossover. A fabricante reforça ainda que o objetivo é que a maior parte desse volume fique no mercado interno. Como referência, em 2015, o SUV compacto da Honda vendeu 51.155 unidades em dez meses de comercialização.

A fabricação do Kicks em Aguascalientes, no México, já começou e toda a produção inicial será destinada exclusivamente para o mercado nacional, de modo que o Brasil será o primeiro país a comercializar o Kicks. Projeto global criado pela Nissan no Japão com a participação de designers brasileiros, o crossover será oferecido em seguida em um total de 80 países, incluindo o Brasil e outros 37 mercados na América Latina.

Motorização

A Nissan também foge quando o assunto é conjunto mecânico, mas é quase certo que o Kicks adotará o mesmo 1.6 16V flex dos "irmãos" de plataforma March e Versa. Esse propulsor rende 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque com ambos os combustíveis nos modelos, mas no Kicks exposto para a imprensa no Rio de Janeiro, o documento do veículo indicava 114 cv, ou seja, ele pode ter recebido alguma melhoria para aumentar sua potência. As opções de transmissão também deverão ser as mesmas: manual de cinco marchas e automática do tipo CVT (continuamente variável) - que está confirmada para o hatch e o sedã a partir de junho.

Desenho ousado

O Kicks é baseado no conceito de mesmo nome mostrado no Salão de São Paulo no final de 2014, com quem guarda muitas semelhanças, como o teto de cor diferente do restante da carroceria, a grade frontal em "V" e o porte robusto que mescla linhas urbanas com um toque de aventureiro. Na verdade, o estilo ousado deve ser o seu maior atributo para brigar nesse segmento.

Ele mede 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Para comparar, o HR-V tem 4,29 m, 1,77 m, 1,58 m e 2,61 m, respectivamente. Num primeiro contato, foi possível notar que o espaço no banco traseiro do Kicks é mediado, acomodando com certo aperto nas pernas um adulto com mais de 1,70 m de altura. O porta-malas não teve sua capacidade divulgada, mas pareceu grande para o porte do veículo.

Além do desenho, uma lista de equipamentos completa também deverá atrair clientes. Pelo modelo apresentado foi possível notar que, ao menos na configuração topo de linha SL, haverá ar-condicionado automático, central multimídia com GPS integrado, partida por botão, controle de estabilidade, quadro de instrumentos com tela digital e acabamento em dois tons. 

A Nissan divulgou ainda que o Kicks terá quatro câmeras que fazem parte dos sistemas Around View Monitor, que oferece visão em 360 graus, e Moving Object Detection, que detecta objetos em movimento. As câmeras ficam posicionadas dentro do logotipo da marca na dianteira, na parte de baixo dos retrovisores externos e embaixo da linha cromada na tampa do porta-malas. A relação de itens de série por versão, contudo, será revelada apenas no lançamento. Quem quiser mais informações pode navegar pelo site que a Nissan criou especialmente para o modelo.

Viagem a convite da Nissan

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.