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Peugeot 208 ganha eficiência com novos motores

Marca apresenta a linha 2017 do hatch apostando na turbinada versão GT e no motor 1.2 de três cilindros

05/04/2016 - Thiago Moreno, de Fortaleza (CE) / Fotos: Thiago Moreno e Divulgação / Fonte: iCarros

A Peugeot apresentou a linha 2017 do 208 para o mercado brasileiro. As novidades externas são poucas e se resumem a faróis, para-choques, grade e lanternas. A principal alteração, porém, é a introdução do motor 1.2 flex de três cilindros para as versões de entrada em substituição ao 1.5 flex de quatro cilindros. Além dela, a aguardada versão esportiva GT passa a fazer parte das opções do hatch, que recebe pela primeira vez o motor 1.6 THP flex já usado em outros modelos do Grupo PSA (Peugeot-Citroën). Os preços, que não sofreram alterações nas versões de entrada, variam entre R$ 48.190 e R$ 78.990.

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Motores e medidas do 208 2017

Nas versões mais básicas, o motor 1.2 flex de três cilindros e 12 válvulas com admissão variável na admissão e no escape consegue entregar 90 cv e 13 kgfm com etanol. Com gasolina os números respectivos são 84 cv e 12,2 kgfm. Quando equipado com esse motor, o 208 oferece apenas um câmbio manual de cinco marchas. O motor 1.5 que substitui gerava com etanol 93 cv e 14,2 kgfm. A perda não foi tão grande considerando não só a cilindrada inferior do novo propulsor, mas também o número menor de cilindros.

O motor 1.6 16V flex permanece nas versões Allure 1.6, Sport 1.6 e Griffe 1.6. A primeira e a última são acompanhadas por uma transmissão automática de quatro velocidades enquanto a segunda tem um câmbio manual de cinco marchas. Sem alterações, o motor flex gera 122 cv e 16,4 kgfm de torque com etanol ou 115 cv e 15,5 kgfm com gasolina.

A motorização mais aguardada é a entrada do motor 1.6 16V turbo flex na inédita versão esportiva GT. O propulsor já é usado em vários produtos do Grupo PSA e debuta no compacto. Ele é capaz de entregar 173 cv com etanol e 166 cv com gasolina. O torque é de 24,5 kgfm. Com esse propulsor, casando com a proposta de desempenho, a única opção de transmissão é a manual de seis marchas.

Nas medidas, o 208 tem 4 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. O bagageiro é capaz de comportar 285 litros. O peso varia entre 1.046 kg (Active 1.2) e 1.196 kg (1.6 GT THP)

Com motor 1.2, 208 quer ser o carro mais econômico do Brasil

Apesar de pequeno e com menos cilindros que o motor que substitui, o pico de torque do novo propulsor 1.2 chega em 2.750 rpm, uma medida relativamente baixa para a configuração do bloco. Nos pouco mais de 20 km que o iCarros andou a bordo da versão Allure 1.2, a sensação é a que pouco se perdeu em relação ao 1.5. Apenas em ladeiras mais íngremes, e com a rotação abaixo das 2.000 rpm, foi necessário fazer redução de marchas. Abaixo dessa faixa, no entanto, é possível sentir a vibração do motor pelo volante.

De acordo com a homologação do modelo junto ao PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), rodando com etanol, o 208 é capaz de rodar 10 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário. Com gasolina, os números são de 15,1 km/l e 16,9 km/l, respectivamente. No uso urbano real, com uso de vias expressas e ar-condicionado sempre ligado esse valor chegou próximo dos 20 km/l com gasolina. Ainda de acordo com o Programa, 208 1.2 é carro que menos polui no Brasil entre os modelos não-híbridos ou elétricos, emitindo 82g de CO2 por quilômetro rodado.

A diferença de potência é nominalmente de 3 cv com etanol em relação ao 1.5, mas a perda não parece assustar a Peugeot: “A diferença é mínima na força, incrementamos o conteúdo das versões básicas com a introdução de central multimídia e mantivemos o preço oferecendo um motor que pode ser até 37% mais eficiente que o antecessor”, afirmou Sérgio Davico, gerente de produto da Peugeot do Brasil.

