04/03/2013 - Thiago Moreno, de Foz do Iguaçu (PR) / Fonte: iCarros
O reinado do Prisma como a novidade mais recente do segmento de sedãs tem data para acabar: em 20 de abril a Hyundai passará oferecer o HB20S, três volumes compacto que completa a linha de modelos da família HB20 que é produzida em Piracicaba (SP), formada ainda pelos HB20 hatch e o aventureiro HB20X. Como em abril haverá mais uma elevação gradual do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a tabela de preços já reflete essa realidade e o valor da versão de entrada Confort Plus 1.0 é de R$ 39.495. Porém, na versão mais completa, 1.6 Premium com câmbio automático, esse valor chega a R$ 53.995.
Apesar de parecer um valor elevado para um modelo com motor 1.0, a Hyundai aposta no design mais agressivo da família HB20 e na lista de equipamentos para repetir com o sedã o sucesso de vendas do hatch, que teve mais de 22 mil unidades comercializadas apenas entre outubro e dezembro de 2012. A Hyundai prevê que o sedã comercializará cerca de 40 mil unidades nos próximos 12 meses.
Desde a configuração de entrada, o carro entrega direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, alarme perimétrico, vidros elétricos nas quatro portas, sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis e rádio com leitor de MP3, entradas auxiliar e USB, conectividade via Bluetooth. As rodas são de aço com calotas e 14 polegadas de diâmetro, calçadas por pneus 175/70.
Em movimento
Pesando 1.014 kg com o motor 1.0 avaliado pelo iCarros, poderia-se esperar que o HB20S tivesse dificuldade em se locomover, mesmo a marca declarando uma potência de 80 cv com etanol 75 cv com gasolina para o pequeno propulsor de três cilindros com comando de válvulas variável. Porém, aliado a um câmbio de relações mais curtas, o carro respondeu bem às investidas no acelerador, sem morosidade nas arrancadas e ganhando giro rapidamente e de forma uniforme até o limite de 6.500 rpm. Seu comportamento, porém, exige que o motorista explore mais as faixas de rotação do motor, pois ele alcança rapidamente os três mil giros e é nesse ritmo que entrega bom desempenho.
O câmbio tem engates precisos e leves, enquanto a suspensão é firme sem comprometer o conforto. A direção é precisa e responde rápido às mudanças direção, enquanto a carroceria não mostra muito rolamento, mas tem uma tendência a sair de frente quando levada ao limite.
O espaço interno é o mesmo já encontrado no restante da família HB20, espaçoso mesmo para os passageiros que vão atrás, mas, por lá, é melhor levar apenas dois caronas. Além de ficar mais apertado, o teceiro passageiro não conta com cinto de segurança de três pontos ou encosto de cabeça.
Para o propulsor 1.6 de quatro cilindros também com comando variável de válvulas, a Hyundai decalara potência de 128 cv com etanol e 122 cv com gasolina. O iCarros andou na configuração Premium 1.6, tanto com câmbio manual de cinco velocidades quanto com caixa automática de quatro marchas. Com o motor maior, não há a surpresa de desempenho que houve no 1.0, mas o motor não decepciona. Com câmbio manual se obtém a melhor performance, uma vez que o automático é de concepção antiga e tem relações muito longas, privilegiando o conforto.
Um novo prisma - Com o terceiro volume, o HB20S mede 4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e mantém os 2,5 m de entreeixos. Com o ganho de tamanho, o novo integrante da família HB20 é o que mais carrega bagagem: são 450 litros, contra 300 litros do hatch e do HB20X. O volume porém, é menor que o de concorrentes como os Chevrolet Cobalt e Prisma e o Fiat Grand Siena, todos com bagageiros de cerca de 500 litros.
Beleza pondo a mesa
Apostando fortemente no design mais trabalhado de sua carroceria, o HB20S mira os clientes que pensam em comprar modelos como o Chevrolet Cobalt e o Volkswagen Voyage. “Queremos trazer esse cliente mais racional para fazer uma compra emocianal”, diz Rodolfo Stopa, Gerente de Produto da Hyundai Brasil.
Atributos para isso são visíveis. O HB20S tem a mesma frente do hatch, com linhas angulosas que dão uma ar mais agressivo ao carro, As laterais possuem linhas ascendentes que ajudam a dar ao modelo uma linha de cintura mais alta. Os vincos dão mais volume às linhas do sedã e fazem um jogo de contraste de luz e sobra dependendo da iluminação. Completando, a traseira é alta e o terceiro volume é disfarçado pelo caimento do teto e uma tampa mais curta. “Tínhamos que ter vantagem em relação à concorrência e ainda sim ter uma silhueta inconfundivelmente Hyundai”, declarou Casey Hyun, Gerente de Design da marca.
Por dentro, o mesmo acabamento do HB20, com linhas mais ousadas e materiais simples, mas bem montados. Enquanto as versões de entrada 1.0 e 1.6 contam com acabamento predominantemente em preto, as versões topo da gama Premium possuem cores mais acizentadas, melhorando a sensação de amplitude da cabine. Na configuração mais completa, o motorista ainda ganha volante revestido em couro, enquanto está reservado apenas aos modelos com câmbio automático o encosto de braço central para o motorista.
Versões, preços e equipamentos de série
- Confort Plus 1.0 (R$ 39.345): Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, sistema ISOFIX de fixação de cadeiras infantis, rodas de aço com 14 polegadas e calotas, airbag duplo frontal, alarme perimétrico, travas elétricas e rádio com leitor de MP3, entradas auxiliar e USB e conectividade via Bluetooth
- Confort Style 1.0 (R$ 42.675): Adiciona ao Confort Plus 1.0 freios com ABS e EBD, faróis de nebilna, volante com ajustes de altura e profundidade, rodas de liga leve com 14 polegadas e espelhos com regulagem elétrica.
- Confort Plus 1.6 (R$ 44.995): Mesmos equipamentos da Confort Plus 1.0 com o acrécismo de freios com ABS e EBD e espelhos pintados na cor da carroceria.
- Confort Style 1.6 manual (R$ 48.175): Mesmos equipamentos da Confort Style 1.0.
- Confort Style 1.6 automática (R$ 51.375): Mesmo equipamentos da Confort Style 1.6 manual com adição do câmbio automático.
- Premium 1.6 manual (R$ 50.795): Acrescenta a Confort Style 1.6 manual sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos com função um toque nas quatro janelas, acendimento automático dos faróis, alarme volumétrico, volante em couro e rodas deliga leve com 15 polegadas.
- Premium 1.6 automática (R$ 53.995): Mesmos equipamentos da Premium 1.6 manual mais câmbio automático.
Viagem a convite da Hyundai Motors Brasil
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro