entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

VW Passat chega em 2016 por R$ 144.500

Completamente renovado, o sedã chegará às lojas em janeiro em duas configurações

05/12/2015 - Gabriel Aguiar e Anelisa Lopes / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A oitava geração do Volkswagen Passat foi apresentada oficialmente na semana passada para o mercado brasileiro, mas as vendas por aqui só terão início em janeiro de 2016. Completamente novo - ao contrário do antecessor que era, na verdade, uma reestilização profunda -, o sedã será oferecido nas versões Comfortline por R$ 144.500 e Highline por R$ 151.300.

O novo Passat é construído na nova plataforma modular global da atual geração do Golf, chamada MQB. De acordo com a marca, isso permitiu que o Passat ficasse com a carroceria mais baixa e com mais distância entre-eixos - são 1,45 m de altura e 2,79 m, contra 1,46 m e 2,71 m do antecessor. As novas medidas garantem 4 cm a mais no espaço para as pernas de quem vai no banco traseiro. O porta-malas, que pode abrir por meio de um sensor de presença no para-choque sem o uso das mãos, também cresceu e agora comporta 21 l a mais de bagagem, chegando a 586 litros.

À frente se destacam os novos faróis e a grade filetada cromada. Na traseira, as lanternas possuem iluminação por LEDs e seu desenho diferencia a versão básica da topo de linha. A cabine se manteve sóbria - como se espera de um sedã alemão; há novos difusores de ar (o ar-condiconado é de três zonas), que se unem de uma ponta à outra, com um relógio analógico no centro do painel.

Leia mais:
Volkswagen reajusta preços para novembro
Volks lança site para anunciar novo Passat
Buenos Aires: VW apresenta Passat 2016
S60 x Azera: a briga dos sedãs não-germânicos

À frente se destacam os novos faróis e a grade filetada cromada. Na traseira, as lanternas possuem iluminação por LEDs e seu desenho diferencia a versão básica da topo de linha. A cabine se manteve sóbria - como se espera de um sedã alemão; há novos difusores de ar (o ar-condiconado é de três zonas), que se unem de uma ponta à outra, com um relógio analógico no centro do painel.

Itens de série e motorização para o novo Passat

No que diz respeito ao pacote de equipamentos, o Passat traz de série desde a versão de entrada Comfortline itens como bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags, abertura das portas sem chave e partida por botão, bem como assentos revestidos de couro.

Também estão disponíveis porta-luvas refrigerado, sistema de abertura do porta-malas por meio de um sensor no para-choque traseiro, volante multifuncional, controlador automático de velocidade, rodas de liga leve aro 18 e sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque com função de espelhamento para smartphones. Também está disponível o sistema start-stop, que desliga e religa automaticamente o motor, anteriormente à parada completa do automóvel.

Já a versão topo de linha Highline acrescenta bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição para o motorista - que também dispõe de massageador lombar -, câmera de ré, faróis dinâmicos com iluminação em LED, borboletas para troca de marchas atrás do volante e bancos revestidos de couro Nappa.

Oitava geração tem mais Q.I

Como opcional, ambas versões podem ser equipadas com teto solar panorâmico (R$ 5.400), mas apenas ao Passat Highline é oferecido o pacote Premium (R$ 4.900). É neste kit que o Passat sobe um degrau em tecnologia: sistema multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque e som com 700 watts e 11 alto-falantes, sistema Pro-Active de segurança que inclui, entre outros equipamentos, frenagem automática pós-colisão, assistente de estacionamento que para estacionar em vagas paralelas e perpendiculares de ré e também de frente, piloto automático adaptativo, alerta de mudança involuntária de faixa, direção elétrica que atua eletronicamente em caso de vento lateral em rodovia e quadro de instrumentos totalmente digital.

Conjunto mecânico de sedã esportivo

O sedã possui tração dianteira e traz um propulsor a gasolina 2.0 turbo TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, compartilhado por modelos da Audi e pelo Golf GTi. O novo Passat entrega 9 cv a mais de potência e 7 kgfm a mais de torque que a geração anterior. O bloco trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 246 km/h - contra os 7,6 segundos e 210 km/h do modelo anterior.

Há três perfis de condução: normal, conforto, eco, esportivo e individual, que programa a resposta da aceleração, direção e câmbio de acordo com o gosto de quem vai ao volante. Algumas mudanças, como a carroceria mais baixa e o novo desenho dos retrovisores externos contribuiram para que o novo Passat tenha uma performance mais incrementada.

E o modelo atual? - a sétima geração do Passat, que está à venda no Brasil desde 2011, continua sendo comercializada normalmente até a chegada do modelo atualizado no ano que vem. Custando R$ 128.400 com a carroceria sedã e R$ 135 mil na configuração Variant (perua) - que não estará mais disponível para o País já na próxima geração -, o modelo não está com preço promocional, apesar de já estar com os dias contados no mercado brasileiro. De acordo com a Volkswagen, a data exata de chegada do Passat renovado não foi especificada porque o estoque do antecessor ainda não foi liquidado.

Teste drive a convite da Volkswagen

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.