208 GT é o “hot hatch” que faltava

Num universo ocupado por modelos como os Fiat Punto T-Jet e 500 Abarth, Renault Sandero RS e Suzuki Swift Sport, a versão turbinada do Peugeot 208 conseguiu encontrar uma fatia para chamar de sua. Não é o mais barato nem o mais potente, mas, como resumiu Carlos Gomes, presidente do Grupo PSA para a América Latina: “a síntese de design, performance e dirigibilidade do 208 GT é única do Brasil”.

Avaliado no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Eusébio (CE), a versão GT se sente à vontade na pista. Com calibração exclusiva de suspensão e direção e um câmbio com relações próximas, o 208 turbinado entrega exatamente o que promete: uma aceleração muito superior em relação às demais configurações e um controle do motorista sobre o carro bem diferente da encontrada nas versões comuns do hatch

Na verdade, o 208 GT explica como poucos o termo hot hatch, que define os compactos de três ou cinco portas derivados de modelos compactos de entrada, mas com performance de fazer esportivos maiores passarem vergonha. Com acerto de suspensão único para o GT, fazer curvas com o 208 faz o motorista repensar a forma de conduzir. Nada do seguro, mas pouco emocionante, subesterço excessivo, comum em carros de tração dianteira. Se atiçada, a traseira do GT desgarra levemente de forma a minimizar a derrapagem do eixo dianteiro. De fato, combina bem com o nome que leva.

Quanto ao valor, mais elevado que as demais configurações, Gomes afirma que “o preço praticado no Brasil equivale a cerca de 18 ou 19 mil euros. O mesmo valor que a Peugeot compra pelo 208 GTI na Europa”.

Confira o conteúdo de cada versão do 208 2017:
Active 1.2 (R$ 48.190): 
Direção elétrica, ar-condicionado, luz diurna de LED, tela multimídia de toque com 7 polegadas e conectividade via Bluetooth, USB e espelhamento da tela de celular, alarme, acionamento elétrico de vidros, travas e espelhos, regulagem de altura e profundidade para o volante, repetidores de pisca nos espelhos e rodas de 15 polegadas de ferro com calotas.

Active Pack 1.2 (R$ 51.690): Equipamentos da Active mais rodas de liga-leve aro 15, volante com revestimento de couro, dois airbags laterais e ar-condicionado automático de duas zonas.

Allure 1.2 (R$ 54.990): Itens da Active Pack mais grade e acabamentos cromados, teto panorâmico de vidro, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro.

Sport 1.6 (R$ 60.990): Itens da Allure com acréscimo de acabamento escurecido, grade exclusiva, aerofólio traseiro, volante de couro perfurado, ponteira de escape cromada, rodas aro 16 de liga-leve escurecidas com design exclusivo, pedaleiras de alumínio e navegação por GPS integrada à central multimídia.

Allure 1.6 (R$ 59.090): Itens da Allure 1.2 mais rodas de liga-leve aro 16 e borboletas para trocas de marcha do câmbio automático.

Griffe 1.6 (R$ 64.590): Itens da Allure 1.6 mais rodas aro 16 de liga-leve com design exclusivo, dois airbags de cortina, sensores de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, banco traseiro bipartido e navegação por GPS integrada à central multimídia.

GT 1.6 THP (R$ 78.890): Além de itens exclusivos de acabamento, a versão GT acrescenta à Griffe 1.6 motor turbo, câmbio manual de seis marchas, rodas de liga-leve aro 17, calibração exclusiva de suspensão, controle eletrônico de tração e estabilidade e saída de escapamento dupla.

Vai vender? – De acordo com a Peugeot, pouco deve mudar nos números de venda do 208 com as alterações, com uma média de 750 carros por mês. A nova motorização 1.2 deve responder por até 65% dos emplacamentos, enquanto a versão GT terá entre 5% e 10% de participação. O malabarismo de contas da Peugeot para oferecer um motor mais moderno e um carro mais equipado sem mexer nos preços deve ser o suficiente. Quanto ao GT, sua chegada é mais que bem-vinda. Além de incomodar entre os pequenos esportivos, é um carro para animar entusiastas que não têm algumas centenas de milhares de reais para gastar num carro.

Viagem a convite da Peugeot

 

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