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Avaliação: Discovery Sport HSE

Agora brasileiro, Discovery Sport enfrenta as dunas de Natal, Rio Grande do Norte, com surpresas e belas paisagens

07/10/2016 - Anelisa Lopes, de Natal (RN) / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Quatro destinos separados por mais de 5.000 quilômetros, do marco zero da BR 101 no Rio Grande do Norte ao Chuí no Rio Grande do Sul, de Salvador ao Jalapão e do Rio de Janeiro aos cantinhos de Minas Gerais. Este foram os trajetos escolhidos pela Land Rover para inserir o Discovery Sport no cenário brasileiro, já que, desde o mês passado, o modelo passou a ser feito em Resende (RJ), de onde também sai o Evoque. As expedições renderam um documentário ao canal por assinatura OFF e, para esta jornalista, uma perfeita aventura nas dunas da região norte de Natal (RN). 

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Partimos de Natal (na companhia de outro jornalista de Recife e o instrutor off road Kleber Tinoco), capital potiguar, no primeiro horário da manhã, rumo à direção norte do estado. No caminho, rodovia, muitas dunas e beira mar. E um detalhe importante nesta caminhada é: olhar a tábua de marés para determinar qual o melhor horário para seguir pelas praias, iniciativa que jamais passaria pela minha cabeça e, com certeza, resultaria em ficar parada no meio do caminho. Não que isso não tenha acontecido... mas, vamos adiante.

A versão avaliada, HSE a gasolina, de R$ 218 mil, conta com todos os aparatos para uma condução off road, com modos de seleção neve (que serve para pisos molhados), lama, cascalho e, claro, areia, tudo agrupado num sistema eletrônico chamado Terrain Response. Uma vez selecionado o modo areia, o torque do modelo surge em rotação mais baixa do motor, o que provoca respostas mais lentas aos comandos do motorista no acelerador para que o veículo saia da imobilidade em uma velocidade mais baixa e constante de forma a evitar que as rodas girem rapidamente - e em falso.  

Ao chegar às dunas de Maracajaú e optar pelo modo areia, decidimos tomar outro rumo no topo, já que o local estava lotado de bugueiros. E nos deparamos com areia fofa. Demais. Esta situação, mas o vento que não dava trégua, foi a condição para o carro atolar. Com os pneus com calibragem normal, mais as quase duas toneladas de peso do carro, além da ausência de uma marcha reduzida, não houve como sair da situação. Um time de mais de dez bugueiros acabaram por "desenterrar" o carro da areia. E aí foi só seguir em frente e aproveitar o resto do cenário (fazendo uma parada para baixar a pressão dos pneus quase pela metade).   

A viagem seguiu tranquila. Beira mar, mais areia, paisagens fora do eixo turístico, como o restaurante Urca do Tubarão, em que o proprietário Edson Nobre faz as vezes de produtor de cachaça, poeta, professor de química e piadista. Com motor 2.0 a gasolina de 240 cv de potência e 34,6 kgfm de torque, o Discovery agrada pela leveza  na condução e dá o toque de passeio à avaliação - a transmissão automática de nove marchas e a direção elétrica, com certeza, ajudam neste ponto. 

Assista como foi esta aventura


Viagem a convite da Land Rover 

 

 

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